Ir para conteúdo

Moedor Bialetti?


Zess

Postagens recomendadas

Ola! 

Para iniciar esta caminhada, me orientaram a comprar um moedor manual, pra comecar a "brincar" (consumo cafe filtrado apenas, comprado ja moido).

Sugeriram o moedor hario(que ja conhecia a marca) slim, ou similar.

 

Contudo, encontrei o moedor bialetti, que aparentemente pode ser suficiente para iniciar E TAMBEM, posso adquirir "de graca" com pontos que possuo, gostaria de saber se alguem possui ele, e se vale a pena :)

 

Obrigado

Foto do moedor:
sem-t--tulo.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zess, há um tópico interessante no Reddit, de 2 anos atrás, em que uma pessoa (inexperiente, mas atenciosa) testou e fotografou as moagens.

Seguem as fotos.

no nível mais grosso possível sem a porca escapar do eixo (clique aqui para alta resolução):

8pn76Ar.jpg

 

1/3 da regulagem indo do mais grosso para o mais fino (clique aqui para alta resolução):

KhWlhfy.jpg

 

2/3 da regulagem indo do mais grosso para o mais fino (clique aqui para alta resolução):

2CKK4oX.jpg

 

regulagem no mais fino possível (clique aqui para alta resolução):

S3T4hBf.jpg

 

por fim, as 4 juntas (clique aqui para alta resolução):

jL3RHqv.jpg

 

Na minha opinião, parece o padrão desse tipo de moedor de mós cônicas cerâmicas pequenas com apenas um mancal, que tem muita inconsistência e particulado fino nas moagens grossas, geralmente suficiente para fazer "laminha" e atrapalhar a realização do sabor numa Prensa Francesa. Na Moka (cafeteira italiana Bialetti?) deve ficar muito bom.

Pelas fotos, não acho diferente dos resultados do Hario Slim e do Porlex Mini. O Porlex já vendi, o Hario ainda mantenho como "reserva", mas comprei um CrushGrind pra substituí-lo na mochila de acampar (enquanto o o novo Moedor Bravo portátil não é lançado), já que o modelo Columbia usa dois mancais para firmar o eixo e é muito mais consistente.

Francamente, aqueles moedores chineses que usam esse sistema de apenas 1 mancal só perdem no quesito fragilidade, pois enquanto operam a moagem fica também parecida com a desse Bialetti.

Se acabar se arriscando com o Bialetti, nos conte suas impressões, por favor.

PS: os sublinhados acima são links... tem dispositivos em que isso não fica óbvio e depois alguém pede links.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cabral basicamente já disse tudo, e acredito que haverá pouca diferença entre esses manuais mais básicos. Uso todo dia o Hario Mini - aliás, estou tomando café (Clever) dele nesse exato momento - e acho que aqui para o trabalho vai bem, pela praticidade. Qualquer um deles vai lhe entregar um resultado meio ruim em moagens mais grossas, mas entregarão moagens finas passáveis, porém vai suar um pouco a camisa.

Em outras palavras, para começar acho que vai MUITO bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, pra V60, que é o método mais comum quando vou acampar, melhorou suficientemente pra passar a valer a pena levar os melhores cafés nas viagens. No Slim não dá pra diferenciar um 84 pontos de um 93 pontos de perfis parecidos. No Columbia dá.

Comparando lado a lado, o Slim "mata" algumas sutilezas de sabor (detalhes do frutado, acidez "boa" etc) que o Columbia preserva. Eu diria que fica mais ou menos a dois terços do caminho entre o Hario Slim e o Bravo Mini.

No espresso a diferença é significativa também, o Slim até dá um resultado razoável, mas o Columbia é melhor e mais consistente, as extrações seguidas ficam mais parecidas entre si. Acho que a moagem dele fica pareada com a do Encore (de fábrica) pra espresso, se não ficar até melhor.

Pra mim valeu muito a pena. Peguei no KickStarter, no pacote que vinha 2 moedores, 1 modelo Brazil, que vem com a base pra moer na mesa, e 1 Columbia. Repassei o Brazil pra um amigo pela metade do valor do pledge, e metade do imposto, então ficou até mais barato do que um Slim novo pra mim.

Depois de usar, eu pagaria tranquilo o dobro do valor de um Slim por ele. E se não tivesse o novo moedor do Gil na mira, talvez eu pagasse até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:o Putz, pelo que você descreve, para o meu caso vale mesmo. Eu também estou na espera do Gil, pois apesar do Slim ser decente, eu queria melhorar um pouco o coado no trabalho.

E quanto a esforço de moagem, ele realmente é mais fácil/rápido como o filme do KS me faz acreditar? Para você ter uma ideia, acabei de moer 14 g para a Clever (mais fino que coado normal para ter uma consistência um pouco melhor) e levei 70 segundos. Apenas a título de comparação, no BM com 1v+5 (espresso) eu levo 30 segundos para moer 17 g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

Não é tão fácil quanto na filmagem, acho que pegaram o grão mais fácil de moer que encontraram... :rolleyes: ... mas é sim mais rápido que o Slim, e também mais macio. A alavanca é maior e ele não fica tentando "dançar" durante a moagem, acredito que por conta dos dois mancais distribuírem a força nos dois pontos de apoio, sendo o de cima perto da "pinça" formada pelo polegar e o indicador.

O que antes tomava 1 minuto no Hario deve dar entre 45s e 50s no Columbia, fazendo mais ou menos a mesma força na alavanca, mas é mais fácil segurar o corpo.

Não alcança a velocidade Mini, infelizmente.

PS: é nóis no off-topic...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
On 12/05/2019 at 9:50 PM, Cabral said:

@Zess, há um tópico interessante no Reddit, de 2 anos atrás, em que uma pessoa (inexperiente, mas atenciosa) testou e fotografou as moagens.

Seguem as fotos.

no nível mais grosso possível sem a porca escapar do eixo (clique aqui para alta resolução):

8pn76Ar.jpg

 

1/3 da regulagem indo do mais grosso para o mais fino (clique aqui para alta resolução):

KhWlhfy.jpg

 

2/3 da regulagem indo do mais grosso para o mais fino (clique aqui para alta resolução):

2CKK4oX.jpg

 

regulagem no mais fino possível (clique aqui para alta resolução):

S3T4hBf.jpg

 

por fim, as 4 juntas (clique aqui para alta resolução):

jL3RHqv.jpg

 

Na minha opinião, parece o padrão desse tipo de moedor de mós cônicas cerâmicas pequenas com apenas um mancal, que tem muita inconsistência e particulado fino nas moagens grossas, geralmente suficiente para fazer "laminha" e atrapalhar a realização do sabor numa Prensa Francesa. Na Moka (cafeteira italiana Bialetti?) deve ficar muito bom.

Pelas fotos, não acho diferente dos resultados do Hario Slim e do Porlex Mini. O Porlex já vendi, o Hario ainda mantenho como "reserva", mas comprei um CrushGrind pra substituí-lo na mochila de acampar (enquanto o o novo Moedor Bravo portátil não é lançado), já que o modelo Columbia usa dois mancais para firmar o eixo e é muito mais consistente.

Francamente, aqueles moedores chineses que usam esse sistema de apenas 1 mancal só perdem no quesito fragilidade, pois enquanto operam a moagem fica também parecida com a desse Bialetti.

Se acabar se arriscando com o Bialetti, nos conte suas impressões, por favor.

PS: os sublinhados acima são links... tem dispositivos em que isso não fica óbvio e depois alguém pede links.

Bem, Finalmente respondendo, como era de "graca", um bom upgrade para quem nao tem nada, fui no Bialetti mesmo.

Obrigado pelo post do reddit(vi antes de pedir), nao tinha visto ele nas pesquisas.

Eu sou um completo iniciante, primeiro tudo eu mesmo entao vou dar minha opiniao dentro do pouco que conheco:

- Sobre o moedor em si, nada a reclamar, facil utilizacao, manual bem ilustrado(apesar que as instrucoes poderiam ser ligeiramente mais claras, mas nada que 30 segundos olhando as imagens nao responda), facil limpeza e de boa qualidade.

- Sobre a moagem, essas imagens falam por ele, a moagem que utilizo ate o momento eh a media grossa eu acredito(lembrando, iniciante - mas testei algumas e foi a que mais gostei pro filtro de pape no suporte).

-Diferentemente do que vi em alguns comentarios online, ate o momento, n tive nenhum "travamento", nem precisei desmontar por motivo algum (senao a limpeza inicial). Operando conforme as instrucoes do produto.

-Sobre o cafe, que nao tem nada a ver com o moedor: Nunca pensei que faria tanta diferenca, e olhe que nao estou usando nenhum cafe super ESPECIAL (Peguei um tres coracoes "organico", foi o aroma que mais me agradou) - Ate minha namorada, que nao curte cafe, ficou surpresa com a diferenca.

 

Caso haja algum questionamento especifico, foto especifica, fiquem a vontade que respondo dentro do meu parco conhecimento

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Estou, atualmente, entre o Hario Slim e o Bialetti, para utilizar com prensa francesa. Você já chegou a usar com essa finalidade? Se sim, quais suas impressões?

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Fala pessoal, boa noite!

Comprei esse moedor no mercado livre, provavelmente alguma cópia ou "original da china", e desmontando constatei a péssima qualidade dessa traquitana. De todos os problemas que constatei, digo problemas de compra barata né, as piores são o assentamento da parte "fêmea" do macerador cerâmico na estrutura plástica do moedor, e a porcaria da porca de ajuste...
A peça cerâmica tem 4 identações para encaixe correto e nesta posição a peça entra com folga, sem pressão com a estrutura plástica e fica caindo do lugar quando o moedor está "em pé". Solução, dar umas voltas de fita de teflon e encaixar no lugar.
Já a porca de ajuste, rosca mal feita e meio folgada, as vezes a rosca até pula com a pressão da mola. Juntando essa questão da porca com o encaixe da parte externa do macerador, quando o mesmo está encaixado na sua posição correta, e com a porca de ajuste em sua posição mais apertada, não é possível chegar nem perto do ajuste de moagem pra expresso, de tanta folga que tem. Solução, calçar a porca com algumas arroelas e abandonar o ajuste por "clicks".

Não sei se conseguirão entender meu relato, é que peguei o moedor hoje e nem tirei fotos, mas a minha dúvida é se é isso mesmo o produto? Alguém que comprou tem os mesmos problemas com esse moedor?

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...