Ir para conteúdo

McDonalds vai lançar café torrado em grãos e moído?


Postagens recomendadas

Salve,

 

Li notícia intrigante, mas bastante factível, sobre o pedido de registro de marca comercial feito pelo McDonald's para as categorias café torrado em grãos e café torrado e moído nos EUA.

A notícia completa está no link abaixo, mas fala do quanto o mercado é interessante dado o sucesso da Starbucks e Dunkin' Donuts (DD).

Em tempo, a Valorização Empresa de Café, exportadora a qual o Expresso Brasil é ligada, é fornecedora de cafés para a DD.

 

http://www.thedailymeal.com/mcdonalds-may-sell-bagged-coffee-soon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxênti!

 

O café deles, lá nos EUA, pareceu-me tão ruim quanto acho o do Starbucks. Não experimentei o do DD, pois já faz alguns anos que é raro eu sair pra comer doces, muito menos Donuts. O café no Starbucks daqui, para mim, é muito "menos ruim" que o de lá. É o mesmo caso do café do McDonald's. Já as bebidas com leite são verdadeiras sobremesas, como acontece no McCafé daqui do Brasil mesmo... Será que se começarem a vender grãos lá, começam a vender aqui tb? E se for esse o caso, alguém sabe quem fornece os grãos pro McCafé daqui?

 

É que faz tempo que descobri, lendo artigos sobre café, que a Fazenda Daterra é um dos maiores fornecedores de grãos para a Illy, o que me deixou perplexo: na minha opinião o café de cápsula deles é só ligeiramente melhor que o Nespresso. Pra mim ambos parecem "sem alma", algo mesmo artificial desde a aparência até o sabor do fundo da xícara... Então eu me pergunto como consigo fazer algo tão melhor usando grãos do Ateliê na minha Gaggia, quando comparo ao Illy em cápsulas feito numa maravilhosa X7.

 

Que coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral,

 

Há uma serie de diferenças nessa comparação. A torra da Illy certamente é diferente da do Ateliê, além disso o frescor de um grão moído na hora é absolutamente incomparável com um café de capsula. Ademais, os cafes brasileiros normalmente nao são usados puros pelos torrefadores estrangeiros, mas sim compondo blends com diversos outros grãos.

 

Isso talvez explique em parte a grande diferença.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Cabral e Léo.

Há considerações a serem feitas sobre o assunto.

Começo afirmando que toda lavoura que produz cafés bons também produz cafés ruins. Mas lavoura que produz cafés ruins, não necessáriamente produz cafés bons.

Isto posto, explicam-se as diferenças notadas em cafés do mesmo produtor.

O café torrado e comercializado pela DaTerra no mercado interno, deve ser parte de pequenos lotes separados de seus melhores grãos, que por formarem poucas quantidades ou não serem valorizados por importadores como os administradores da empresa acreditam que deveriam ser, são vendidos no mercado brasileiro por preço final que inclui o "premio" em forma de valor devido à qualidade.

 

Quanto ao possível café torrado em grãos ou torrado e moído que o McDonald's poderá lançar no mercado norte americano, deverá atender às exigências do consumidor local. Muito diferente em sabor que as nossas, diga-se. Tanto quanto são os da DD e da Starbucks entre tantas outras marcas.

Por conta disto, também o café pronto vendido pelo McD no Brasil é diferente em sabor daquele vendido nos EUA, e também dos vendidos em outras praças como as situadas na Europa e na Ásia.

 

Para completar a info, quem produz o blend que o McCafé utiliza no Brasil é a empresa D. E. Master Blenders 1753, antiga Sara Lee, que no Brasil é a atual dona das marcas Pilão, Caboclo, Café do Ponto, Palheta, Moka, Damasco e Senseo.

A Sara Lee transferiu e concentrou todas suas operações de café em sua subsidiária holandesa, empresa com mais de 2 séculos adquirida anos atrás pela americana, que produz na Europa uma das marcas de café mais conhecidas e consumidas. A Douwe Egberts, que acreditem, em sua apresentação mais popular é um blend de 42 cafés diferentes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...