Solano Postado 17 Maio 2018 Denunciar Share Postado 17 Maio 2018 Hoje enquanto preparava meu café de manhã fiquei pensando como poderia reconhecer uma torra fresca, dei uma procurada aqui no fórum e não achei um tópico sobre o assunto. Diante de um café que não se saiba a data de torra, quais características ajudam a identificar se a torra é fresca? Imagino que é o tipo de coisa que se aprende muito mais por experiência, mas pelo menos para os novatos, como eu, saberem o que procurar. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Maio 2018 Denunciar Share Postado 17 Maio 2018 Emissão de CO2 em contato com a água é uma característica marcante de torra fresca. Se o café inchar ao ser molhado, o famoso blooming, é fresco. 5 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZEZINHO CAFE SOLO Postado 17 Maio 2018 Denunciar Share Postado 17 Maio 2018 Café de torra velha tem invariavelmente o cheiro de ranço. Mesmo em grãos. No caso de moído é mais pronunciado ainda. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 17 Maio 2018 Denunciar Share Postado 17 Maio 2018 Outros indicativos: Quanto mais nova a torra, maior a resistência à passagem de água. Dá pra perceber levemente a mudança ao longo do tempo fazendo coados com uma receita consistente. Mas a percepção disso é mais óbvia no espresso. Café bem velho tem que moer beeeeem fino pra não virar cachoeira. Em métodos de infusão (prensa, cupping, clever) a crosta quebra sozinha bem fácil, ou nem chega a formar, quando o café é velho. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Allexlimaa2 Postado 17 Maio 2018 Denunciar Share Postado 17 Maio 2018 Ou você pode entrar no meu instagram @torrafrescacafes lá só tem torra fresca! RS desculpe, não resisti! Sim e como os amigos acima já disseram.Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduardoAlemao Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 A resposta do Luis Paulo me criou uma duvida que nao tinha percebido. Comprei o cafe 3R do Robson, e abri o pacote com 12 dias de torra. Separei um pouco em um pote e guardei no armario e o restante congelei. Comei fazendo fazendo espresso com step 8 no md40. Cachoeira. Diminui para 7 e continuou cachoeira. 6 e ainda passando rapido. Até que no 5 (nunca tinha usado tao baixo) passou 40 gr de agua em 16 gr de cafe em 20 segundos. Repeti no step 5 e meamo resultado. Isso tudo com cafe do pote do armario. Fiquei uns 4 dias sem fazer espresso e quando fui fazer usei o congelado. Fiz o mesmo procedimento de antes no step 5 e passou 37 gr de agua contra 16gr de cafe em 52 segundos. Depois aumentei para step 6 e diminui força no tamper e foi uns 40 segundos tambem. O fato de ter congelado altera essa propriedade tipo o luis Paulo explicou entre cafe velho e novo?Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 Moeu congelado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduardoAlemao Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 Sim. Do freezer para o moinhoEnviado de meu SM-G800H usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 Está explicado. A distribuição de partículas muda ao moer grãos congelados. https://www.nature.com/articles/srep24483 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 E em teoria congelar também impede que o café envelheça, comparando a deixar em temperatura normal.https://strivefortone.com/2017/01/03/freeze-beans-not-peas/ E como o rodrigo falou altera bastante o resultado do café moidohttps://strivefortone.com/2017/10/05/stacks-upon-stacks/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Yan Vianna Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 20 minutos atrás, Bruno Marinho disse: E em teoria congelar também impede que o café envelheça, comparando a deixar em temperatura normal.https://strivefortone.com/2017/01/03/freeze-beans-not-peas/ E como o rodrigo falou altera bastante o resultado do café moidohttps://strivefortone.com/2017/10/05/stacks-upon-stacks/ Depois de congelar o melhor é então descongelar primeiro? Fiquei em dúvida para congelar o café eu posso deixar nessas embalagens com válvula (ainda não aberta) ou é melhor colocar em um pote vedado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 @Yan Vianna o ideal é separar por doses menores e congelar a vacuo ou fechar novamente a vacuo depois de tirar uma dose. Eu mantenho os meus no freezer depois de abertos em um pode selado. Mas as vezes tiro uma dose e levo para o trabalho também e tenho feito ótimos cafés (mesmo depois deles terem descongelado em temperatura ambiente). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 9 horas atrás, Bruno Marinho disse: E em teoria congelar também impede que o café envelheça, comparando a deixar em temperatura normal. Na prática também hehe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 bom. ai vai muito da religião do indivíduo Acho que não tem artigos scientificos o suficiente para provar que é 100% realidade. Eu sei que para mim funciona Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 A realidade é a realidade, independentemente da existência da ciência. Que o congelamento retarda o envelhecimento do café (não estou dizendo que permanece 100% igual) é irrefutável. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 18 Maio 2018 Denunciar Share Postado 18 Maio 2018 Como reconhecer? Só cheirar. É muito fácil perceber se o grão é oxidado e sem graça, ou tem esse cheiro doce, aromático de uma boa torra fresca. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduardoAlemao Postado 19 Maio 2018 Denunciar Share Postado 19 Maio 2018 Muito bom. Obrigado pelo retorno. Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZEZINHO CAFE SOLO Postado 19 Maio 2018 Denunciar Share Postado 19 Maio 2018 Rapaziada aficionada kkkkkkPessoal lendo artigos cientificos aqui kkkkkLegalO nível aqui é topTá parecendo eu quando comecei a torrar Gourmet, lia demais kkkkkEnviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matozo Postado 21 Maio 2018 Denunciar Share Postado 21 Maio 2018 Tenho uma seladora que uso pra embalar a vácuo os lúpulos que congelo (sou cervejeiro), vai ser mais uma justificativa pro investimento (além do sous vide que acabei nunca fazendo). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ram_Alen Postado 20 Julho 2018 Denunciar Share Postado 20 Julho 2018 qual seria o tempo após a torra limite (sem levar em conta o modo de acondicionamento) para diferenciar café velho e novo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Levi Lourenço Postado 24 Julho 2018 Denunciar Share Postado 24 Julho 2018 Em 20/07/2018 at 17:10, Ram_Alen disse: qual seria o tempo após a torra limite (sem levar em conta o modo de acondicionamento) para diferenciar café velho e novo? Como sempre, isso é comparativo. A maioria dos cafés especiais tem "validade sensorial" de 90 dias em grãos, mas no último café que comprei bastante fresco, percebi que ele começa a decair a partir da segunda semana de torra. No café moído, uma vez minha vó desistiu de tomar café quando eu tinha acabado de moer o dobro, ai deixei metade para outro dia: A diferença foi claríssima! Estava mais amargo, bem menos aromático e mais "aguado", mesmo com ratio, temperatura quase identicas. É difícil reconhecer em cafés comerciais qual é mais velho e qual é mais novo, porque até ele sair da torrefação, ir pra distribuidora, pro atacadista, pro atacarejo, pra mercearia do bairro, pra sua casa, 2 meses de diferença já são nada, porque todos já estarão mortos. Cafés especiais, com válvula, no cheiro já é claro, e quase sempre vem com a data de que foi embalado. Se você estiver com muito medo de trocar gato por lebre, leve num potinho ai um Café Pelé com a torra mais clara que achar e faz a comparação. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas