Ir para conteúdo

Comparação entre mós cônicas


Carneiro

Postagens recomendadas

Um aficionado coreano colocou fotos e medidas das mós do Compak K10 e do Robur de 71mm (não o de 83mm):

 

Comparisons between Compak K10 68mm & Mazzer Robur 71mm burrs

 

Interessante que o diâmetro de saída (das laminas) é 49mm. Já desmontei o Pharos mais de uma vez e nunca havia medido, só reparado que grande parte é metal de suporte.

 

Curioso é que o tamanho de corte das planas é realmente o tamanho das mós. Só curiosidade mesmo, não quer dizer que uma é melhor que a outra etc - aliás, o padrão de corte é muito importante e só dá para saber o resultado na prática com boas comparações.

 

Fiquei curioso para saber o quão maior é a do 83mm, se dá uns 59mm ou menos... E mais ainda, curioso para saber o tamanho real das mós do BB005. Se dizem 48mm ou 49mm, qual será o diâmetro da base do cone? Rodrigo, desmonta aí! :lol:

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrs!

 

Um dia, um dia... desmontarei quando for fazer uma limpeza geral e também possivelmente tentar fazer um mod pra não reter café. Mas, Márcio, de fato essa medida externa das mós cônicas é mais um benchmark pra fins marqueteiros (na linha do quanto maior, melhor) que qualquer outra coisa. O Parrota, da Imprezza, fotografou lado a lado (ainda que sem desmontar o Bezzera) o típico conjunto de mós trespade, que equipa o Nemox Lux, Ascaso i-2, Isomac, Pasquini e tantos outros, e as mós do Bezzera BB005.

 

É bem fácil de observar que a mó externa do Bezzera é bem maior (48mm x 38mm do trespade), mas que parte dessa diferença de tamanho deve-se à maior massa de metal na periferia da mó do Bezzera. O diâmetro interno das mós do BB005 não é maior que o trespade na escala 48/38, mas menos. O quanto, não sei, mas menos. Nas fotos seguintes tiradas pelo Parrota fica claro, especialmente na última, quando há uma sobreposição das mós.

 

8080964114_e83656ff94_z_d.jpg

 

8080963956_25599fcf4c_z_d.jpg

 

8080964028_31241d69cc_z_d.jpg

 

http://www.kaffee-netz.de/marktplatz/33937-bezzera-bb005-m-hle-3.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Atualizando aqui:

 

Medi apenas o diâmetro interno da mó externa. Não tenho um paquímetro, então fiz uma medida indireta com um pedaço de cartão de visita que fui cortando até encaixar bem justo. Medi 40mm na parte interna superior da mó externa e 31,5mm na parte inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ah, que burro que eu sou! Não medi a base da mó interna pra comparar aqui...

Acho que deve bater nos 30mm a julgar pelo diâmetro interno da parte inferior da mó externa, mas agora só no próximo desmonte pra confirmar. :(

 

A título de comparação, as mós trespade de 38mm (Nemox, Ascaso) tem 26mm de diâmetro na base da mó interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...