carlos eduardo Postado 31 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 Finalmente o "bom velhinho sacana" que não deu as caras no natal , apareceu hoje na véspera de ano novo. Quando o Alexandre me disse que iria importar um sette para testar , eu comecei a encher o saco do "véio" para ele importar 2 , mas os caras da Baratza diziam era muito difícil enviar 2 para fora dos EUA antes de 2017. No final alem dos 2 , eu acho que os caras da Baratza lembraram que estavam devendo um Sette para o Rocco campeão de Aeropress na Irlanda esse ano , no final enviaram 3 , se o Rocco estiver lendo , o véio já esta despachando seu merecido premio. Agora as primeiras impressões sobre o Sette. O moedor é muito bonito , minha mulher achou mais bonito que os outros , o encaixe do PF não precisou de fazer regulagem nenhuma . A nova mó da Etzinger realmente tem um design diferente sem falar que são muito afiadas , quando comparadas com os mós do Preciso. O sistema é muito simples , não vejo como possa ter retenção , na verdade o moedor não tem retenção nenhuma. O moedor é muito rápido , mesmo em comparação com o Forté que já é bem rápido ele e bem mais rápido. Não entendi porque a baratza fez um moedor residencial com tamanha velocidade. A moagem para espresso é muito homogênea (só testei hoje para espresso) moí para 4 espressos , a moagem dispensa WDT ou qualquer tipo de distribuição , o pó sai soltinho. Para quem perguntou se ele mói fino para espresso , mói sim , esse espresso saiu em 3C , 25seg e 45% de BR. Com certeza ele mói bem mais fino. Li reviews americanos onde tem gente que fala que ele faz retenção , não vejo como , a não ser que vc use a detestável torra dark french cheia de óleo , mas usando as torras que usamos no Brasil não vejo como ocorrer retenção. Também li sobre estática , não apareceu estática depois de 4 moagens , na minha opinião a estática tem muito haver com o clima do local , aqui no Rio agora esta muito quente e a umidade esta uns 300% , numa situação dessa acho difícil formar estática , mas , se vc esta no inverno de NY , onde vc toma choque tirando o casaco a situacao é bem diferente. Depois de 4 moagens tirei a foto do bocal , nao tinha um grao. O cantinho ficou bagunçado , e minha mulher esta fazendo cara feia por mais um moedor e eu avançar mais um pouco na bancada. Minhas humildes primeiras opiniões. Pros : Ë voltado para uso residencial perfeito para o nosso uso , compacto , simples , veloz. e bonito. Perfeito para moer por doses. Nao tem retenção Não empelota. Permite uma distribuição excelente. Balança com precisão igual ao do Forté , exatos 0,2 g. Contras : É voltado para uso residencial a baratza deixa claro no manual que nao é para moer quilos por dia . Na caixa vem o aviso que ele usa a tecnologia Acaia , e que poderia usar o app da acaia , a baratza informa no site que o tal app chamado BrewBar nao esta pronto, prometem para "soon"" 19 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 31 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 CaÊ, qual a faixa média de preço aqui no Brasil, qual o diâmetro das mós e qual sua avaliação quanto a robustez, comparativamente com Vario e Fortè? Já testou para os coados? Se sim, qual o nível de resposta nas regulagens quando do retorno ao espresso após a moagem em faixas mais altas de coados e FP? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 31 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 CaÊ, qual a faixa média de preço aqui no Brasil, qual o diâmetro das mós e qual sua avaliação quanto a robustez, comparativamente com Vario e Fortè? Sobre a robustez, só ler as ultimas paginas do tópico sobre o Sette no Homebarista. Parece um típico Baratza v1. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 31 Dezembro 2016 Autor Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 Murilo o preço foi o que o Alexandre anunciou , 2995 a vista ou mais 7% ser for parcelar no PayPal.A mó é de 40mm , mas o modelo da Etzinger é novo , e todo sistema é diferente de qualquer moedor cônico existente .Eu creio que o diâmetro da mó por si só não representa muita coisa , vou aguardar a publicação do gráfico de distribuição de partículas pela Baratza .Nessa calor que está fazendo no Rio não vou fazer coados por um bom tempo.Quem tiver contato com o Rocco , ele é o cara mais gabaritado aqui no CDC , para avaliar o Sette nos coados.Quanto a robustez a primeira vista ele parece mais robusto que o Preciso e menos que o Forté, acredito que será do mesmo nível que o Vário. O Burny como um bom alemão quando não está reclamando , significa elogio.Para quem quer entender o que eu quero dizer , sugiro ler esse texto.http://noblat.oglobo.globo.com/cronicas/noticia/2016/07/cartas-de-berlim-um-elogio-por-dia.htmlMas o nosso amigo marrento tem razão em relação a um projeto novo , tem coisa ainda não implementada como o app da Acaia.Normalmente eu trago meus moedores de viagem aos EUA , mas dessa vez preferi comprar com o Alexandre para não ter dor de cabeça, se der problema , tiver upgrades , a melhor garantia é o Alexandre .Quanto ao HB , como tudo na web tem muita informação boa e muita bobagem , 105 páginas sobre o Sette e parece que a maioria não se deu ao trabalho de ler o manual , o último post foi de 6 nov , o manual do Sette está datado de 1 dez 2016.Esse moedor é um grande desconhecido , ainda é muito cedo para fazer qualquer afirmação.Na minha humilde opinião, no HB tem uns 25% de pessoas que sabem do que estão falando ou pelo menos tem bom senso.Os outros 75% é formado pelo típico doido raivoso que votou no Trump. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 31 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 O CaÊ, como um bom fanboy da Baratza, que tem 3 moinhos dessa marca, defende o fato que a Baratza mais uma vez usa o consumidor como beta tester de um produto cheio de problemas (alguém lembrando o Vario v1, ne?). Só tem que ler os seguintes tópicos para avaliar se eu sou marrento, ou se comprar um Sette nesse momento é uma péssima ideia: http://www.home-barista.com/grinders/baratza-sette-micro-adjust-drifting-while-grinding-t44645.html http://www.home-barista.com/grinders/baratza-sette-270w-weight-inconsistent-t44697.html http://www.home-barista.com/grinders/baratza-sette-end-user-reports-t43862.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 31 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 Caramba! Esse cantinho parece um showroom da Baratza! Filial do Alexandre! Hehe Falando em soon, o som do Sette é bem mais alto que dos demais moedores Baratza, né? Eu fiquei instigado a comprar o Sette, já que vou para os EUA em breve, mas estou no time do Burny. Vou segurar a ansiedade e aguardar as cenas dos próximos capítulos. Ainda assim, acredito que seja mesmo um excelente moedor. Parabéns CaÊ e valeu por compartilhar suas primeiras impressões. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 31 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 Concordo Santiago, acho a ideia do Sette muito boa. Vou comprar um Sette v3 depois. Rsrs 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 31 Dezembro 2016 Autor Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 Ah alemão vc dá trabalho hein , vamos lá. Eu já tinha lido isso , primeiro o post do tal de stherric. A micro regulagem passear quando moendo , no meu as regulagens macro e micro são duras , só se movem com o motor funcionando como diz no manual. Se elas estiverem folgadas , basta apertar os 3 parafusos que aparecem na foto que eu tirei por baixo , se não resolver , significa que está com defeito. O sistema é absurdamente simples , e mesmo assim o mané desse stherric não entendeu e colocou as arruelas que não tem nada com isso. Agora o tal de BruceB , o problema de inconsistência na pesagem, a precisão do meu é igual ao do Forté , 0,2g nem mais nem menos , o cara fala que o dele varia 2g , isso é defeito , mas antes de definir que é defeito , algumas observações. O moedor está em local plano nivelado , os pés estão ok , a bancada é rígida, se estiver em uma mesa bamba, não tem balança que funcione . Outra coisa esse moedor tem 480W de potência, o Forté profissional 240 W , se vc colocar esse moedor em uma bancada bamba ou inclinada não tem jeito , vai vibrar e a balança não tem como acertar. O interessante é que essas perguntas simples ninguém faz. Finalmente o tal do Calender , esse recebeu o moedor com o garfo antigo errado , é só ver a foto do dele e do meu , basta pedir o certo que a baratza envia um . Feliz ano novo Burny . 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 31 Dezembro 2016 Autor Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 Santiago eu já tinha lido muito sobre o tal ruído, estava esperando um líquidificador, mas o ruído não é tão mais intenso que dos outros , a diferença é que ele tem um som mais agudo. Em compensação a moagem é muito rápida , 70% mais veloz que o Forté e 120 / 130% que o Preciso e o Vário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 31 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 Feliz ano novo, CaÊ! A minha leitura dos tópicos é uma outra. O problema de mudanças da regulagem para mais grosso não parece um caso isolado, vários usuários relataram isso. Em alguns casos apertar os 3 parafusos ajudou, em outros não. E foram relatados outros problemas com a regulagem (every other step problem). Claro é sempre fácil falar que o usuário faz alguma coisa errado, como vc falou no passado quando usuários (incl. usuários experientes) relataram que o Vario deles mostrou um comportamento temperamental e aleatório. O meu Vario v2 funciona p.ex. perfeitamente se eu limpo as mós em intervalos de uma a duas semanas. Se não ele muda o grau de moagem (no espresso) numa maneira aleatória. Claro pode alegar que eu sou responsável e tenho que fazer a manutenção basica do bicho, mas talvez o consumidor simplesmente quer um moinho que funciona e não quer apertar parafusos, colocar bolinhas de boracha na regulagem da moagem ou outras comédias que a Baratza apronta. Just my two cents e ceterum censeo catharginem esse delendam. Abçs Burny 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 31 Dezembro 2016 Autor Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 Realmente é questão de ponto de vista , esses problemas todos são respondidos no faq da Baratza , e ela possui um suporte exemplar , não deixa perguntas sem respostas e tem humildade ( coisa rara nos dias de hoje) quando "dá ruim" , envia upgrades , faz vídeos, eles levam o conceito de diy a sério , dá para reparar quase tudo em um moedor baratza com os vídeos e instruções que eles disseminam. Que eu conheça nenhuma outra empresa de eletrodomésticos faz isso. E se vc considerar as outras empresas que fabricam moedor , aí então a diferença é gritante , informação para o cliente nessas empresas é raridade. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 31 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 O Gil oferece suporte técnico por Whatsapp para o Mini e o Debut Rsrs Esse detalhe dos faq não sabia, muito bom isso. Ter o suporte do Alexandre aqui no Brasil com certeza é uma vantagem enorme. Mas mesmo assim, eu vou observar esse tópico e o HB e comprar o Sette v3 depois ... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wagner Castilho Postado 31 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 Saudades de ler um debate agradável e alto nível. Obrigado à todos e em especial ao CaE que nos deu este tópico-presente-surpresa de natal! As considerações prós (CaE) e contras (Burny) me parecem absolutamente corretas. Ambas!! O melhor de tudo é ter uma empresa como a Baratza com os dois pés no século XXI enquanto um número razoável ou até mesmo expressivo de outras gigantes, não só do ramo café, ainda permanecem olhando o retrovisor procurando "respostas". Observar e ouvir o consumidor com tamanha humildade, como temos vivenciado com nossos master chef inventores Gilberto, Alexandre Torres e até o Aram, são uma raridade. E assim viramos o ano com dois moedores manuais fantásticos e um elétrico sensacional, todos pensados para o barista amador e ainda uma máquina de espresso manual e um torrador de prova chegando em muitos lares dos foristas brasucas que gerará grandes debates em 2017. Fora os muitos fornecedores de grãos especiais que estão literalmente pipocando a cada mês, os encontros presenciais dos membros do clube em vários pontos do País. As interações 24h por dia e 7 dias por semana graças a popularização do Whatsapp. Pelo menos, em cafés e equipamentos de qualidade, 2017 promete! É isso... ufa! 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa Postado 31 Dezembro 2016 Denunciar Share Postado 31 Dezembro 2016 Eu tive um amor quase que " platônico" a primeira vista pelo sette. Porem lendo vocês acima, percebo como sou feliz com meu MD40 modificado. Se é moer fino blz, Grosso blz, muito café ou pouco blz também. Agora só me falta um bravo mini para viagens e blz! O sette por enquanto fica como um amor a ser admirado...rsrs Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 1 Janeiro 2017 Autor Denunciar Share Postado 1 Janeiro 2017 Para fazer mais testes , e não gastar meu café bom do Igor e Terroá , comprei 1kg de café xingling no supermercado , Prima Quality da cooxupe , milagrosamente só tinha 30 dias de torrado. O primeiro teste foi chocar a extração com esse café , a ECM , chocou com 3C. O ponto correto de extração foi 4E , 29 seg BR de 42% , deu uma extração bonita , mas o gosto é muito amargo , faz tanto tempo que eu não bebo café ruim que esqueci o quanto esses blends de espresso de supermercado são amargos. Depois disso fui direto para 30E , que no manual é considerado a moagem mais grossa para chemex , na minha opiniao em 30 já esta bom para FP , a moagem é muito homogênea , muito melhor que nos meus cônicos , Preciso e Nemox. Voltei para 4E e fiz nova extração , não deu certo , como em outros moedores elétricos ele precisa moer algumas gramas para acamar , fiz uma segunda extração e deu certo , 28 seg , BR de 41% . Fiz mais testes e para uma variação de 4 para 30 ele precisa acamar , mas de 4 para ate uns 10 ele recupera sem problema. Do jeito que a moagem dele é homogênea acredito que ele vai brilhar nos coados , principalmente aeropress. Voltando para o problema da imprecisão da pesagem , ontem eu usei o filtro ECM de 18 gramas no PF sem problemas a balança funcionou perfeito. Hoje fui usar o filtro IMS onde eu sempre usei 18g , mas ele é mais raso , é para 16/17g , quando comecei a usar a balança passou a dar erros de 0,5 g ate 0,8 g Na hora eu pensei ( caramba isso é praga de alemão mas o Burny não tem nada com o problema ) o que aconteceu é que conforme a moagem evolui vai se formando um vulcão de pó de café , se o tope do vulcão tocar na descarga de pó a balança dá erro. Bastou reduzir de 18 para 17g que o erro sumiu , o tope do pó parou de encostar na descarga. Depois dessa resolvi testar o copo , e se vc deixar o copo encostar no corpo do moedor , vai dar erro. Quem lembra dos Varios ate 2012 onde os hoppers , folgavam , rodavam e acabavam desarmando a micro switch , a Baratza aprendeu , esse hopper é excelente , bem justo com os encaixes perfeitos , muito bom. 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 1 Janeiro 2017 Autor Denunciar Share Postado 1 Janeiro 2017 Finalmente ele moendo 17g para espresso no copo , com velocidade reduzida em 2X , para ver os grãos. Moendo no PF 17g para espresso , para visualizar como o pó fica solto . Difícil foi coordenar o PF com a câmera. 10 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Eduardo Joos Postado 2 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 2 Janeiro 2017 Bom dia! Feliz ano novo! Fui pesquisar um pouco sobre a opinião desse aparelho e ele esta classificado como 3 estrelas, na Amazon. Fora que o preço la é de 450 dolares. Muito caro para um produto 3 estrelas.. Então pesquisei outros da mesma categoria e encontrei um mais em conta com 4,5 estrelas. O que é muito bom! https://www.amazon.com/dp/B01MDT98B1?psc=1 Agora uma pergunta. Com esse preço no Brasil, na minha opinião impraticavel, não seria melhor comprar uma maquina de espresso da SAECO, que faz a moagem, e passa o espresso? Ja que ela é mais barata que esse moedor? Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lunatico Postado 2 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 2 Janeiro 2017 Bela discussão, ambos têm pontos válidos. Eu tinha visto esta moagem em vídeos anteriores, de fato o sistema novo deles parece ser muito animal. Toda mudança substancial em qualquer mecanismo está sujeita à falhas e correções em futuras revisões, então eu de fato acho prudente aguardar ainda uns 6 meses pra quem pretende adquirir o Sette, creio que não há dúvidas de que uma nova revisão ocorrerá em pouco tempo. No mais, eu acho o moedor sensacional, rápido, e incrível como deixa os grãos livres após a moagem. No meu Tramontina Breville a saída do pó se dá em tempos e gera algumas bolinhas de café (facilmente quebráveis com o wdt). Fico olhando essa moagem do Sette vendo o pó caindo continuamente, muito fera. Pode ser uma bela aquisição para um futuro à médio prazo, pois atualmente estou muito satisfeito com o kit breville, que me atende nos espressos, coados e moka. No futuro eu já estou planejando uma viagem para os EUA ou Europa com a patroa (quem sabe no fim deste novo ano de 2017), e se eu realmente viajar a pretensão é guardar uma grana para a troca da máquina por uma mais robusta, tipo uma prosumer com um grupo E61 (seja qual for a marca, provavelmente de dupla caldeira e com PID, por exemplo, ECM, La Pavoni, La Spaziale, Rocket, Nuova Simonelli, Marzocco, Profitec, etc). Não devo trazer nada mais pra mim. Então, como até dezembro/2017 o Sette já deve ter passado por pelo menos 2 revisões, pode ser um excelente upgrade pra mim, sempre visando o uso doméstico. Caê, parabéns pela compra e pela coragem de comprar o Sette, você é literalmente o early adopter do Sette no nosso grupo, hehehehe! Abraço, e um ótimo 2017 !! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Moreira Postado 2 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 2 Janeiro 2017 Bom dia! Feliz ano novo! Fui pesquisar um pouco sobre a opinião desse aparelho e ele esta classificado como 3 estrelas, na Amazon. Fora que o preço la é de 450 dolares. Muito caro para um produto 3 estrelas.. Então pesquisei outros da mesma categoria e encontrei um mais em conta com 4,5 estrelas. O que é muito bom! https://www.amazon.com/dp/B01MDT98B1?psc=1 Agora uma pergunta. Com esse preço no Brasil, na minha opinião impraticavel, não seria melhor comprar uma maquina de espresso da SAECO, que faz a moagem, e passa o espresso? Ja que ela é mais barata que esse moedor? Obrigado! Boa tarde, Carlos! A resposta é não... A não ser que você não esteja buscando qualidade e sim facilidade/economia. Comprando uma máquina "pato", ela vai proporcionar um "mais ou menos" de tudo! Infelizmente, não conseguimos obter grandes resultados economizando! Para iniciar, o moedor dá Breville atende numa boa! Agora uma coisa é certa... Isso vicia! À partir do momento que vc compra um equipamento, já inicia a pesquisa para o próximo upgrade! Um abraço. Att. Luiz Moreira 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 3 Janeiro 2017 Autor Denunciar Share Postado 3 Janeiro 2017 Hoje aproveitei que o celular estava a mão quando usava o moedor e fui checar o Bluetooth, o celular reconheceu o moedor e pareou , identificado como : BARW270F28B. Agora só falta o app ficar pronto. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 3 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 3 Janeiro 2017 Tá dando água na boca... Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipejack Postado 3 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 3 Janeiro 2017 Irado o vídeo mostrando o pó moído bem solto. Uma das primeiras coisas que percebi no Breville (em comparação com os 2-3 profissionais que usei no curso) é que a moagem sai bem grudada. Parabéns pela aquisição, Cae! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 3 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 3 Janeiro 2017 Bela aquisição CaE, o que mais gostei no moedor foi a questão da retenção e velocidade de moagem 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 4 Janeiro 2017 Autor Denunciar Share Postado 4 Janeiro 2017 Rogério, eu sei que vc vai comprar um , vende esse K30 para o Lipe é abre um espaço no Show Room para o séc. XXI 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 9 Janeiro 2017 Salve. Bem legal o repost da Baratza sobre a chegada dos primeiros Sette 270W ao Brasil. 9 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lunatico Postado 9 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 9 Janeiro 2017 Olha que maneiro!! Tendo em vista que os nossos cafés são de ótima qualidade (ao menos aqueles destinados à exportação), nada mais justo do que recebermos um pouco de "amor" das empresas do segmento, hehehe! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 9 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 9 Janeiro 2017 Então eu vi essa imagem quando o Velloso publicou e fiquei pensando, onde o motoboy sentou para entregar essa caixa? Parece aquelas imagens da India com uma montanha de caixas em cima de uma motocicleta heheheheheh 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 10 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 10 Janeiro 2017 Salve. @RogerioD "e fiquei pensando, onde o motoboy sentou para entregar essa caixa?" O motoboy soy yo!!! E há espaço para o piloto, tranquilo. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 10 Janeiro 2017 Denunciar Share Postado 10 Janeiro 2017 Sr Alexandre, o senhor é um Ninja!!!! Mas a foto teria ficado mais legal ainda se você estivesse pilotando carregando os cobiçados moedores 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 22 Fevereiro 2017 Autor Denunciar Share Postado 22 Fevereiro 2017 Novidades do Sette , como dito no manual depois de uns 2 quilos moídos , foi necessário inserir as arruelas. Estava usando o Blend do Walmor e o Sette em 1A estava fazendo espresso em 20 seg. com BR de 32%. As arruelas diferente do que aparece no video da Baratza sao muito finas , espessura de 0,1mm , como pode ser visto na foto : Com arruelas tao finas coloquei as duas , pois havia lido que com elas faria espresso em macro 5 ou 6 , com duas arruelas usando o mesmo café passei a fazer espresso em macro 12 ! Retirei uma arruela e ele passou a fazer espresso entre macro 5 e 6. A troca de arruelas é muito simples não leva 5 min. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas