algsavi Postado 2 Abril 2017 Denunciar Share Postado 2 Abril 2017 Catui vermelho! Comprei do Mestre Cafeeiro aqui em São José dos Campos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 2 Abril 2017 Denunciar Share Postado 2 Abril 2017 Hoje fiz 3 torras dos cafés da compra coletiva: brejetuba, forquilha do rio e ouro verde. Todos estão prometendo! Tentei ir replicando na mão a curva de temperatura dos perfis que o Igor mandou pra gente. Acho que funcionou muito bem. Valeu, Igor!!! Daqui a uns dias comento. Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 2 Abril 2017 Denunciar Share Postado 2 Abril 2017 Eu ainda entendo bem pouco sobre cafés. Quando fala: café brejetuba, vc diz a região que foi produzido o café né? Isso também pro ouro verde e forquilha do Rio né? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 3 Abril 2017 Denunciar Share Postado 3 Abril 2017 Brejetuba sim, que é da Fazenda Santa Clara. O Ouro Verde e Forquilha do Rio são os nomes das fazendas produtoras mesmo. Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 3 Abril 2017 Denunciar Share Postado 3 Abril 2017 Entendi! E quais são as variedades desses cafés? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 3 Abril 2017 Denunciar Share Postado 3 Abril 2017 Brejetuba é um catuaí amarelo, forquilha é catuaí vermelho e ouro verde é um catuaí, acho que vermelho também... Dá uma olhada no post da 2a compra coletiva do ano passado que tem em detalhes. Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 3 Abril 2017 Denunciar Share Postado 3 Abril 2017 Legal, agora q tenho o forninho e aparentemente da pra fazer torras legais nele, vou começar a tentar entender melhor as variedades de café!!! Obrigado pela explicação! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 5 Abril 2017 Denunciar Share Postado 5 Abril 2017 Torrei hj, catui amarelo, fazenda dos Tachos - Varginha/MG, 15,33% de perda, 16:07 minutos de torra!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 5 Abril 2017 Denunciar Share Postado 5 Abril 2017 Qual foi o perfil que vc usou? Tem a curva de temperatura? Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 5 Abril 2017 Denunciar Share Postado 5 Abril 2017 Olá, não salvei a curva de temperatura, mas tenho a configuração que usei no PID do Roastlogger! Mais tarde compartilho com vc! Tem algum perfil pra esse café pra compartilhar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Nunca torrei dele.... Eu só tenho o dimmer e faço a torra acompanhando a temperatura ao longo do tempo na munheca mesmo. [emoji2] Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Bora tunar esse forninho aí! Rsss 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodolfo M Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Vcs tem torrado qt de café por vez? Eu uso batches de 150 a 200g, e obtenho torras relativamente homogeneas. Outro dia testei torrar uma quantidade bem maior (350g), mas ficou muito heterogênea a torra... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Estou torrando 150g. Não coloco mais pq ainda preciso colocar uma proteção pra não cair grãos pela boca do tambor!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodolfo M Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Algsavi, se vc colocar as aletas no sentido pra quando o tambor rodar, jogar os grãos para o centro do tambor, mesmo com as 350g não cai grãos para fora dele. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Vou ver se altero as aletas, mas acho mais fácil colocar a proteção do que alterar 6 aletas rss seria melhor não colocar a proteção, é um peso a mais pro motor frágil do forninho! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodolfo M Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Se fosse eu comprava outro forno só pra fazer essa mod do tambor rsrsrsrsrsrs (Alias estou com um forninho só para reposição de peças, já usei as resistências, que queimaram). E vou te falar, o tambor do Rubensp esta com essa proteção da boca (o Lipe que fez), eu achei muito complexa pra minhas parcas habilidades rs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Suas resistências queimaram em quanto tempo? Quantas torras faz por mês ou por semana? Costuma fazer torras seguidas? Estou perguntando isso pra tentar imaginar a vida útil do meu rs Vou tentar fazer a proteção fds! Mas outra coisa que incomoda, sao os grãos que ficam presos na tela do tambor! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodolfo M Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Entao, queimou no primeiro teste rs. O da Anita queimou tb no primeiro teste. Ficamos nos perguntando se essa alteração que fizemos deixa passar mais corrente do que as resistências aguentam, desde então dificilmente eu deixo o dimmer no máximo. Sobre torras seguidas, existem controvérsias boas aqui no forum. Tem a ala que prefere pre aquecer e outra que diz para esperar esfriar. Como não tenho tentado reproduzir nenhum perfil, as vezes acabo torrando seguidamente sem esperar esfriar totalmente. Mas para a reprodutibilidade de perfis é muito melhor aguardar o esfriamento do forno. Sobre os grãos que ficam presos, realmente é um saco rs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Eu nao estou usando dimmer, estou usando SSR e a temperatura é controlada pelo Roastlogger. Fiz até agora 3 torras, mas nenhuma seguida! Até então as resistências não demonstram sinais de cansaço kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 6 Abril 2017 Denunciar Share Postado 6 Abril 2017 Rodolfo, tenho torrado batches de 115g. Faço 4 torras. Espero apenas os grãos esfriarem no Burny´s Bean Cooler Tabajara e reaqueço o forno pra começar nova torra. Como disse, tento repetir as curvas de ET dos perfis do Igor e para isso utilizo um termômetro e vou na munheca segurando ou dando mais energia nas resistências pra não fugir da curva... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 7 Abril 2017 Denunciar Share Postado 7 Abril 2017 Bom dia, Segue o perfil que usei pro Catuí amarelo! O que vcs mudariam? Ainda não provei o café, mas aguardo críticas e sugestões pra testes! SECONDS | SETPOINT | RAMP TO 120 | 25 | 70 60 | 70 | 110 360 | 110 | 225 180 | 225 | 225 120 | 225 | 225 60 | 225 | 170 Eu ainda não entendo mto de perfil de torra, fases e etc por isso peço a ajuda de vcs! O primeiro crack aconteceu com aproximadamente 14min e a torra foi finalizada em 16:07s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 20 Abril 2017 Denunciar Share Postado 20 Abril 2017 Pessoal, qual a configuração do PID no Roastlogger vcs usam? Quais parâmetros pro Kp Ki e Kd e qual setpoint colocal? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miguel_AL Postado 25 Abril 2017 Denunciar Share Postado 25 Abril 2017 @ algsalvi: não precisa modificar o tambor. Basta colocar um calço de mais ou menos um centímetro embaixo do forno, do lado direito, que os grãos vão ficar mais pelo fundo do tambor, sem pular pra fora. O forno fica torto mas trabalha legal 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 26 Abril 2017 Denunciar Share Postado 26 Abril 2017 Não seria do lado esquerdo?... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miguel_AL Postado 26 Abril 2017 Denunciar Share Postado 26 Abril 2017 Isso, lado esquerdo. Minha memória anda falhando. Acho que é porque ainda é da época do disquete de 8"... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 29 Abril 2017 Denunciar Share Postado 29 Abril 2017 Torrando hoje um forquilha do Rio, quando a temperatura estava próximo dos 200ºC crack iminente, a temperatura começou a baixar. Fui ver as resistências desligadas. Saindo até umas faisquinhas na resistência de cima. Resistência queimada né? É fácil achar estas resistências pra comprar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 29 Abril 2017 Denunciar Share Postado 29 Abril 2017 A resistência superior é de quartzo, precisa ver só a potência. A inferior eu desconheço!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Origens Postado 1 Maio 2017 Denunciar Share Postado 1 Maio 2017 No manual tem um 0800, tente entrar em contato! Outra coisa, acho que é possível achar alguma empresa ou alguém que fabrique resistencias sob encomenda também... Paulo, quanto tempo durou essa resistencia ? você torra bastante? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 2 Maio 2017 Denunciar Share Postado 2 Maio 2017 Roberto. Tem exato um ano de uso. Não sei precisar mas em média faço torras a cada duas semanas, geralmente duas ou 3 torras de 170g. (normalmente duas.) então dá em torno de 8 a 10 torras mês. 12min em média cada torra. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas