felixzucco Postado 17 Abril 2018 Denunciar Share Postado 17 Abril 2018 Senhores, Recém fiz o upgrade saindo da DeLonghi EC700 para o conjunto Poemia + Baratza Encore. Em apenas um dia, já consegui resultados bem mais satisfatórios! Agora a dúvida do tópico: como distinguir uma canalização após a extração? Pergunto isso pois após todas as extrações, o meio do bolo no porta filtro fica mais "esburacado", e minha intuição me leva a crer que seria isso a tal canalização. Segue abaixo a foto do bolo: (isso daí é com 14g no filtro. Estou utilizando tamper, força entre leve/moderada. Extração entre 27 e 30s) Visualmente, a ducha da máquina distribui mais água no centro, e menos nas pontas. Mas ela faz o efeito "chuveirinho", bem melhor que a minha DeLonghi anterior. Os resultados na xícara até tem sido bons. Crema ainda não acertei bem, meio rala; abaixo o resultado da extração, seguido de uma foto da xícara após uns 3 goles e 2 minutos. E aí, estou errando na compactação? Ou mais provável algo relacionado à ducha? Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Vitor Ribeiro Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 ta parecendo que o bolo ta batendo no parafuso do chuveiro. pela foto, o pó parece estar meio grosso, qual nível de moagem do encore vc usou? e qual café Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bressa Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 Felixzucco Você não diz se a sua Poemia está "despressurizada" ou está normal. Não lembro de ter passado por uma experiência dessas com a minha, que está despressurizada. Pela foto, parece que a sua moagem está um pouco grossa. Experimente afiná-la um pouco mais, vá tentando até chegar a um ponto que tenha um melhor resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felixzucco Postado 18 Abril 2018 Autor Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 Então: o bolo não está encostando no chuveiro, está abaixo da metade da altura do filtro, após compactado.Estou usando 14g de café, no porta+filtro despressurizado da Seattle Coffee. A extração ocorreu dentro da faixa entre 27s a 30s.Aparentemente a moagem é bem fina. Está no passo 10 (como recém comprei ele usado, não deu tempo ainda de conferir a calibragem interna), e no passo 9 já não desce café nas mós.Enviado de meu ASUS_Z01KD usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Vitor Ribeiro Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 qual café ta usando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felixzucco Postado 18 Abril 2018 Autor Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 qual café ta usando?Um Acaia Chapadão de Ferro, Marcos Miaki, torra média em 03/04 aqui na Baden de Porto Alegre.Enviado de meu ASUS_Z01KD usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Vitor Ribeiro Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 complicado, eu acho que é a moagem, passo 10 no encore é normalmente usado para coados, encore não é o melhor moedor para espresso, mas consegue moer bem mais fino que isso, aqui quando eu usava ele para espresso colocava no 3-5 dependendo do café Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 Vai depender da calibração interna, @João Vitor Ribeiro. Eu quando tinha o Encore ele também não passava de 10 com o ajuste interno que estava. Fora que se o filtro tá despressurizado e fica perto dos 30s, não tem como estar muito longe do ideal... @felixzucco, certeza mesmo de canalização, só com portafiltro naked... mas se vc fizer um vídeo mostrando fluxo do chuveiro, processo de colocar e compactar o pó, extração, talvez ajude a perceber algo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felixzucco Postado 18 Abril 2018 Autor Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 @Luis Paulo vou tentar gravar as partes do processo e postar aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 Félix, vc faz um expurgo da pressão inicial do boiler antes de travar o porta filtro? Isso tá me parecendo liberação de vapor concentrado quando vc trava o porta filtro e liga o botão para extrair Tente expurgar um flush de 1 segundo e depois trave o porta filtro e extraia? Veja se resolve Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 Eu particularmente acho que isto não é nada, a minha faz igual, na minha é a sucção da válvula de 3 vias no momento de alivio da pressão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 Poemia não tem válvula de 3 vias. Vc limpou o grupo , tirou o chuveiro , mola e válvula cogumelo , se eles estiverem muito sujos , incrustados ou travados a pressão pode estar subindo muito antes da válvula abrir. Se não fez tem vídeo mostrando o procedimento. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felixzucco Postado 18 Abril 2018 Autor Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 Não tava conseguindo abrir o grupo, o parafuso não saía do lugar. Agora depois de um calor, consegui. E tcharam: pretume total, muita coisa incrustada. A mola e a válvula não consegui girar pra abrir ainda, mas imagino estarem em péssimas condições também. Vou providenciar a descalcificação de tudo.Igual, segue o vídeo de como está o fluxo (antes de eu abrir o grupo). Parece muito concentrado no meio da ducha:Enviado de meu ASUS_Z01KD usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 caramba, parece uma WAP , ou é impressão? Rsrsrsr 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 Quando a pressao chega a 5,5 bar a válvula do grupo deve abrir e a água sai , quando vc coloca o PF com café , a pressão começa a subir até chegar a 11bar , quando a opv entra e limita em 11 a pressao. Quando a válvula de grupo está travado , a pressão no inicio será bem mais alto que 5,5bar produzindo essa escavação no centro. Se depois de tudo limpo o problema persistir aí pode ser problema na OPV , mas isso seria muito azar. A limpeza deve resolver, Vc falou em calor , tem muito plástico e silicone nesse grupo , cuidado para não piorar tudo. Se a rosca esta travada , usa uma moeda como chave de fenda e deixa de molho com WD ou similar , uma hora ela cede. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Abril 2018 Denunciar Share Postado 18 Abril 2018 Uma dica pra visualizar a canalização: Tô zoando! Segue o tópico e boa sorte na pesquisa. 3 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Abril 2018 Denunciar Share Postado 19 Abril 2018 Carlos, só você mesmo, sabe tudo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 19 Abril 2018 Denunciar Share Postado 19 Abril 2018 Só não sei ganhar dinheiro . 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Abril 2018 Denunciar Share Postado 19 Abril 2018 Aasisti em câmera lenta e de fato tem um jorro mais forte no início. Mas do jeito que permanecem os jatos mais no centro acabaria escavando naquela região de qualquer forma. Fiquei curioso em saber o volume de água com fluxo livre em 1min. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felixzucco Postado 19 Abril 2018 Autor Denunciar Share Postado 19 Abril 2018 @carlos eduardo baita explicação, valeu por compartilhar o conhecimento! Dei uma limpeza ali na região, e já deu uma melhorada absurda: não tá mais fazendo aquele buraco no bolo. Não consegui abrir a válvula com a moeda (entortou a moeda, inclusive hahaha), mas hoje vou comprar o descalcificante e depois de desincrustar, vou tentar novamente. @Rodrigoks com a leve limpeza ali já deu uma alterada na saída, parece ter amenizado o jato inicial. Depois da descalcificação vou medir e posto aqui. Agora, como o meu problema não tinha nada a ver com a canalização, mudo o nome do tópico? Ou então, como identificamos então a canalização? heheh Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas