Ir para conteúdo

Perfis de Torra Doméstica


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Olá a todos. Como algumas pessoas aqui no forum, eu comecei a realizar torras domésticas objetivando tomar um café gostoso e bem fresquinho, livrando-me do problema de não conseguir tomar todo o café torrado comprado no tempo ótimo, ou seja, dentro de, no máximo, 20 dias após a torra.

 

Comecei torrando apenas na pipoqueira, mas não tive uma boa experiência (que depois descobri ser por causa do café escolhido, cujos grãos eram muito grandes). Passei, então, a realizar torra em forno (que já modifiquei bastante, tudo isso tentando alcançar meu objetivo). O que percebi, na minha parca experiência (algo óbvio para muitos que se deram o trabalho de pesquisar um pouquinho em sites como sweetmaria etc), é que diferentes grãos de café (não falo apenas do tamanho) demandam diferentes perfis de torra.

 

O objetivo desse tópico, aos que toparem, é compartilhar experiências sobre torras de grãos de café comprado aqui no mercado brasileiro.

 

Inicio pelo café da Fazenda Manhumirim (da Nuance Cafés Especiais).

 

O citado café (talvez pelo tamanho dos grãos, que não é muito grande) é ótimo para realizar torras domésticas em equipamentos caseiros, como pipoqueira elétrica, forno etc. É um café equilibrado, que não possui acidez elevada, cuja torra é rápida e costuma ficar homogênea. O tempo ótimo no meu forno é de 13 a 14 minutos. Na pipoqueira, sem retardamento (veja método do rafarocks), deve alcançar o grau city+ - full city em torno de 6 minutos.

 

Outro café muito gostoso, mas não tão fácil de torrar em casa, é o café rapadura, do Marcelo (cafés vale do caxixe). Referido café é bem denso e tem um tamanho um pouquinho maior do que o café da Fazenda Manhumirim, mas, por outro lado, possui um sabor diferenciado (por isso ser considerado um café exótico pelo Marcelo), que lembra muito açúcar caramelizado (com um leve retrogosto de caldo de cana, quando torrado um pouco mais claro - city+). No meu forno, com a introdução de uma pistola de ar quente (heat gun) aos 12 minutos, demorou em torno de 17 minutos para chegar a um grau city+ - full city. Postei a foto no flickr, pois meu espaço aqui no forum já está cheio.

 

http://www.flickr.co...N05/8076676428/

 

Aguardo as opiniões de vocês, bem como experiências sobre outros cafés.

 

Abraços,

 

Guilherme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Interessantíssimo vídeo sobre o desenvolvimento de perfil de torra para um determinado café, com destaque para a utilização do cupping no processo. Com as devidas modificações (e decorrentes limitações), pode ser aplicado na torra doméstica, dependendo do método utilizado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...