fpiona Postado 15 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2017 Em 13/09/2017 at 09:59, Lourenço disse: Olá colegas, bom dia ! Hoje fiz mais uma torra, e desta vez com 200 gramas. O meu torrador modificado pelo Beto-o ainda não tem a modificação para suportar maior quantidade. O perfil de torra do grão Bourbon Amarelo Pagliaroni (2016/2017) comportou-se da mesma maneira. Desta vez, como recebi peneiras de classificação da Pinhalense, resolvi antes de torrar, escolher e selecionar os grãos, utilizando peneiras 17/18. O primeiro crack ocorreu a 200ºC aproximadamente. O processo foi o mesmo. Um pré aquecimento do forno até 220ºC. Colocando os os grãos a temperatura caiu e, durante 5 minutos entre 136 a 145ºC e a temperatura foi subindo gradativamente. Ao atingir 200ºC houve o primeiro crack (cronômetro acusava 14 minutos após colocar os grãos). Aos 16 minutos a temperatura estava a 210ºC e os grãos foram retirados para resfriamento. O peso após torrado foi de 166 gramas, ou seja 17% de perda. Prezado Lourenço, Tudo bem ? Onde você conseguiu adquirir a peneira Pinhalense ? Se puder me indicar, agradeço. Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lourenço Postado 15 Outubro 2017 Autor Denunciar Share Postado 15 Outubro 2017 Olá Fpiona, bom dia. Quem me atendeu no departamento de vendas da fábrica foi o Celso na cidade de Espírito Santo do Pinhal-SP. Foi na época 49 reais cada peneira. Contate o representante Celso. Eles tem site: www.pinhalense.com.br Supervisores regionais de vendas Celso Leite Villela Filho Fone: (19) 99341-8878 / (19) 3651-9200 E-mail: celso@pinhalense.com.br Regionais: Oeste de São Paulo, Sul de Minas (Regional Guaxupé). Abraços. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wagner Travençolo Postado 22 Novembro 2018 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2018 Em 22/07/2017 at 12:09, Lourenço disse: Olá colegas, Conforme pesquisas feitas aqui no Forum e fora dele, é possível usar como média referencial o seguinte: Em temperaturas entre 200 a 220ºC obtém-se uma média de: 10 minutos a 13 minutos - clara média - bebida mole dura - sabor suave e adocicado 16 minutos a 19 minutos - média escura - bebida dura rio - Aroma suave, sabor pouco áspero, leve adstringência, encorpado 22 minutos - muito escura - bebida rio - aroma e sabor acentuados , intenso e marcante, típico de iodofórmio acima disso - extremamente escura - sabor queimado. Alguns classificam como: 10 minutos = clara 13 minutos = média 16 minutos = media escura 19 minutos = escura 22 minutos = muito escura. Algum colega fez este tipo de experiência alterando as temperaturas para menos de 200ºC em um forno elétrico controlado ? Caso afirmativo, qual a temperatura e tempo de torra abaixo dos 200ºC ? Grato. Em 11/10/2017 at 06:19, Lourenço disse: É isso aí Freedom, o meu forninho se comporta da mesma forma. O primeiro crack com vários grãos experimentados fica entre 200 e 210ºC . O Pagliaroni (Pedregulho) e o TOP (Carmo de Minas) ambos Bourbon Amarelo, o primeiro crack ocorreu em 205º C. A melhor torra média ocorreu com 12 minutos com pré aquecimento a 220ºC. Abraços. Boa Tarde. Meu ponto de vista; É fato que o ponto de torra revela as características do sabor de cada café, agora, o ponto de torra não define se o café é bebida rio, riado, dura ou mole. São vários fatores de pré e pós colheita que influenciam na qualidade da bebida, dentre eles podemos citar: a espécie e variedade do café , região produtora, adubação, maturação dos grãos, secagem, tamanho do grão, quantidade de defeitos dos grãos, armazenagem, blends... Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas