Victor D. Postado 20 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 20 Agosto 2012 Os americanos preferem as dual boiler pela estabilidade de temperatura, o Italianos as HX pelo fato da água não ficar cozinhando dentro do boiler. Gostaria de saber qual a opinião de vocês e se alguém já testou as duas lado a lado. Abraço Victor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 20 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 20 Agosto 2012 Salve Vitor. São máquinas recentes e sob avaliações mundo afora. Aqui, acho que ninguém as tem ainda. Mas quanto a Dual pela estabilidade até que é aceitável, agora essa dos italianos de " Não cozinhar a água " não sei não viu.... Pelo que sei, e posso estar errado, é que os Italianos preferem as de uma caldeiras pois não são fãs de muito Latte, já quem se dispõe a comprar uma Dual Boiler, é porque vai pegar firme com as duas caldeiras, ou seja, lattes sempre, e então vc concorda que não ficará água parada em caldeira? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 20 Agosto 2012 Fogo, acho que o Victor não estava se referindo às Breville em específico, mas pedindo opinião sobre duas categorias de máquinas distintas, a saber: duas caldeiras vs. trocadore de calor. É isso, Victor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 20 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 20 Agosto 2012 Fogo, acho que o Victor não estava se referindo às Breville em específico, mas pedindo opinião sobre duas categorias de máquinas distintas, a saber: duas caldeiras vs. trocadore de calor. É isso, Victor? Não é Breville, estou querendo encomendar uma da Itália mas ainda não me decidi, acho bem interessante a estabilidade e facilidade de extração da DB mas algumas pessoas reclamam um pouco da água que fica muito tempo parada no boiler, aquecendo-se e resfriando-se continuamente.Algumas opções que tenho em vists são a Izzo Alex Duetto, a Rocket Giotto/Cellini, a Rocket R58 e a Bezzera Giulia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 20 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 20 Agosto 2012 Agora que eu vi o nome do tópico, estava com os dos Breville na cabeça. Salve Vitor? Independente da máquina, a ideia do post que escrevi acima permanece, entretanto vc está pendendo para máquinas mais robustas e sofisticadas, então acho que depende do que vc quer de uma máquina para o dia a dia. Se for para um ou dois cafezinhos e quase nenhum latte acho muito uma Dual desses nypes, agora se vai colocar ela pra trabalhar várias vezes no dia, aí é diferente. Qual seria sua tiragem de lattes e cafés? Coloque na conta todo trabalho que uma máquina dessas pode dar, como demora no aquecimento ou para entrar em operação, grande capacidade do boiler para uso residencial, etc... O Márcio pode falar melhor de que eu sobre máquinas desse porte porém se for para pouco café aí a água vai chocar mesmo, não acha? O Bruno e o Bernardo possuem essas máquinas, veja o que acham delas? Prós e contras Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 8 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2012 Olá Victor adicione uma enquete de Dual Boiler vs Heat exchanger, irá ser interessante ver o que o pessoal do fórum prefere Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 8 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2012 A máquina com trocador terá flexibilidade de mudar a temperatura entre extração e outra com o gerenciamento da temperatura através de descargas (flush) etc. Mas não é super preciso, você terá algo mais próximo de "muito quente", "quente", "morno" etc. O espaço ocupado pela caldeira e trocador é menor, nessas máquinas semi-profissionais em geral é uma caldeira de 2L com um trocador pequeno dentro. Comerciais costumam ser de 4 ou 6 litros com trocador de uns 400-500ml. As máquinas com duas caldeiras têm mais controle preciso quando usado algo como PID. Em geral é possível controle de 1°C ou até 0,5°C. Claro que a precisão da instrumentação toda deve ser, no melhor caso, 0,5°C. Mas quase toda máquina dessa requer um tempo para estabilizar a temperatura no caso de mudança, ou seja, não é tão fácil fazer uma rápida alteração entre uma extração e outra. Quase sempre o espaço ocupado é maior e a grande maioria das de 2 caldeiras têm uma caldeira de vapor menor. Quanto a água parada, não sei se faz grande diferença. Não é que italiano ou americano prefere uma ou outra, tem máquinas antigas sem trocador, como muitas manuais que usavam água direto da caldeira. Até hoje a Bosco utiliza o mesmo sistema nas manuais da tradição de Nápoles. Um fator importante é que na grande maioria de máquina com trocador de calor é necessário dar descargas razoáveis para gerenciar a temperatura, exceto se ela for mais afinada como a Musica ou outras que usam E61, por exemplo, mas restritores no termosifão para deixar o grupo menos quente. Na Elektra Semiautomatica preciso de 7 segundos para me livrar da água sobre-aquecida (50ml) com o atual giclê, mas já deixei um tempo com um mais estreito e precisava de 10-11 segundos - vantagem é que demorava mais para encher o bolo e subir a pressão. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 8 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2012 Salve Apenas para enriquecer a explanação do Márcio, a Rancilio Epoca de 2 grupos possui caldeira de 11 litros e trocador de 350 ml. Na de 1 grupo a caldeira é de 4 litros e creio que o trocador é igual. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 12 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 12 Outubro 2012 Pelo que sei, e posso estar errado, é que os Italianos preferem as de uma caldeiras pois não são fãs de muito Latte, já quem se dispõe a comprar uma Dual Boiler, é porque vai pegar firme com as duas caldeiras, ou seja, lattes sempre, e então vc concorda que não ficará água parada em caldeira? Abraços Mas alguma destas máquinas com a Alex Duetto e a R58 tem a opção de você desativar o boiler de vapor , então acho bem legal ter esta flexibilidade Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas