LUW Postado 19 Novembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 19 Novembro 2017 Li em algum lugar que se colocar muita água ela transborda na hora de colocar o êmbolo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 19 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2017 Isso que o LUW falou é verdade, não se deve exagerar no volume de água. Legal é achar o ponto de equilíbrio pra sua dosagem de pó e BR preferidos, sem exageros. Outro contratempo de encher demais é que a pegada das mãos nas laterais ganha mais força de compressão perto do final da extração, com o êmbolo mais fechado. Se tiver mais água, vai ser mais difícil aplicar força no começo por conta da "pinça" das mãos estar mais aberta... e talvez tenha de parar bem no momento em que as mãos estão no maior "rendimento" de pressionar as abas, pra não "passar do ponto". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 20 Novembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 20 Novembro 2017 Outra coisa que dá para fazer, e até sugeri isso pro Vitor, seria apoiar a máquina sobre a mesa e fazer força de cima para baixo direto no êmbolo, sem apertar as abas do PF (como se faz na AP). Você iria conseguir colocar MUITO mais força no êmbolo, e talvez para quem não tem muita força "de pinça" nas mãos ou têm mãos pequenas, esse seja um jeito mais prático de usar a Kompresso. Porém continuo achando que a variável mais importante no sucesso ou ausência de crema é a moagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vitor Costa Postado 20 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2017 O Kompresso faz crema sim e crema bonita, mas tenho percebido que ele é muito suscetível ao café usado. Em máquinas de espresso tradicionais é possível extrair crema de praticamente qualquer café, mesmo que seja uma crema feia. No Kompresso, se o café naturalmente não gerar uma crema legal, é capaz de sair sem crema nenhuma ou ser muito difícil gerar a crema. Não ter crema não quer dizer que o café fique ruim, um dos melhores resultados de sabor que tive até agora foi sem a crema, mas o que todo mundo quer mesmo é crema, então... rs Segue uma extração bem bonita que consegui. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 21 Novembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 21 Novembro 2017 Está usando quanto de pó? E está se acertando com o copo-medida/tamper? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vitor Costa Postado 21 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2017 @LUW Esse da foto foram 15g, mas às vezes tiro com 14g também. Tenho usado o copo como tamper, não tenho nada melhor aqui que caiba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 21 Novembro 2017 Autor Denunciar Share Postado 21 Novembro 2017 É, acho que o mínimo é 14 g mesmo. Usando as 10 g que sugerem no manual acho que seria necessário moer MUITO fino. Uma ideia que tive depois de não ter mais a Kompresso foi usar um cabo de chave de fenda dentro do copo-medida para servir como o "cabo" do tamper. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vitor Costa Postado 21 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2017 Olhando os vídeos da Cafflano, a maioria dos espressos que eles tiram dá uma crema bonita. Mas acredito que eles escolham bem o café que usam pra esses vídeos pra dar a impressão que é mais fácil do que é pra gerar crema, mas mesmo assim alguns poucos posts são com espressos com pouca ou nenhuma crema. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas