sandro.sgrott Postado 18 Abril 2019 Denunciar Share Postado 18 Abril 2019 Olá, Sou novo por aqui, apesar de já acompanhar o forum há algum tempo, desde que comprei minha primeira máquina de espresso há dois anos atrás. Aprendi muito com as postagens dos membros mais experientes, e me diverti bastante com a máquina Breville Barista Express/Tramontina Express Pro. Há um tempo havia comprado um moedor da mesma marca (Smart Grinder Pro - Breville), pois havia pegado uma promoção, usava ele apenas para a prensa francesa e a cafeteira italiana/moka, além da cafeteira sifão da kitchenaid - comecei a brincar com as diferentes formas de "passar café". Nessa semana chegou um brinquedo novo, e como já havia lido antes em outras postagens, verifiquei na prática que o moedor é o coração do espresso. Acho o moedor da Tramontina/Breville bem honesto frente ao preço que paguei na época, mas ele não é específico para espresso: as mós são pequenas, se forçar ele esquenta (motor de uso leve), além do que a eficiência/padronização na moagem deixa a desejar quando a granulometria é para espresso. Minha nova empreitada é comprar um moedor adequado a nova máquina que adquiri (ECM Technika IV Profi), andei lendo alguns reviews por aí e achei muito interessante o modelo Olympus 75 HS (com mós de titânio) da Eureka, haja vista que o equipamento possui motor potente, mós de tamanho maior e é bem silencioso, além a construção sólida característica da marca em questão. A pergunta é: quais outras opções disponíveis (imaginando um orçamento de 8k)? Desde já agradeço à colaboração e ajuda de vocês, Grande abraço... PS: não vou mentir, consegui bons espressos com o Smart Grinder Pro (pois os grãos estavam com torra recente - 1 semana) na Technika, mas percebi que ela é um "animal" totalmente diferente (sei que é óbvio) da Barista Express, mostrando toda a limitação da moagem - no meu caso. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
postenga Postado 19 Abril 2019 Denunciar Share Postado 19 Abril 2019 50 minutos atrás, sandro.sgrott disse: Olá, Sou novo por aqui, apesar de já acompanhar o forum há algum tempo, desde que comprei minha primeira máquina de espresso há dois anos atrás. Aprendi muito com as postagens dos membros mais experientes, e me diverti bastante com a máquina Breville Barista Express/Tramontina Express Pro. Há um tempo havia comprado um moedor da mesma marca (Smart Grinder Pro - Breville), pois havia pegado uma promoção, usava ele apenas para a prensa francesa e a cafeteira italiana/moka, além da cafeteira sifão da kitchenaid - comecei a brincar com as diferentes formas de "passar café". Nessa semana chegou um brinquedo novo, e como já havia lido antes em outras postagens, verifiquei na prática que o moedor é o coração do espresso. Acho o moedor da Tramontina/Breville bem honesto frente ao preço que paguei na época, mas ele não é específico para espresso: as mós são pequenas, se forçar ele esquenta (motor de uso leve), além do que a eficiência/padronização na moagem deixa a desejar quando a granulometria é para espresso. Minha nova empreitada é comprar um moedor adequado a nova máquina que adquiri (ECM Technika IV Profi), andei lendo alguns reviews por aí e achei muito interessante o modelo Olympus 75 HS (com mós de titânio) da Eureka, haja vista que o equipamento possui motor potente, mós de tamanho maior e é bem silencioso, além a construção sólida característica da marca em questão. A pergunta é: quais outras opções disponíveis (imaginando um orçamento de 8k)? Desde já agradeço à colaboração e ajuda de vocês, Grande abraço... PS: não vou mentir, consegui bons espressos com o Smart Grinder Pro (pois os grãos estavam com torra recente - 1 semana) na Technika, mas percebi que ela é um "animal" totalmente diferente (sei que é óbvio) da Barista Express, mostrando toda a limitação da moagem - no meu caso. Parabéns pela bela máquina amigo! Realmente um sonho! Divirta-se! Os moedores Eureka são excelentes. @Burny tem experiência tanto em moedores como com essa marca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 19 Abril 2019 Denunciar Share Postado 19 Abril 2019 O grande diferencial dos moinhos Eureka é o mecanismo para ajustar o grau de moagem, que é incl. patenteado. Ele permite uma regulagem stepless extremamente fina e exata. Isso é uma vantagem enorme para quem procura um moinho só para espresso. Já para mudar entre métodos diferentes esse mecanismo complica a vida muito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sandro.sgrott Postado 19 Abril 2019 Autor Denunciar Share Postado 19 Abril 2019 Olá, Obrigado @postenga, já estou me divertindo muito com a curva de aprendizado, me "dei de presente" o brinquedo depois de ler bastante e fazer uma poupança para o imposto da receita, ainda apanho um pouco na texturização do leite pela força do vapor (na Barista express eu precisava deixar o leite e a pincher uns 2 minutos no freezer para baixar a temp, pois a força de vapor era fraca, nessa é o contrário 1/3 do tempo da antiga). Havia lido que os Eureka eram muito bons, mas não tinha encontrado nenhum comentário prático do uso doméstico do Olympus. O mecanismo de ajuste dos moedores (eu tinha lido num review do Whole Latte Love) funciona, de maneira bem simplificada, "de baixo para cima", inclusive alguns Ceado usam a mesma ideia, procede @Burny? O que observei nos comentários gringos, em geral, frente a marca (Eureka) é que estes são moedores (majoritariamente) para espresso, com uma ótima construção, sendo que o Atom é notadamente o mais silencioso da família (inclusive há uma versão 75 special, com as mesmas mós de titânio). Olhei o Enea On Demand, Mazzer e Fiorenzatto, mas aqui no país o preço deles é abusivo frente ao que oferecem (moinhos muito bons pelos reviews, mas oferecem o mínimo). Não encontrei a venda os Ceado, que são muito bem recomendados, "apenas" os Eureka, e dentre eles tinha ficado na dúvida entre o Atom (na versão supracitada) e o Olympus (acho que a Eureka fornece esse modelo em regime OEM para a Nuova Simonelli, apenas com motor mais fraco e mós de aço), sendo que o último seria o mais recomendado para uso profissional/comercial - e essa era única diferença clara que li entre os dois - imaginando confiabilidade (embora não venha a moer muito, é só pra casa), mas se o preço é o mesmo (os Eureka ficam na mesma faixa dos encontrados nas lojas daqui) prefiro pegar um mais robusto, bem construído e acabado. Grande abraço... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas