Rodrigoks Postado 28 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2012 Neste vídeo, o cara mostra como despressurizar o filtro/portafiltro de uma máquina Saeco. Possivelmente o mesmo procedimento possa se aplicar a outras máquinas com o mesmo sistema. O interessante é que ele compara a crema dos dois shots, e o impressionante é que ele faz todo o procedimento com uma mão só! http://www.youtube.com/watch?v=kV31qWRlBD4&feature=plcp 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 28 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2012 Salve. O mais útil deste video é observar como preparar o pó no filtro para filtros / porta filtros pressurizados. NÂO calcar com força. SÓ aplanar o pó e manter o paralelismo em relação à borda. Além de limpar a borda superior do filtro e as abas de encaixe do porta filtro. Em tempo, tenho uma Saeco com o mesmo porta filtro pressurizado. Várias vezes desmontei a traquitana de pressurização e utilizei-o assim. Porém nunca considerei o sabor superior ao do café extraído com o porta filtro pressurizado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 28 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 28 Agosto 2012 Em tempo, tenho uma Saeco com o mesmo porta filtro pressurizado. Várias vezes desmontei a traquitana de pressurização e utilizei-o assim. Porém nunca considerei o sabor superior ao do café extraído com o porta filtro pressurizado. Por que, Alexandre? Deve ser por causa do filtro, não? Imagino que adaptando um filtro não pressurizado adequado a extração seria superior. Ou não? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 28 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2012 Salve Rodrigo. O porque é fácil de explicar. A máquina não sabe que o filtro está sem o aparato da pressurização e a bomba continua mandando água a 11 - 11,5 bar. Pode-se compensar com compactação ou sobredosagem, mas o resultado nunca será perfeito. São apenas, e serão sempre, necessariamente, intervenções paliativas e não soluções definitivas. Por analogia, pode-se colocar um motor de trocentos mil cilindradas num Gol. Será muito veloz. Mas quando a curva estiver se aproximando terá que reduzir a velocidade e os freios originais não darão conta, não é? Assim como o desenho da suspensão, o perfil e largura dos pneus, a caixa de transmissão, etc. O projeto original da VW para o Gol não prevê velocidades altas, mas privilegia outros aspectos como a robustez, a economia de combustível, o baixo custo de aquisição, etc. A Saeco Via Veneto foi usada, principalmente, em cursos básicos de barista amador, justamente por assemelhar-se aos equipamentos que, em geral, os alunos possuem. A questão da despressurização dos filtros ou porta filtros frequentemente surgia e meu aconselhamento sempre foi o de usar o equipamento dentro das características originais do projeto. É ilusória a crença que se poderá ter um espresso extraído numa dessas máquinas tão bem feito como o de um equipamento semi automático mais sofisticado. Porém é possível beber doses agradáveis e satisfatórias, com a vantagem de ser mais fácil produzi-las quando usado o artifício do projeto, do que seria para produzir numa semi sofisticada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 28 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 28 Agosto 2012 Eventualmente, se alguém quisesse usar uma dessas máquinas despressurizadas (e somente despressurizadas), o ideal então seria customizá-la e instalar uma OPV? (eu não tenho nehum interesse pessoal nisso, mas acho que outras pessoas que tem esse equipamento podem aproveitar a resposta) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 28 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2012 Rodrigo, Como disse antes, acho paliativo, mas incapaz de transformá-la ou mesmo aproximá-la de um projeto originalmente concebido de semi. Há diferenças em vias hídricas, qualidade e resistência dos materiais empregados na construção, etc. Sempre sugiro às pessoas que usem da melhor maneira possível respeitando as características do equipamento enquanto juntam a grana necessária para comprar um melhor. Afinal são máquinas "de entrada" e não faz sentido pensar que se as pode ter com condições de compará-las às máquinas mais avançadas. E vou além, dizendo que para muitos o resultado poderá satisfazer perenemente, não sendo necessário trocá-la. Café expresso depende primordialmente de bons e frescos grãos e bom moinho. A máquina é um acessório importante, apenas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 1 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2012 Como a minha máquina com filtro pressurizado está praticamente parada, eu nao me importo em fazer algumas experiências. Mas a última não foi bem sucedida, tentei serrar o fundo do filtro e acabei com ele por nãolcular direito onde fazer o corte. Decidi comprar um pronto e estou aguardando chegar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas