Ir para conteúdo

Gaggia Color e Dose - Gerenciamento de temperatura


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Tópico dedicado a investigar o comportamento térmico em dinâmica de extração na Gaggia Color e Dose.

 

Hoje recebi dois termopares xing-ling que tinha encomendado no ebay. Como ainda não tenho as peças necessárias pra fazer um termofiltro, montei um dispositivo rudimentar pra medir a temperatura de extração da Gaggia. Minha idéia não era ter precisão científica, mas fazer uma gambiarra que desse uma idéia de como as coisas aconteciam na Gaggia.

 

E em meia hora de testes aprendi mais que em dois meses operando às cegas!!!

 

 

Primeira providência foi restringir o fluxo. Peguei o filtro pra sachê e coloquei fita isolante pelo lado de dentro, deixando apenas um furinho aberto, bem ao centro. Fiz um teste e melhor não podia ser: 60 a 65ml de vazão em 24s. Perfeito.

 

Testei o termopar na água em ebulição da chaleira. Consegui medir um máximo de 98,9 C, o que parece ok. Então passei a montar a geringonça.

 

Desenrosquei a biqueira dupla do portafiltro e enfiei o termopar por ali. Fixei ele dentro do portafiltro com uma joaninha, de modo que ele não pudesse descer. A folga que ficou entre o fio e o buraco de saída do portafiltro preenchi com algodão, de modo que a água saísse, mas que houvesse uma restrição parcial do fluxo. E aí comecei as medições.

 

Resultados preliminares no post seguinte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TESTES:

 

Deixei a Dose aquecer por mais ou menos 15-20 minutos, que é o que sempre faço.

 

Logo após o término de um ciclo de caldeira, fiz uma extração. Medi um pico de 99 C, o que bateu com minhas observações sem instrumentos, já que a água costuma sair fervendo nessas condições.

 

Próximo passo foi medir minha rotina de praxe, que é esperar 2 min depois do ciclo da caldeira pra extrair. Fiz isso por duas vezes, e depois de uns 5 a 6 segundos que a temperatura leva pra medição estabilizar bateu em 95,5C-96C, caindo mais para o final da extração para terminar em 91C a 92C em 24s. Acho que isso é bem perto do extremo de temperatura admissível pra um espresso, e me deixou alerta.

 

Segundo teste foi fazer um flush de 60ml logo após o fim de um ciclo de aquecimento da caldeira. Fiz duas vezes o teste, e fiquei bem impressionado com o resultado. Dessa forma a Gaggia começa a extração com 93C (após alguns segundos de estabilização, uns 5 ou 6), começa a cair e a caldeira liga, chegando a um mínimo de 91,5C e se aproximando novamente de 93C no final dos 60ml/24s. Resultado excelente, variação de apenas +/- 2C durante toda a extração.

 

Conclusão preliminar (a ser confirmada por mais testes e aperfeiçoamento da técnica de medição): a Gaggia Dose/Color se beneficia de um pequeno flush de resfriamento, permitindo que a caldeira ligue durante a extração e interrompa a queda de temperatura.

 

A outra conclusão é que eu estava utilizando a técnica errada pra iniciar a extração. O flush de resfriamento é mais benéfico que o time surfing pra atingir uma temperatura razoável de extração. A confirmar em minhas próximas extrações em relação ao problema de amargor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Providenciarei. Não tive tempo ainda. Ontem é que botei a mão nos termopares (por sinal, nem é o mais apropriado pra água, e sim pra ar - não sei quanto tempo durarão, mas também não interessa, porque foram quase de graça e a bateria de 9V que tive que comprar saiu mais cara que os 2 conjuntos de medição!!! :) )

 

Tanto não tive tempo que nem fiz extração alguma pra testar a hipótese. Já era meia-noite e achei melhor não tomar café nesse horário.

 

Adianto que é uma coisa bem de improviso, mas já dá uma base interessante. Quando eu botar a mão num portafiltro pelado daí sim vou fazer uma coisa mais decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Muito bom.

 

Já que tenho em casa um PID não instalado ainda e um termopar que será jogado fora (comprei um PT100) acho que vou fazer esses testes na Twin...

 

Acredito que o flush seja mesmo bastante beneficial nessas Gaggias pois como a caldeira é pequena a queda de temperatura é bastante sensível e uma saída de 60ml já ativa a resistência novamente, pelo menos na minha.

 

Acredito que o próximo teste interessante a fazer seria testar mais alguns valores de flush, como 30ml e 90ml para ver se consegue-se maior estabilidade. O bom das conclusões que você obteve é que o flush é algo mais rápido de fazer e simples de medir.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que eu digo que medições não são coisas de tarado, Leo. Servem pra comprovar ou derrubar palpites e hipóteses.

 

Eu achava que uma entrada qualquer de água em uma caldeira tão pequena desestabilizaria muito a temperatura. E até desestabiliza, mas a caldeira entra em ação pra compensar cedo. Agora tenho que testar mais pra ver se não esquenta demais a água com a caldeira entrando em ação cedo demais., o que seria o caso em um flush um pouco maior.

 

Certo que vou testar mais variáveis. Ontem foi uma palhinha. E vou postar fotos da geringonça, que se não serve pra precisão absoluta, serve pelo menos pra comparar os shots entre si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Não. Fiz um scace improvisado sacrificando o filtro simples da Gaggia (que era inútil mesmo). Mas pra usá-lo vou precisar do portafiltro naked, que devo receber em breve. Se o invento funcionar, vocês terão notícias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, vou aguardar. Eu ia fazer uma flange para colocar entre a válvula solenóide e a base do corpo, e colocar um pt100 no caminho da água da válvula já para o porta filtro, mas isto já estava me custando o preço do PID inteiro, não é muito inteligente isto, a vantagem é que teria a todo momento a temperatura da água prestes a entrar no porta filtro, mas vou esperar suas medições e não esqueça das fotos.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que pra você ter uma aproximação razoável da temperatura que a água vai chegar no bolo não se pode colocar um sensor antes de a água interagir com a massa de metal do grupo, ou a leitura não será confiável.

 

Outro dia tive uma experiência sensorial muito interessante ao limpar a Gaggia Dose. Pra limpar as adjacências da tela dispersora do grupo, que às vezes acumula um pouco de pó, utilizo uma escovinha e enxaguo utilizando um jato de água proveniente de uma espécie de tubo de mostarda que adaptei pra isso. Interessante é que utilizo água fria no tubo, e mesmo a água interagindo com o grupo apenas por uma fração de segundo antes de cair de volta, já cai bem morna, quase quente.

 

Num fluxo mais lento, como o do espresso, a troca de calor acontecerá mais. Então não dá pra desprezar essa parte da equação. Por isso que não acredito nessas máquinas que dizem esquentar em poucos minutos. Isso é balela, e só pode acontecer se vc forçar essa situação fazendo água quente passar pelo grupo, forçando a caldeira a trabalhar mais vezes nesse intervalo de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Rodrigo

 

Mandei uma mensagem ao Carneiro sobre compra de termômetro para conhecer a minha máquina e me ajudar na vaporização. Ele me comentou que você conhece muito sobre este assunto e que tem tópicos que falam da temperatura das Gaggias. Gostaria se possível que me desse algumas dicas.estou lendo este tópico. Não consegui achar a foto da chamada "geringonça"rsrs.

 

 

Se puder eu agradeço

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tchê, nem eu consegui achar a geringonça.

 

Olha, tenho lá minhas dúvidas se vale a pena fazê-la. Acertar a temperatura inicial de extração da Color (Collor é o do saco roxo, kkk) é quase impossível sem um PID. A temperatura intrashot também varia bastante. De qualquer forma, acho que a melhor abordagem é a que explico aqui:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1198-gerenciamento-de-temperatura-com-expurgos-em-maquinas-de-uma-caldeira-nova-tecnica/page__hl__expurgos__fromsearch__1

 

De forma bastante grosseira:

-Se quer temperatura de extração mais alta: flush de 10 a 20ml após ciclo da caldeira. Bom pra torra clara.

-Se quer temperatura de extração média: flush de 20 a 40ml após ciclo da caldeira. Esquema mais versátil.

-Se quer temperatura de extração mais baixa: perto de 60ml de expurgo. Bom pra torras mais escuras*.

 

*Aqui há um porém. Usando esse tipo de abordagem, como a Color tem uma resistência potente e caldeira pequena, o perfil de temperatura de extração tende a ser crescente no final de extração, o que não é muito desejável. Sugiro utilizar esse esquema em extrações mais curtas.

 

Quanto à temperatura do leite, desencane do termômetro. A mão ao lado do pitcher é o melhor indicativo. Ficou quente demais pra segurar e deve estar pronto. Com o tempo, você acostuma a associar o ponto certo de desconforto na mão com a temperatura do leite de que mais gosta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Rodrigo

 

Como eu faço para saber o ciclo da caldeira da minha Gaggia Collor. Por falar em Gaggia Collor, temperaturas etc, aonde encontro textos sobre assuntos que me auxiliem a melhorar o café na minha Collor?

 

Outra pergunta: Como você mede a temperatura durante a extração? Coloca o termômetro na saída do porta filtro?

 

Desculpe por ter perguntas tão fracas, mas como sabe estou no início, e na minha cidadezinha não tenho ninguém para trocar experiências,

 

Obrigado mestre.

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TESTES:

 

Deixei a Dose aquecer por mais ou menos 15-20 minutos, que é o que sempre faço.

 

Logo após o término de um ciclo de caldeira, fiz uma extração. Medi um pico de 99 C, o que bateu com minhas observações sem instrumentos, já que a água costuma sair fervendo nessas condições.

 

Próximo passo foi medir minha rotina de praxe, que é esperar 2 min depois do ciclo da caldeira pra extrair. Fiz isso por duas vezes, e depois de uns 5 a 6 segundos que a temperatura leva pra medição estabilizar bateu em 95,5C-96C, caindo mais para o final da extração para terminar em 91C a 92C em 24s. Acho que isso é bem perto do extremo de temperatura admissível pra um espresso, e me deixou alerta.

 

Segundo teste foi fazer um flush de 60ml logo após o fim de um ciclo de aquecimento da caldeira. Fiz duas vezes o teste, e fiquei bem impressionado com o resultado. Dessa forma a Gaggia começa a extração com 93C (após alguns segundos de estabilização, uns 5 ou 6), começa a cair e a caldeira liga, chegando a um mínimo de 91,5C e se aproximando novamente de 93C no final dos 60ml/24s. Resultado excelente, variação de apenas +/- 2C durante toda a extração.

 

Conclusão preliminar (a ser confirmada por mais testes e aperfeiçoamento da técnica de medição): a Gaggia Dose/Color se beneficia de um pequeno flush de resfriamento, permitindo que a caldeira ligue durante a extração e interrompa a queda de temperatura.

 

A outra conclusão é que eu estava utilizando a técnica errada pra iniciar a extração. O flush de resfriamento é mais benéfico que o time surfing pra atingir uma temperatura razoável de extração. A confirmar em minhas próximas extrações em relação ao problema de amargor.

 

Rodrigo

 

Como eu faço para saber o ciclo da caldeira da minha Gaggia Collor. Por falar em Gaggia Collor, temperaturas etc, aonde encontro textos sobre assuntos que me auxiliem a melhorar o café na minha Collor?

 

Outra pergunta: Como você mede a temperatura durante a extração? Coloca o termômetro na saída do porta filtro?

 

Desculpe por ter perguntas tão fracas, mas como sabe estou no início, e na minha cidadezinha não tenho ninguém para trocar experiências,

 

Obrigado mestre.

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre? Menos, né... rsrs.

 

O ciclo (de aquecimento) da caldeira é fácil de reconhecer. Na Color, o botão de extração pisca nessa fase.

Vejamos:

 

O termostato funciona dentro de uma faixa de temperatura ampla. Quando a água esfria muito, fecha o circuito e a caldeira esquenta. Quando fica muito quente, desliga o circuito, estando a caldeira, por estes momentos, na temperatura máxima de extração.

 

Se não extrair, a caldeira começa a esfriar lentamente. Chega um ponto que fica muito fria de novo e o termostato fecha o circuito, começando tudo de novo.

 

O tempo entre o fim de um ciclo e o início de outro, estando a máquina aquecida, leva ao redor de 10 minutos.

Se fizer um expurgo logo após um ciclo, verá que sai uns 60-70ml de água até a caldeira ligar novamente.

 

Agora, volte pro post 21 e aplique as dicas que estão lá. Se tiver dificuldade de entender algo, poste aqui. Não fique muito preocupado com os números exatos de temperatura de extração, pois isso não interessa tanto, uma vez que a máquina não é sofisticada e não permite maiores controles sobre a extração. Praticar e observar é mais importante.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...