Ir para conteúdo

Canalização


Gilberto

Postagens recomendadas

Gil,

 

Boa noite.

 

No PF vc notará quando o café sair meio que em forma de enxurrada.... um fluxo descontrolado e não aquele fio cremoso de café expresso sabe?

 

Já no Naked, vai espirrar café por toda a cozinha.... esguicha café em alta pressão, parecido com uma seringa com agulha e vc apertando o embolo com uma certa força, sacou?

 

Geralmente acontece quando a equação pressão, compactação e moagem não estão em harmonia.

 

Em sua maioria, acontece por problemas com moagem e compactação, além é claro da distribuição desuniforme de pó no filtro.

 

Ex:

 

Moagem pode estar muito grossa e consequentemente está tendo problemas em restringir a pressão da bomba.

Compactação pode estar desnivelada.

Distribuição de pó no cesto pode estar sem uniformidade.

 

e por aí vai....

 

Confira tudo usando o Naked que você descobre qual variável está errando ;)

 

Abração

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um, cortesia da casa.

 

 

Nem sempre acontece, necessariamente, esguichos pra todo lado em caso de canalização. Algumas vezes simplesmente o fluxo não se distribui uniformemente pelo filtro, ficando mais em um lado ou em outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O local que canaliza é fácil de ver com o naked porque a coloração muda rapidamente. Como o ponto canalizado se torna uma brecha no bolo a água acaba passando rápido e com pouco conato com o pó, o que torna o fluxo mais claro e ralo.

 

A extração vista por baixo deve ser uniforme em toda a extensão do filtro, em termos de cor e textura do fluxo. Se há grandes diferenças é porque uma parte canalizou.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava vendo aquele video que eu havia colocado no tópico filtros naked, e embora mal filmado, me pareceu que não canalizou. Os meus bolos estão sempre saindo inteiros, vou reparar. Os buracos da canalização vão ficar maiores na parte de cima ou de baixo do bolo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Não sei onde exatamente postei, mas quero revisar uma opinião minha sobre canalização na Gaggia Dose, com a OPV fixa em 11bar. Falei certa vez que os duplos extraiam melhor a 17g com o filtro duplo original da Gaggia, mas acho que eu estava errado.

 

Experimentando mais com a dose, percebo que os duplos extraem muito bem na faixa de 14g, dificilmente canalizando mesmo sem grandes cuidados no preparo do bolo. Aumentando a dose para o limiar superior do filtro, o que parece acontecer é justamente o contrário: vacilou, canalizou, ou pelo menos esguichou, mesmo que pouco.

 

Parece - e agora começo a entender isso melhor - que todo equipamento tem suas margens de tolerância, ou dito de outra forma, que opera com mais tranquilidade dentro de certas fronteiras. Não que seja impossível operar fora dos limites de projeto, mas a chance de encontrar dificuldades extras é maior ultrapassando-os.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigão,

 

Porque não tenta os singles? Faça como eu e outros "Gaggieros" do CdC. Compre um filtro La Marzocco e seja feliz.

 

Brincadeiras à parte, desde que voltei aos singles e dessa vez usando o filtro LM tudo virou flores. Não lembro mais o que é uma canalização. Aliás o single traz outra vantagem que é a estabilidade térmica já que o volume extraído é metade do duplo, o que também derruba a quantidade de água fria injetada na minúscula caldeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas claro, Leo. Tô encomendando o single da LM e mais uns outros filtros da espressotec. Depois vou comprar o funil+tamper que o JC vai fazer (tomara!) e daí vou adentrar o mundo simples! :)

 

Mas pelo menos com a Gaggia Dose, com 14g não canaliza!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa Rô, e achei que vc já sabia disso.... eu só faço duplos com 14 gramas ou no máximo 15g e não sofria com canalizações não.....

Realmente 17 ou 18 gramas dá em erros sim.

Porém, e claro, com 14 gramas tem que mexer na moagem senão não tolera os 11 bar.

 

Fiz o tamper com 41 mm e estou extraindo os singles no da LM com 7 ou 8 gramas no máximo.

Como diz o Léo..... só flores.

 

Bjão

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, e eu que nunca coloquei menos que 18/19 grs no duplo da Gaggia, o único café que já coloquei 17 grs são da Starbucks que são super expandidos e não cabe mais que isto no filtro. De qualquer forma vou tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O perfil de sabor claro que mudará, Gilberto, mas aposto que a extração ficará mais tranquila. Aliás, você tem um Rocky. Saiba que o Rocky é considerado um moedor excelente da faixa de moagem dos 12-14g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou experimentar amanhã, embora não esteja com nenhum café bom aqui em casa, estou fazendo um blend de um tal CAFÉ DO CENTRO que acha aqui em São Paulo e um carvão da Starbucks, mas que embora oleoso dá uma mistura legal, agora estava no 8 de regulagem, para 14 grs devo ter que cair lá para o 5, vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil (já que estamos no rô, fô e etc),

 

Eu tô usando o padrão de 16g na minha gaggia, moendo fino com o MD40 e o shot tá excelente, 27 segundos.

 

Quando coloquei 19g (faz muito tempo) quase que não saia café, pensei que a gêmeazinha ia explodir por cima. rsrsrsrsrsrs.

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, se servir como guia... O Jim Schulman, pra extrair um duplo de 50 ml (com crema) a partir de uma dose de café de 13,5g, usava um ponto acima do marco zero do Rocky. Claro que isso era com a Silvia e com o café que ele testava, mas só pra dar um ponto de referência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, eram duas Sílvias com PID. Acho que ele começou os testes com os titans com a Elektra, mas pra fazer os duelos de moedores com o Robur - analítico como o Jim é - ele parametrizou uma série de coisas, mais ou menos resumidas no parágrafo abaixo:

 

The ring in this case is two identically set up, PIDed and OPVed Silvias, pulling a home roasted blend of Biloya, Ismaili, Yellow Bourbon, Cenaproc, and Aged Sumatra. Each day, the contender and the Robur will go four rounds, twice at 16.5 gram doses, twice at 13.5 gram doses. I'll shuffle the baskets, taste blind, and score the shots relative to each other, -3 to +3, on crema appearance, crema depth, flavor and body. 0 is a tie, 1 is slightly better, 2 is distinctly better, 3 is a knockout.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz o café com 14 grs no filtro " duplo e meio" da Gaggia, normalmente deixo a regulagem do Rocky entre 7 e 9 mas neste caso já fui logo para o 4, saiu em 35 s , poderia ter deixado no 5, agora o bolo que sempre sai seco desta vez saiu molhado como costuma acontecer com os singles. Agora, gozado o Rocky, quando chegou o zero era no 3 e 1/2, agora o zero real esta no 1, algum desgaste imagino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ha sim, o café ficou bom. Agora o volume de café em pó no Pf ficou muito baixo, da maneira que eu vinha fazendo colocando de 17 a 20 grs e ajustando a moagem normalmente o pó ficava alinhado com a parte superior do filtro, antes da compactação claro, mas retirando 4 grs e moendo mais fino o pó em volume deve ter caído uns 40%, preciso me acostumar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, o filtro duplo que veio na Gaggia Dose não comporta mais que 18g nem a pau, que já começa o bolo a tocar no chuveiro ao fechar. Será que o chuveiro da Dose entra mais fundo no filtro que o da Twin? Mais provável que o filtro seja diferente, pois acho que os grupos das Gaggias são iguais. Talvez o Rocky produza um pó menos volumoso que o meu moedor, não sei.

 

A propósito, não sei o filtro da LM, mas os filtros duplos italianos comuns costumam ter a dose nominal entre 12-14g. Claro que hoje utilizamos máquinas projetadas pro estilo tradicional italiano de fazer espresso com doses mais altas de café de torras mais claras inspiradas pela 3a. onda. O fato de a dose ficar baixa no filtro não é deletério, pois é assim que sempre os italianos usaram; se o gosto na xícara não ficar bom, aí é outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gosto ficou bom, eu tenho um filtro de 12 grs que comprei na espressotec e usei ma vez só, vou dar uma comparada, mas a priori é bem mais baixo, mas como o Thiago disse, talvez 16 grs fique bom, com o bolo saindo inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...