flaviowolff Postado 5 Março 2018 Denunciar Share Postado 5 Março 2018 Boa tarde a todos! Sou iniciante no mundo das máquinas de café, pois acabei de ganhar uma máquina Saeco Via Veneto que estava parada havia muitos e muitos anos. O antigo dono comprou ela de um antiquário, e nunca usou. É este modelo: Liguei a máquina e ela funcionou normalmente. Porém, a água saiu bastante turva e com vários resíduos brancos que acredito ser calcário. Pesquisando internet afora, vi que preciso fazer o "descaling" com um produto descalcificante próprio, que já adquiri, e também o "backflush", caso minha máquina seja de solenóide de 3 vias. Minha dúvida é: minha máquina é do tipo que precisa do backflush? Se sim, há como improvisar algum bloqueio de fluxo que não seja pelo portafiltro cego? Eu não tenho nada além do filtro normal, foi perdido o portafiltro cego. Será que se eu improvisasse uma vedação na saída de água, daria para fazer normalmente? Por fim, esse backflush deve ser feito com algum produto químico? Qual? Muito obrigado a todos desde já!! Flávio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 5 Março 2018 Denunciar Share Postado 5 Março 2018 Ela não faz backflush , não tem solenoide.. Da uma olhada na placa de identificação e veja se tem : "Sin013CX" modelo com caldeira de inox. "Sin013CL" modelo com caldeira de aluminio. Se for de inox , pode fazer descalcificação sem problema , mas se for de alumínio tenha em mente que cada descalcificação ataca o alumínio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
flaviowolff Postado 6 Março 2018 Autor Denunciar Share Postado 6 Março 2018 3 horas atrás, carlos eduardo disse: Ela não faz backflush , não tem solenoide.. Da uma olhada na placa de identificação e veja se tem : "Sin013CX" modelo com caldeira de inox. "Sin013CL" modelo com caldeira de aluminio. Se for de inox , pode fazer descalcificação sem problema , mas se for de alumínio tenha em mente que cada descalcificação ataca o alumínio. Carlos Eduardo, obrigado pela resposta. A identificação é SIN010AL. Nesse caso, pelo menos uma decalcificação para retirar esse excesso de calcário é necessária, correto? Depois é bom fazer de quanto em quanto tempo? Se um dia ela parar de funcionar, parto pra outra, mas preciso fazer café limpo heheh. Pela etiqueta, a fabricação é 08/2010. Pelo design e botões, achava que era mais antiga. Obrigado mais uma vez Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 6 Março 2018 Denunciar Share Postado 6 Março 2018 Flávio Ja tive uma via Veneto. Faça o seguinte. Dilua uma solução contendo 1/3 de vinagre de álcool e 2/3 de água Encha o reservatório. Tire um flushs após a máquina atingir a temperatura de operação Espere 10 minutos para que a solução faça efeito dentro do boiler. Após faça flushs intercalados com 20 segundos de duração cada. Depois passe água limpa repetindo o mesmo procedimento Obs: faça tudo sem a tela do grupo. Ou seja, remova-a antes Abraços Em tempo: verás que a água sairá abarrotada de pedrinhas. Se persistir faça tudo com ácido cítrico na proporção de uma colher de sopa por litro dágua Isso tudo que eu disse deverá resolver 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 6 Março 2018 Denunciar Share Postado 6 Março 2018 Uma vez a máquina descalcificada , use água filtrada de filtro de qualidade ou água mineral , a água na região sudeste é "muito mole" , acredito que nunca mais vc vai precisar fazer outra descalcificação. A sin 010 não é a via veneto , mas o modelo gran crema. Essa da foto . Nao que faça muita diferença pois internamente são praticamente iguais. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
flaviowolff Postado 6 Março 2018 Autor Denunciar Share Postado 6 Março 2018 12 horas atrás, carlos eduardo disse: Uma vez a máquina descalcificada , use água filtrada de filtro de qualidade ou água mineral , a água na região sudeste é "muito mole" , acredito que nunca mais vc vai precisar fazer outra descalcificação. A sin 010 não é a via veneto , mas o modelo gran crema. Essa da foto . Nao que faça muita diferença pois internamente são praticamente iguais. Na caixa e na máquina está escrito Via Veneto! Curioso. Obrigado pela dica, pessoal. Então o vinagre substitui o produto decalcificante no meu caso? Vou tentar. Acham que vale a pena abrir e limpar internamente? Minha máquina também não tem esse envólucro de plástico na vareta de espuma. Está só o metal. Será que prejudica muito? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 6 Março 2018 Denunciar Share Postado 6 Março 2018 Discordo do Fogo , não acho uma boa ideia usar vinagre ou mesmo ácido cítrico se existe uma solução "Não Gambiarra" que seria o liquido descalcificante saeco ou similar. Nao tenho nada contra gambiarra , mas só se for a ultima opção. O que eu faria se tivesse uma máquina com 8 anos e origem desconhecida , compraria na saeco as juntas e orings e desmontaria ela toda , abriria a caldeira e veria o nivel de incrustacao para avaliar a necessidade de descalcificaçao. Mas isso é muito pessoal se vc não tem o hábito de "fuçar" , mexer , desmontar e consertar ( as vezes quebrando mais ) , aí não, abra a carcaça e veja o estado geral da maquina , faça uma limpeza superficial e pronto. E sempre bom abrir a máquina usada pois vc pode ter surpresas. Nos EUA 40% das máquinas de espresso comerciais tem infestação de baratas. http://www.worldofbuzz.com/40-commercial-coffee-machines-reportedly-infested-cockroaches/ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
flaviowolff Postado 8 Março 2018 Autor Denunciar Share Postado 8 Março 2018 Tentei a solução do Fogo, mas parece que não resolveu. Apesar de menos, os shots ainda estão saindo com pedrinhas brancas no fundo do copo. Acho que vou tentar o ácido cítrico em pó e, se nao der certo, comprar a solução da saeco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diogo Santos Postado 18 Fevereiro 2021 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2021 Oi Pessoal! Como vão? Acabei de pegar com um amigo uma Saeco Via Veneto Combi para ressucitar. A máquina está com tudo funcionando, mas quero aproveitar pra aprender um pouco mais sobre as máquinas. Se os amigos puderem me ajudar nessa missão, serei muito grato. 1) Quero trocar os o-rings, vedações e borrachas. Onde encontro esse material? Alguma dica? 2) Vou desmontar tudo e fazer uma limpeza geral, tanto nos componenetes eletricos quanto na parte interna. Na parte interna, pretendo usar Cafiza. Vocês acham que será suficiente? 3) Como faço para regular o moedor? Alguma loja onde poderia comprar a mó? 4) Por fim, queria poder pintar a carcaça da máquina. É uma carcaça plástica. Vocês acham que consigo fazer alguma pintura eletrostática ou terá que ser outro tipo de pintura? Toda ajuda será super bem vinda. Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 21 Fevereiro 2021 Denunciar Share Postado 21 Fevereiro 2021 Diogo Boa noite! 1- Qualquer assistência técnica saeco tem. 2 - na assistência técnica tb tem o descalcificante próprio dela e como fazer o ciclo. 3 - também na assistência técnica tem a mó, e vc regula tirando o reservatório e pulando os passos de acordo com sua preferência. Tem parafuso pra isso. 4 - pintura normal mesmo. Vai ficar lindona. Abração Ricardo Gobbi da Silveira Embaixador do CDC Venda de máquinas, moedores e torradores. 34-99937-1222 Instagram: @gobbidasilveira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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