Ir para conteúdo

Minha extração


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Brinquei com o título pueril, lembrando redações do colégio do tipo "Minhas Férias", imaginando um tópico específico pro pessoal postar vídeos de suas extrações. Tentei fazer hoje o meu primeiro, experimental, que saiu bem tosco, mas que mostra o espírito da coisa. Das próximas vezes vou melhorar a fotografia da filmagem.

 

São dois espressos simples, mais para o lado do concentrado (mas não ristretto), de +/- 18-20 ml cada. Reparem na "dança dos copos" :)

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visualmente ficou muito boa. E o sabor?

PS: Nos relacionados apareceu um vídeo da extração de um dente do siso kkk

 

Kkkk, Tenho que melhorar as palavras chave. :lol:

O sabor ficou muito bom, é das últimas torras que fiz do Unique, estou conseguindo diminuir muito o sabor de cinza, que eu não gostava. E o Hario tem respondido melhor, agora que uso ele fixo, movendo apenas a manivela.

 

Fala fã boy

vc fez com filtro comercial?

ou pressurizado?

abs

 

Fala, Dr! :)

Filtro comercial! Decidi por um shot mais curto porque mais um passo no Hario e ficaria muito volume de líquido. Os martelinhos são pequenos, comportam 45 ml cada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a torra precisa do termômetro....já comprou?

Não fica só no olhômetro não...

 

Ficou boa sim. Esse fão boy tá no caminho mesmo Ruston. Quer eleger ele pro nosso quadro de funcionários ao cargo de marqueteiro? kkkkkk

 

Depois dizem que eu sou o ansioso do clube né? :rolleyes: :rolleyes:

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, encomendei o termometro mas não chegou ainda não. Gosto das coisas controladas, mas enquanto isso vou levando no olhômetro, narizômetro, ouvidômetro... Nem minha balança, nem tamper, nem os sensores de temperatura... nada chega por causa da maldita aduana que leva séculos pra despachar, como é que não vou ficar ansioso, ainda mais aditivado de cafeína em doses cavalares???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a torra precisa do termômetro....já comprou?

Não fica só no olhômetro não...

 

Ficou boa sim. Esse fão boy tá no caminho mesmo Ruston. Quer eleger ele pro nosso quadro de funcionários ao cargo de marqueteiro? kkkkkk

 

Depois dizem que eu sou o ansioso do clube né? :rolleyes: :rolleyes:

 

Abraços

 

Fogo, vc já perdeu o Cargo :) :)

o Cara é o maior produtor de tópico do Fórum. ta certo que de vez em quando leva uns puxões de orelha... hehe

ah, por falar em puxao, vamos evitar palavroes hein!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah, por falar em puxao, vamos evitar palavroes hein!

abs

 

Se isso se refere ao meu segundo comentário do tópico, foi totalmente involuntário. Aqui no sul isso significa "Bater, dar porrada", não sei se tem outra conotação possível em outra região. De qualquer forma, não era a intenção baixar o nível.

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, vc já perdeu o Cargo :) :)

o Cara é o maior produtor de tópico do Fórum. ta certo que de vez em quando leva uns puxões de orelha... hehe

 

Alguns tópicos foram um fracasso, mas a maioria está com um bom Ibope. Washington Olivetto que se cuide...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, o Rodrigo parece até eu mesmo há um ano atrás. Era uma doença...

 

Gostei da extração, no visual parece muito boa. Me parece que a compactação não ficou perfeitamente nivelada ou há leve assimetria na densidade do bolo porque a xícara da esquerda encheu mais que a direita. Se isso acontece sempre pode ser um problema na sua técnica de compactação.

 

É fácil saber: da próxima vez compacte e antes de encaixar o portafiltro gire o filtro 180 graus dentro dele. Se inverter o lado que enche mais então o problema é com você, rsrsrrss.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, Leo.

 

Eu tomo o máximo de cuidado com isso, embora seja difícil nivelar direito com o tamper de plástico. O que eu acho é que a máquina estava desnivelada na pia, pois eu tive que girá-la pra melhorar o ângulo em relação à câmera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, o Rodrigo parece até eu mesmo há um ano atrás. Era uma doença...

 

É que agora há uma conjunção de astros ao meu favor: férias prolongadas por causa da greve da faculdade e uma temporada de calmaria no trabalho. Em setembro isso tudo deve mudar, agravado pelo fato de ter que começar a escrever meu trabalho de conclusão de curso. Daí vocês terão um alívio, hehe :)

 

E qual não foi minha surpresa outro dia quando, pesquisando no google sobre moedores, a primeira entrada que voltou da busca foi um post meu no clube??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu estou pensando pelo lado bom. :)

 

Embora eu ache que eu escreva uma bobagem aqui ou ali, boa parte do que posto julgo relevante, ou porque é uma dúvida sincera minha, ou porque julgo que alguém sempre pode aproveitar ou criticar uma idéia nova. E o conteúdo em língua portuguesa sobre "barismo doméstico" ainda é pequeno, então acho que essas discussões só enriquecem, ainda que algumas questões sejam já bem discutidas em outras línguas. A busca no google sobre moedores que citei só comprova isso, e me deixou orgulhoso de certa forma.

 

Vida longa ao Clube do Café!

 

(Aliás, parabéns a quem desenvolveu a interface do Clube do Café! É uma das melhores dos fóruns sobre café que se vê por aí)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que agora há uma conjunção de astros ao meu favor: férias prolongadas por causa da greve da faculdade e uma temporada de calmaria no trabalho. Em setembro isso tudo deve mudar, agravado pelo fato de ter que começar a escrever meu trabalho de conclusão de curso. Daí vocês terão um alívio, hehe

 

 

HAHAHAHAHAHAHAHA.... agora tá explicado

 

Ô Ruston, deixa minhas férias chegarem pra vc ver!!!!! hahahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui nova extração, um duplo. Ficou um pouco subextraído e com problemas no fluxo. É de uma torra Full City+ do Unique Frutado de 4 dias.

 

Meu objetivo aqui não é mostrar uma extração perfeita, mas ilustrar a diferença que faz no fluxo do espresso um clique a mais no Hario. No vídeo anterior, o café foi moído com 4 clicks; neste, com 5 clicks, uma dose um pouco maior de café (e de torra mais escura) pra tentar compensar a granulometria maior, o que nem assim foi suficiente pra deixar o volume no padrão de um duplo.

 

Mesmo assim, muita crema e o sabor estava muito bom, nada de gosto de cinza mesmo com a torra escura, atribuível ao método do "Hario nas coxas", que passarei a pregar com devoção!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, Márcio.

 

O sabor melhorou do jeito que estou utilizando o moedor, mas fica difícil comparar com um bom elétrico, até porque não tenho um. É de se esperar que melhore, por tudo que temos discutido.

 

O que é inexplicável é que a Hario não coloque o dobro de número de passos no moinho, pois há espaço de sobra entre as saliências pra isso. Eu mesmo em breve vou fazer isso em casa, até já forjei as peças pra isso. Só estou com preguiça de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Quase um ano depois, pensei em ressuscitar esse tópico com fotos de uma extração naked.

 

Preparei a máquina fotográfica e tudo o mais, porém percebi que não tinha café descongelado suficiente de Sweet Shop para um duplo. Então resolvi completar a dose com um pouco de Chapadão recém-torrado. Imaginei que tal mistura de café velho com novo não seria muito benéfica pra homegeneidade da extração, e de fato acabaram acontecendo uns probleminhas, o que até ficou legal na fotografia. No gosto ficou uma droga, o Chapadão tomou conta. :)

 

8691093802_5d265ba834_c_d.jpg

8689971141_0685943620_c_d.jpg

8689966991_8bde716011_c_d.jpg

8691082572_25e29107b7_c_d.jpg

8691098238_ce0695f67f_c_d.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...