Ir para conteúdo

Ajuda - negócio de café pequeno iniciante


Postagens recomendadas

Olá! Sou novo aqui no fórum, e no mundo dos cafés também. (não sei se o tópico está na seção certa, mas acho que se encaixa aqui)

Minha esposa está abrindo uma açaiteria por kilo, que sempre foi o foco principal. No ponto que será montada a loja vimos uma oportunidade, tanto de espaço físico em si (maior do que planejamos inicialmente) quanto de público, de expandir e colocar mais produtos pra lanche mesmo, tipo salgados e doces especiais (mas cardápio enxuto). E dentro disso queremos colocar uma parte de café que seja minimamente boa.

De início pensamos em ter espresso e variações, e queremos muito as bebidas com leite tipo cappuccino, latte, e versões geladas. Como dito, não sabemos muito ainda desse ramo mas estudando pra entender melhor dentro do possível... Estamos pensando em locar uma superautomática Jura XS90, que tem uma sistema de vaporização do leite. Vcs acham que ela consegue me atender? A loja não é grande, cabe no máx 25-30 pessoas, e o fluxo inicial não deve ser muito também... 

Resumindo, não vai ser exclusivamente uma cafeteria, o café seria um produto complementar. Mas também não quero entregar qualquer coisa, de qualidade ruim etc. Os impedimentos pra ter uma máq. profissional são o espaço mesmo (parte hidraulica nao colabora) e o fato de necessitar de uma mão de obra treinada pra isso, o que nao teremos no inicio... oq seria recomendado pra um lugar que o foco não é estritamente o café?

Pensamos em colocar algum método de coado tbm, mas ainda não sabemos qual o mais ideal...

Quanto ao grão, possivelmente será o Arte Café. Oq acham? (não encontrei muita info dele aqui no fórum) é "desperdício" usar um grão especial numa superautomática?

Muitas dúvidas, rsrs, mas quem puder ajudar agradeço muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro, tudo bom? Peço que complete seu cadastro, coloque teus dados, cidade, etc.

Depois pergunto, já fez uma pesquisa de preços para saber o preço que pode cobrar na xícara (de espresso e coado) na sua região? A superautomática mói o café, mas para o coado já levantou algum moinho interessante? Não seria melhor começar com um investimento, em tese menor, e começar com apenas coados?

Abraço e vamos falando ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mesquita disse:

Olá Pedro, tudo bom? Peço que complete seu cadastro, coloque teus dados, cidade, etc.

Depois pergunto, já fez uma pesquisa de preços para saber o preço que pode cobrar na xícara (de espresso e coado) na sua região? A superautomática mói o café, mas para o coado já levantou algum moinho interessante? Não seria melhor começar com um investimento, em tese menor, e começar com apenas coados?

Abraço e vamos falando ...

Oi, obrigado pela resposta! Um espresso em média de 4 a 8 reais. Coado não sei dizer com exatidão.
pensei inicialmente na maquina porque queremos algo que seja prático e rápido, entende? Pra otimizar a operação dos pedidos mesmo. Por isso a superautomatica
 
Mas sim, cogitamos os coados tambem! Comecei a olhar sobre moinhos ha uns dias, e tive dificuldade em decidir... teria q moer na hora, com regulagem do grão. E como disse, teria que ser algo mais rapido. Por isso tirei o manual da lista. E um moinho eletrico bom me pareceu ser muito caro... mas, de inicio, talvez um moinho mais simples e menor seja suficiente? A princípio me parece que o investimento talvez será maior, porque a superautomatica eu iria apenas alugar. 
 
Sobre os métodos, nao acho viavel ter muitos agora, por isso pensamos em cafeteira elétrica e prensa francesa, algo assim... nesse ponto ainda teria que pesquisar mais. Meu foco estava msm pra superautomatica kkk 
vou ver sobre essa questão da diferença de valor de venda entre o espresso e o coado

Obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, MaLeandrini disse:

Já considerou capsulas? 

Olá!

Cheguei a olhar sim, mas bem pouco...no lugar que vi alugam a máquina Nespresso com duas saídas, mas desanimei por causa do valor de cada cápsula (2,00) e por pensar que não teria tanta qualidade e atrativo do café em grão moído na hora etc.

aí no caso o leite seria feito no Aeroccino, que até me pareceu ser uma boa opção...inclusive cogito usá-lo mesmo com a superautomática, caso seja preciso vaporizar maior quantidade de leite de uma vez

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma seção de anúncios no fórum, tem vários foristas que também compram 'no mercado', em geral muitos colegas acabaram se especializando em analisar moinhos, máquinas, etc.. Você está em que cidade de Goiás? Goiânia? Tem colega forista bom que só na terrinha!

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Mesquita disse:

Há uma seção de anúncios no fórum, tem vários foristas que também compram 'no mercado', em geral muitos colegas acabaram se especializando em analisar moinhos, máquinas, etc.. Você está em que cidade de Goiás? Goiânia? Tem colega forista bom que só na terrinha!

Bons cafés!

Isso, Goiânia. Vou dar uma olhada na seção.

encontrando um bom moinho, qual vc acha q seria a melhor forma do coado? uma cafeteira elétrica de qualidade seria bom, pra início? dps iria incrementando com outros métodos...

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, sou meio que novato na parada tenho uns poucos anos de CDC; adoro café e o Clube do Café, o povo que tem aqui, mas tenho pouco conhecimento técnico. Gosto de pensar, me corrijam os mais vividos e entendidos, que o ideal seria começar com um moinho top, que fosse bom para os dois tipos de café.

Repito um mantra do CDC sem moinho bom não tem café bom. Então pense em um bom moinho usado ou em um Breville, que parece ser bom e ter consistência. Lembre que cada método é uma moagem, prensa francesa é pedregulho, v60 é mais fino, moka e Aeropress é mais um pouco ... por aí vai.

Recomendo ler o tópico dos moedores, comprar moedor não é fácil, abrir negócio menos ainda ...

http://forum.clubedocafe.net/forum/5-moedores/ 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...