Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

É com grande satisfação que anuncio o resultado do 16º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, em que o nanolote da Gertrudes, aqui de Caconde (SP), foi o que recebeu a maior pontuação (nota 8,82, sendo a máxima 10) dentre os 10 finalistas. Só não pode ser considerado o campeão estadual porque, de acordo com o regulamento, o campeão sairia das categorias CD, Natural, e Microlote, sendo que a nova categoria Nanolote estava concorrendo apenas na premiação, com direito a participação no Leilão.

Mas de qualquer forma foi muito legal que tenha conseguido a melhor nota dentre todos os finalistas. Este ano eu mesmo preparei (desde a colheita até a catação seletiva e secagem diferenciada em terreiro suspenso com sombrite) dois nanolotes de um Catuaí Vermelho Natural, que eu e Igor provamos sexta-feira passada na Roast Cafés (empresa do Igor e Luís Paulo). Este que obteve a melhor nota no Estadual, um Bourbon Vermelho Natural, eu não colhi no pé, mas ajudei na catação seletiva no terreiro suspenso e secou junto com meu nanolote nº 1 com um sombrite o tempo todo, foi uma secagem diferenciada e mais lenta que eu testei este ano com os cafés do Celso & Gertrudes. A ideia inicial era mandar um dos meus nanolotes de Catuaí Vermelho, mas o volume mínimo (entre café disponível e amostras) era de 17Kg, e meus nanolotes (os que eu colhi) não deram nem 10Kg cada um, então não dava pra entrar. rsrsrs

Este nanolote de 10 Kg será oferecido em leilão pelo preço mínimo de R$600, equivalente a R$3.600 a saca de 60Kg. Ano que vem faremos novas e mais cuidadosas experiências de secagem, com novo terreiro suspenso (provavelmente todo coberto, como os mais famosos do Caparaó) e vamos que vamos! :ph34r:

Ps.: o nanolote Gertrudes na fase seletiva regional de Caconde, bebeu 87 pontos SCAA num Laboratório Especializado em Classificação e Análise de Poços de Caldas. Como a metodologia do Concurso é diferente, não dá pra saber o equivalente SCAA, mas provavelmente ficaria na casa dos 88 pontos.

  • Curtir 12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho acompanhado um pouco desse trabalho do Lisboa com o Celso e a Gertrudes desde o início da safra. Por várias vezes tive oportunidade de provar os cafés deles mandados para mim pelo Lisboa. Conhecendo o café como conheço, fico realmente feliz pelo resultado, pois sei que foi super merecido! 

Agora o mais curioso é que enquanto lia a descrição sensorial desse café campeão, só conseguia pensar no (pico)lote do Lisboa. Um dos cafés que ele colheu, que tive a oportunidade de provar, era exatamente isso:  frutado lembrando frutas vermelhas, com corpo delicado, acidez persistente com fundo de caramelo. Como secou junto pode ter passado algo de um para o outro por algum tipo de osmose... kkkkk. Brincadeira a parte, o terroir da região é bem favorável para esse tipo de perfil de bebida. Agora o que nenhuma descrição sensorial comenta é que esses cafés do Celso e da Gertrudes parecem ter um tipo de calmante. Os cafés são tão gostosos e resultam em bebidas tão delicadas e equilibradas, que a experiência de se beber esses cafés chega a ser relaxante. Coisa de outro mundo...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...