Lisboa Santos Postado 31 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2017 @sergio.m Olha só isso: faz uso daquela técnica cervejeira que vc sugeriu que eu experimentasse de fazer uma infusão, coar tudo e fazer novo despejo com água nova (vou voltar a ela, ainda este ano, com a ajuda do Fellow Prismo na AP). Na AP (que é o meu sonho de realização desta técnica) o manejo é um pouco complicado, mas já fiz testes deste duplo ciclo de infusão na Clever, com excelentes resultados. Também utiliza variáveis com as quais venho brincando há quase um ano, como: 1- extração a vácuo (oh! minha pobre câmara a vácuo!) que ajuda na retirada do CO2 o que melhora qualitativa e quantitativamente a extração (e ajuda na redução de amargor); 2- aeração durante a infusão, mais exatamente no pós-infusão, que também reduz o amargor com a quebra do ácido carbônico; 3- despejo de água em dois ciclos, com água nova com renovada força de extração em pó já parcialmente extraído; 4- além de uma excelente agitação. Só não sei como fica a parte de manutenção de altas temperaturas na câmara inferior, pode ser um ponto fraco do sistema, mas que pode ser compensada com o manejo de outras variáveis. Também não ficou clara como seria a questão da correlação da granulometria com os particulados na xícara (parece mínimo ou nenhum) já que ela não utiliza filtros. Pelo que entendi, só o líquido é sugado pela câmara de vácuo. Muito interessante e com grande potencial. Vou ler mais a respeito no site do fabricante: Voga Coffee. É uma máquina com perfil comercial, mas a possibilidade deste duplo ciclo de infusão, aliado ao vácuo, parece-me que dá ao equipamento uma versatilidade superior à Trifecta (que também tem um manejo extraordinário de variáveis). 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 31 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2017 Interessante mesmo @Lisboa Santos. Ela usa filtro sim, dá para ver no vídeo. E pode fazer vários ciclos, não apenas 2. Será que o café é reaquecido quando desce do compartimento de vidro? Se não, talvez chegue um pouco frio no barril. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 31 Agosto 2017 Autor Denunciar Share Postado 31 Agosto 2017 Depois que revi o vídeo, e no site da Voga, vi esta informação de vários ciclos. Eu tinha visto o filtro (tipo Kalita Wave), claro, mas não tinha caído a ficha de que o café pronto é puxado depois que passa pelo filtro, dârrr neste ponto se assemelha à Clever, em que fica um pouco de café já parcialmente extraído entre o filtro e a parede da Clever durante a infusão. A questão da manutenção de temperatura acho que só vendo na prática, ou alguém medindo isto tudo. Um detalhe, para isso foi idealizada, é o grande volume de preparação, então em tese isso deve de alguma forma manter aquela tubulação toda, e o "barrilzinho" final rsrsrs, relativamente quentes. O café tem que ser "resfriado" para uns 65ºC pelo menos, então alguma perda é bem-vinda. Notei que nas paredes dos bulbos de vidro não forma muita condensação. Na minha câmara de vácuo o vapor condensado durante a infusão bloqueia a visão, passo um mínimo de detergente neutro bem diluído na tampa da câmara de vez em quando para não embaçar, e assim conseguir enxergar o que está acontecendo lá dentro; isto pra mim sinaliza que até chegar ali o café já foi bem resfriado, é possível que em seguida seja moderadamente reaquecido, sim. Na gaveta de infusão é que a perda de calor inicial é maior, e justo ali que é a parte mais crítica, é um problema recorrente em vários métodos que vimos discutindo constantemente (AP, V60, Melitta, Clever, Aram etc.). Obviamente, com o uso contínuo e algum pré-escaldamento, isto pode ser minimizado. Embora não apareça no vídeo, pode ser que em algum ponto do equipamento haja serpentinas térmicas envolvendo a tubulação, ou algo parecido que inclusive mantenha o barril em uma certa temperatura. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 31 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2017 Deixa eu entender, o pulo do gato ali seria, num processo normal de fazer 1 litro de café, ele divide o processo em 2 de 500ml, 4 de 250ml, mas em cima do mesmo pó? Seria isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 31 Agosto 2017 Autor Denunciar Share Postado 31 Agosto 2017 Sim, isso mesmo! Nos testes que fiz na Clever, por recomendação do Sergio, para uma determinada quantidade de pó (digamos 22g) eu fazia a infusão com 200g de água, escoava tudo, e no mesmo pó fazia outra infusão com 200g de água, cada infusão 3-4 min. Na AP há quase um ano que faço despejo duplo: primeiro despejo só 100g de água, depois de 4 min despejo mais 100g, e deixo em infusão por mais 3, 4 ou mais minutos; mas neste caso da AP é na mesma solução, o que é menos eficiente. Quando chegar meu acessório Fellow Prismo pra AP, vai dar pra fazer com facilidade e praticidade estes dois ciclos de infusão, com o mesmo pó, na AP invertida. A idéia é a de que um solvente renovado, em um soluto já parcialmente extraído, tem maior e renovada força de extração do que ainda resta no soluto, principalmente (mas não só) devido à menor saturação (concentração) de sólidos já dissolvidos na solução (solvente). Algo porraí... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas