riozebratubo Postado 19 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2017 Oi, pessoal. Eu compro de vez em quando esse café Salada de Frutas do Curto Café aqui no Rio, que é torrado pelo Mario Zardo. Ele é do sítio Santa Rita na Serra do Caparaó - MG, dos produtores Tarcísio e Jhone Lacerda. Passa por um processo de fermentação especial que confere aos grãos um sabor frutado muito intenso. Vocês sabem alguma coisa a mais sobre o processo de fermentação? Sobre se tem infusão no processo? Se o nome do café é o nome do processo? Se mais produtores estão fazendo o mesmo processo? A quem puder ajudar, obrigado! É curiosidade minha mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
m3nd3s Postado 19 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2017 Ei @riozebratubo me pareceu estranha essa afirmação. Eu conheço ambos os salada de frutas e até onde eu imaginava são completamente diferentes. O do Mario não é fermentado e o da Santa Rita (Caparaó) é fermentado. Como falei acho os dois bem diferentes. Digo isso porque você diz que é um café Salada de Frutas produzido pela Santa Rita mas torrado pelo Mario. O da Santa Rita é um processo de fermentação controlada feita em "caixas d'água", o café fica lá fermentando (até onde sei sem fruta alguma além do café, se essa é sua dúvida) e sendo monitorada a temperatura. O nome do café é meio que "free" para cada produtor/torrefação, o termo salada de frutas provavelmente seria utilizado a um café que teria mais de uma fruta identificada em suas característica, ao menos é o que eu imagino. Acredito que mais pessoas vão explicar algo, talvez eu esteja com alguma percepção errada, ainda assim espero ter ajudado. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
riozebratubo Postado 19 Outubro 2017 Autor Denunciar Share Postado 19 Outubro 2017 Oi, @m3nd3s. O Salada de Frutas do Curto, até onde eu sei, sempre foi exatamente esse do Santa Rita torrado pelo Mario. Não são dois diferentes não, é o mesmo. O rótulo do Curto variou muito ao longo do tempo, mas foi sempre a mesma fazenda. Olha o de agora: A minha impressão ouvindo o termo e o uso dele é de que o nome do café dado pelo produtor foi esse, Salada de Frutas. Mas eu imagino que isso possa já ter se tornado o nome do método, se outros produtores estiverem tentando o mesmo resultado. Abraço! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
m3nd3s Postado 19 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2017 Hummmm, agora fez sentido. O café de fato é da Santa Rita, mas para a Curto Café é o Mario que faz as torras. Me confundi porque o Mario também tem um Salada de Frutas, mas até onde sei não é fermentado ;-). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 19 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2017 Acho que o café pode ser o mesmo ou de lotes proximos. Mas a diferença é muito clara entre torras do Mario e a torra que provei que veio com a Aram por exemplo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
riozebratubo Postado 19 Outubro 2017 Autor Denunciar Share Postado 19 Outubro 2017 Oi, Bruno. Você sabe se o que veio com a sua Aram é do mesmo sítio/produtor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbcassani Postado 19 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2017 O lote que o Mario vende por conta não é do sítio Santa Rita, recém perguntei pra ele. Já o lote que ele torra pro Curto é 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 19 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2017 A fermentação feita no sítio santa Rita é bem descrito nessa matéria: https://www.cafepoint.com.br/noticias/producao/o-inventor-na-producao-de-cafes-especiais-104728n.aspx A agora quem faz fermentações com café de forma bem agressiva e o Martins Cafe , todo ano ele lança uma linha de cafés fermentados , ano passado e retrasado ele produziu cafés bem exóticos, esse ano ele lançou 3 fermentados. https://martinscafe.com/collections/microtins/products/kit-microtins-3-microlotes 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
riozebratubo Postado 19 Outubro 2017 Autor Denunciar Share Postado 19 Outubro 2017 Ótima matéria! E esse kit da Martins dá uma vontade de experimentar. Muito obrigado, Carlos Eduardo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 20 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 20 Outubro 2017 @riozebratubo , agora que eu reparei que vc esta no Rio , aparece na reunião do CDC Rio sábado. http://forum.clubedocafe.net/topic/5501-cdc-rio-reunião/ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
riozebratubo Postado 20 Outubro 2017 Autor Denunciar Share Postado 20 Outubro 2017 Eu ia no último, terminei tendo um contratempo. Vou tentar ir nesse sim! : ) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUANSOFISTE Postado 20 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 20 Outubro 2017 Quanto vc está pagando em 250g do salada de frutas? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
riozebratubo Postado 23 Outubro 2017 Autor Denunciar Share Postado 23 Outubro 2017 O curto abaixou o preço dele há três semanas: foi de 20 para 15 o pacote de 250g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUANSOFISTE Postado 23 Outubro 2017 Denunciar Share Postado 23 Outubro 2017 18 horas atrás, riozebratubo disse: O curto abaixou o preço dele há três semanas: foi de 20 para 15 o pacote de 250g. é o santa rita esse? eu moro aqui na região do caparaó, tive na cafeteria deles a pouco tempo e lá custa 35 reais 250g O.o Como faço pra comprar nesse preço? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
riozebratubo Postado 23 Outubro 2017 Autor Denunciar Share Postado 23 Outubro 2017 Pelo pouco que eu sei, o fornecedor do Salada de Frutas do Curto é o Mário Zardo. Tenta por whatsapp com ele e vê se ele consegue fazer entrega pra você. Eu vejo aqui no fórum muita gente pedindo dele por facebook e whatsapp. Mas é preciso ter em mente que o Curto compra quantidades enormes de café, o preço certamente vai ser diferente. Só toma *muito* cuidado com a entrega dos correios, em especial por PAC. Demora pelo menos o prazo que eles derem, que já vai ser grande. Vê se existe algum outro tipo de entrega que ele pode fazer na sua região. O perfil dele: https://www.facebook.com/mariojosezardo E da torrefação dele: https://www.facebook.com/pages/Torrefaçao-de-Cafés-Especiais-Seleção-do-Mário/379205372209614 Espero ter podido ajudar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas