Ir para conteúdo

Orion Espressione ou alguma outra?


Postagens recomendadas

Boa tarde. galera.

Sou novo aqui no fórum porem nem tanto nesse mundo maravilhoso do café. Mas apesar de tomá-lo há muitos anos, meu paladar continua sendo meio leigo rs.

Comecei pelo famoso cafezinho da vó (clássico, coador) e já tive uma Dolce Gusto e atualmente possuo uma Nespresso Pixie. Mas eu sou louco pra fazer um upgrade e pegar uma maquina automática, daquelas com moedor de grão e as outras firulas :lol:

Dei uma pesquisada por ai e encontrei a Orion Espressione 620T, a qual me interessou bastante pelas especificações (e também pelo vaporizador, minha esposa gosta bastante de capucino).

Porém, tenho algumas duvidas: essa Orion seria um bom investimento pelo que procuro? Tem outras opções melhores (na mesma faixa de preço)? Ou eu deveria investir em outro estilo de maquina?

Desde já, agradecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavosaviano, bem vindo ao Clube do Café.

Embora eu não faça parte do pequeno contingente de donos de máquina superautomática aqui no Clube, posso dizer que o Grupo Espressione não é bem um fabricante de máquinas de café, mas sim uma empresa de branding. Eles simplesmente encomendam equipamentos em OEM e mandam colocar a marca deles, sem participar do processo de engenharia ou desenvolvimento do produto (em alguns casos, parecem participar da parte estética e interface de usuário). A despeito de seus executivos serem oriundos do mercado de café, não parece se tratar de uma empresa que vise o incremento da qualidade da bebida, mas tão somente em aproveitar as brechas do mercado com o melhor lucro possível, focando excelência em outras áreas que não a da qualidade da bebida.

Todas empresas do mercado visam lucro, claro, mas marcas tradicionais como Gaggia, Jura, Delonghi etc. tendem a se preocupar com a reputação de entregar a melhor bebida para cada faixa de preço que atendem.

Atente para o fato de que a própria Espressione começou fazendo "rebranding" de equipamentos Aríete, que é a linha "popular" da Delonghi. Com a possibilidade de maior lucratividade, passaram a encomendar equipamentos diretamente de fornecedores "inovadores" na China, como parece ser o caso desse modelo listado por você. Isso não é um problema por si só, muitas das grandes marcas trabalham com fornecedores chineses, mas apenas muito recentemente os equipamentos de café desenvolvidos naquele país começaram a oferecer resultados aceitáveis, tanto que a própria Saeco (detentora atual da Gaggia, e do grupo Philips) começou recentemente a comercializar alguns modelos chineses de baixo custo no mercado profissional, utilizando soluções atípicas e ainda longe de serem comprovadas como confiáveis no longo prazo - daí os preços abaixo da média para atrair "cobaias".

Sugiro fortemente procurar equipamentos das "tradicionais" Gaggia, Jura e Saeco, ou pelo menos Delonghi e Spidem, na mesma faixa de preço que pretendia investir na Espressione. Assim terá melhores chances de conseguir boas xícaras.

Sugiro que leia os tópicos da área para iniciantes para decidir se quer mesmo seguir o caminho das Superautos ou se preferirá se arriscar pelo caminho do preparo manual "à la barista" (com investimentos maiores de $$$ e tempo), e depois foque sua atenção no tópico sobre Café Torrado. É fundamental usar cafés de boa qualidade, bem torrados, e de torra fresca (menos de 1 mês, mas preferencialmente com poucos dias de torra) para os espressos "darem certo". Há muitos fornecedores bons online, citados no Clube, sendo alguns inclusive membros.

Boa pesquisa.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Cabral disse:

@gustavosaviano, bem vindo ao Clube do Café.

Embora eu não faça parte do pequeno contingente de donos de máquina superautomática aqui no Clube, posso dizer que o Grupo Espressione não é bem um fabricante de máquinas de café, mas sim uma empresa de branding. Eles simplesmente encomendam equipamentos em OEM e mandam colocar a marca deles, sem participar do processo de engenharia ou desenvolvimento do produto (em alguns casos, parecem participar da parte estética e interface de usuário). A despeito de seus executivos serem oriundos do mercado de café, não parece se tratar de uma empresa que vise o incremento da qualidade da bebida, mas tão somente em aproveitar as brechas do mercado com o melhor lucro possível, focando excelência em outras áreas que não a da qualidade da bebida.

Todas empresas do mercado visam lucro, claro, mas marcas tradicionais como Gaggia, Jura, Delonghi etc. tendem a se preocupar com a reputação de entregar a melhor bebida para cada faixa de preço que atendem.

Atente para o fato de que a própria Espressione começou fazendo "rebranding" de equipamentos Aríete, que é a linha "popular" da Delonghi. Com a possibilidade de maior lucratividade, passaram a encomendar equipamentos diretamente de fornecedores "inovadores" na China, como parece ser o caso desse modelo listado por você. Isso não é um problema por si só, muitas das grandes marcas trabalham com fornecedores chineses, mas apenas muito recentemente os equipamentos de café desenvolvidos naquele país começaram a oferecer resultados aceitáveis, tanto que a própria Saeco (detentora atual da Gaggia, e do grupo Philips) começou recentemente a comercializar alguns modelos chineses de baixo custo no mercado profissional, utilizando soluções atípicas e ainda longe de serem comprovadas como confiáveis no longo prazo - daí os preços abaixo da média para atrair "cobaias".

Sugiro fortemente procurar equipamentos das "tradicionais" Gaggia, Jura e Saeco, ou pelo menos Delonghi e Spidem, na mesma faixa de preço que pretendia investir na Espressione. Assim terá melhores chances de conseguir boas xícaras.

Sugiro que leia os tópicos da área para iniciantes para decidir se quer mesmo seguir o caminho das Superautos ou se preferirá se arriscar pelo caminho do preparo manual "à la barista" (com investimentos maiores de $$$ e tempo), e depois foque sua atenção no tópico sobre Café Torrado. É fundamental usar cafés de boa qualidade, bem torrados, e de torra fresca (menos de 1 mês, mas preferencialmente com poucos dias de torra) para os espressos "darem certo". Há muitos fornecedores bons online, citados no Clube, sendo alguns inclusive membros.

Boa pesquisa.

Puts, eu nao tinha a menor noção que a Espressione funcionava assim. Ela e uma TLC (televisao) dos cafés então, vou é correr disso! rs
Valeu pelo toque, Cabral!

Agora em relação as marcas sugeridas, eu gostei bastante das Gaggia, dei uma olhada nos modelos la no site deles mas, infelizmente, não achei todas as opções pra comprar aqui na terrinha. E das que achei, me interessei pela ANIMA PANNARELLO, primeiro pelas funcionalidades e pela variedade de bebidas (além, obviamente, do expresso) e também pelo tamanho e estética (ooo máquina bonita rs) porém ela é bem mais salgada que a irmã, a ANIMA PANNARELLO (1k bonoro acima). 

Dessas duas automáticas, qual você recomendaria mais? Ou melhor eu procurar pelas Jura e Saeco?

 

Quanto a produção manual que você mencionou, com certeza irei partir pra esse ramo mas não prevejo isso acontecer num futuro próximo. Logo, vou investir numa automática ate eu entrar de verdade no mundo "barista" :D

E já estou com vários tópicos favoritados sobre cafe torrado aqui, serão leituras obrigatórias! nos tempinhos do dia a dia,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavosaviano, pois é, essas "juntadas" de empresas são complicadas. Algo para tomar cuidado ao comprar.

Gosto muito das Gaggia, mas confesso que não encontro deméritos nas Jura ou nas Saeco, quando comparamos equipamentos equivalentes. As Jura tem fama de dar menos manutenção, mas não posso comentar quanto à veracidade do boato.

Você menciona os mesmo modelo duas vezes, mas deduzo que estivesse querendo comparar a "elétrica" (~R$3000) com a "panarello" (~R$3300). 

Não sei onde vc achou os preços, mas segundo Google, Zoom e Buscapé, ambas estão saindo mais barato do que a Orion (~R$3500) que você indicou inicialmente. E a diferença média entre as duas Gaggias que citei é de apenas 300 reais.

Se entendi algo errado, por favor, me corrija...

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...