Ir para conteúdo

Espressione Titan ou outro?


Ramon Frohlich

Postagens recomendadas

Boa noite!

 

Cá estou eu novamente, perguntando e perguntando, e dessa vez, não é algo perto, é apenas uma meta, visto que a grana está curta...

 

Estou aqui pra perguntar se vale comprar o Espressione Titan... Ví que ele está por 329 no Extra... e que o Krups GVX208 está 199 no Extra também...

O que vale comprar? Qual dos 2?

 

Tenho uma chef crema silver, com um filtro single despressurizado(aguardando chegar o duplo pra despressurizar também)... e um moinho qualquer, manualzinho, aqueles mais de enfeite....

Já postei dizendo que não conseguia crema, etc, fato é que, além da variação da temperatura da maquina, o moinho só atrapalha... e é ruim moer na hora no manual, é meio demorado, as vezes enche o saco, tirando que ele não é bom como um Hario Mini né ....

 

Não pretendo gastar mais que 300 reais, e não vai ser tão cedo... coisa pra pensar nos proximos meses...

 

Alguma sugestão fora do gvx208 ou titan?

 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

 

Compra o Krups, muitos o tem, inclusive eu e até o momento sem problemas.

 

É um bom moinho.... ARNO é a fabricante se não me engano.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema com o KRUPS é que se o seu porta-filtro for despressurizado ele talvez não de conta do recado.

 

Obs : o espressione titam também muito provavelmente não conseguira dar conta também , veja se você consegue esticar um pouco se orçamento e comprar um baratza com o Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou indeciso nos 2... o baratza mais baratzo é por volta de 900, fica muito fora do meu orçamento, mas é a certeza de qualidade né...

 

Lima, o Hario é manual, o que eu 'cansei', não sei, é ruim vc por os grãos e ter que ficar ali rodandinho, eu faço espresso 1 vez por dia, mas normalmente tem 3 pessoas em casa

então faço logo 3 shots duplos no pressurizado(por causa do moinho não dar conta)

 

O Krups não vai bem com o despressurizado? :\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou indeciso nos 2... o baratza mais baratzo é por volta de 900, fica muito fora do meu orçamento, mas é a certeza de qualidade né...

 

Lima, o Hario é manual, o que eu 'cansei', não sei, é ruim vc por os grãos e ter que ficar ali rodandinho, eu faço espresso 1 vez por dia, mas normalmente tem 3 pessoas em casa

então faço logo 3 shots duplos no pressurizado(por causa do moinho não dar conta)

 

O Krups não vai bem com o despressurizado? :\

 

Não é que não vai bem, até tenho um e posso te dizer que é um ótimo moedor pela sua categoria, mas é que se der para ir de baratza é melhor entende ?

 

Também concordo com você que o hario quando se quer tirar shots seguidos ele é bem chatinho

 

Então se não podes aumentar o seu orçamento no momento vá de KRUPS , que é um bom moedor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tentei o KRUPS em filtros despressurizados, mas quando usava ele com a poemia ( pressurizado ) ele ia muito bem . É que tenho a impressão que ele talvez não moa tão fino quanto espresso demanda, mas é melhor você ouvir a opinião de outras pessoas que já o utilizaram em despressurizado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o krups é um bom moedor? sim

podera te dar bons expressos em filtros comerciais? talvez sim e talvez não.

vai depender de algumas variáveis entre elas um café fresco.

só que a chance de vc desapontar com ele pra expresso é grande.

agora posso falar que ja usei num filtro pressurizado e realmente ele é ótimo nesta proposta.

Alexandre Velloso! ta na hora de fazer um descontinho pra galera do CDC ter seu primeiro moedor hein!!!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston, o significado de "desapontar pra expresso é grande"...

quer dizer que? Ele moi fino ou grosso demais? Limitações da minha Silver?

 

 

 

 

É Lima, eu na real vou manter um filtro pressurizado pro pai usar quando quiser, e os nao-pressurizados pra eu usar com o moinho...

Eventualmente vou moer pra french press, não sei se vai ser bom, ou vou ter que aprender a usar meu manual pra french press, que creio eu é menos exigente...

 

As vezes dá vontade de arriscar um coado com um café melhor, moído na hora, mas não sei a moagem correta, e com um moinho eletrico é beeem mais facil experimentar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele pode nao moer fino suficiente para um expresso em filtro comercial e neste caso te desapontar. Falo por experiencia que lembrei agora tentando usar ele com a Ascaso dream.

por isso, vc pode acabar gastando, mais uma vez e ver que se arrependeu.

agora pra filtro pressurizado ele funciona muito bem.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramom, vamos lá.

 

O Krups é um moinho que mói grosso tipo areia até fino tipo talco.

 

O problema é que ele não entrega consistência em qualquer nível de moagem, ou seja, granulometria desuniforme.

 

Eu tenho um e iniciei com uma Chef Crema e uma Mondial C 08 a tempos atrás e consegui excelentes shots. ( Com ambos os filtros )

 

Quando vc não tem o melhor, vc aprende a tirar o máximo proveito do que tem, entende?

 

Vai por mim.... Excelentes grãos frescos, torra descente, bastante treino, Krups e Silver = Bons expressos sim!!!

 

Pode comprar sem medo de errar.

 

Quanto ao filtro pressurizado ou despressurizado, com o treino vc vai achar o seu ponto de equilíbrio.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, tirar o melhor do que tenho, só que pra isso preciso de algo que me entregue resultados 'fixos', digamos assim...

Com o meu moinho atual nao tenho isso, ele pode desrosquear e já era hahaha

 

Eu tenho uma Chef Therma(a cafeteira normal, filtros de papel), e vou vende-la provavelmente, e nisso eu compro o Krups, Vai levar um tempo, talvez alguam magica aconteça e eu possa pegar um baratza, aí tudo muda

 

Obrigado pelos esclarecimentos... descartado o espressione!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo o problema do Ramon. A diferença de preço entre o Krups e o primeiro moedor realmente consistente capaz de moer pra espresso (digamos que seja o Encore) é de várias unidades do Krups!

 

Com o Krups é acessível, acho que ele não perderá dinheiro em comprá-lo, especialmente porque poderá tentar operar com os dois filtros (pressurizado e despressurizado). Com o pressurizado é certo que funcionará a contento, dentro do que os filtros pressurizados se propoem a fazer. E se funcionar no despressurizado, tanto melhor. Fora de que poderá utilizar o Krups pra outros métodos de extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Ramon!

 

Corroborando as experiências dos colegas, o Krups até que dá boa conta do recado com filtro despressurizado, se o café for fresco e a torra média ou clara. TIve péssimas experiências com torra escura e com café que tinha mais de 1 mês de torra.

 

Tenho um como "reserva" e como "portátil" (pelo custo) e já consegui bons shots com a Gaggia Baby Class e até com a Viva! Gaggia com filtros comerciais.

 

Em termos de uniformidade, acho que o Krups, se deu melhor com grãos "menores", funcionando muito bem com os grãozinhos "moka" inteiros (peneiras 9 a 11). Grãos normais até peneira 14 foram bem, mas médio-grandes, acho que peneira 15 ou maior, mesmo com moagem fresca e clara, ficam "pulando" e se quebram de modo diferente, dando menos uniformidade e mais "lascas" no meio do pó.

 

Faltam regulagens intermediárias, mas isso dá pra compensar suficientemente na dosagem. Acho mesmo que os mós planos do Krups dão mais uniformidade que os mós cônicos do Ariete/Espressione que tinha embutido na Café Roma Deluxe, que é uma máquina bem cara pra sua categoria.

 

Só recomendo que procure melhor, pois dias atrás recomendei o Krups a um amigo, que o comprou por R$ 130 numa promoção do Submarino (era pra usar com as Nuova Moka da Bialetti - moer os grãos na hora em vez de comprar moido no supermercado - mas ele acabou de comprar uma Gaggia Baby Class numa promoção do shoptime - o bichinho do café o mordeu). Use o Buscapé, que de vez em quando ele "embute" descontos de até 15% na loja encaminhada.

 

Boa caçada e boa compra!

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um moinho Krups e quando despressurizei os filtros da minha C-08 tentei, por diversas vezes, em diversas moagens diferentes, mas não consegui extrair um espresso decente. Não tive outra alternativa: comprei outro moinho. Escolhi o Rancilio Rocky (comprei com a Alexandre). Posso dizer que foi a melhor escolha que fiz. Um salto de qualidade absurdo. Valeu cada centavo! Hoje consigo extrair excelentes espressos de forma constante, ou seja, sempre, sem surpresas!

Opinião minha: não compre o Krups (a não ser para outros métodos de extração). Para expresso: Baratza ou Rocky!

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corroborando as experiências dos colegas, o Krups até que dá boa conta do recado com filtro despressurizado, se o café for fresco e a torra média ou clara. TIve péssimas experiências com torra escura e com café que tinha mais de 1 mês de torra.

 

Mas aí é covardia! :)

Com torras escuras e cafés velhos é difícil a bebida ficar boa com qualquer equipamento. Torras escuras só se for um café que se adapte bem a esse tipo de torra, coisa que ainda não tive a felicidade de provar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um moinho Krups e quando despressurizei os filtros da minha C-08 tentei, por diversas vezes, em diversas moagens diferentes, mas não consegui extrair um espresso decente. Não tive outra alternativa: comprei outro moinho. Escolhi o Rancilio Rocky (comprei com a Alexandre). Posso dizer que foi a melhor escolha que fiz. Um salto de qualidade absurdo. Valeu cada centavo! Hoje consigo extrair excelentes espressos de forma constante, ou seja, sempre, sem surpresas!

Opinião minha: não compre o Krups (a não ser para outros métodos de extração). Para expresso: Baratza ou Rocky!

Abraço!

Eu tenho um moinho Krups e quando despressurizei os filtros da minha C-08 tentei, por diversas vezes, em diversas moagens diferentes, mas não consegui extrair um espresso decente. Não tive outra alternativa: comprei outro moinho. Escolhi o Rancilio Rocky (comprei com a Alexandre). Posso dizer que foi a melhor escolha que fiz. Um salto de qualidade absurdo. Valeu cada centavo! Hoje consigo extrair excelentes espressos de forma constante, ou seja, sempre, sem surpresas!

Opinião minha: não compre o Krups (a não ser para outros métodos de extração). Para expresso: Baratza ou Rocky!

Abraço!

Correção: para expresso (com filtro despressurizado) : baratza ou rocky
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhem só que situação.

 

As experiências variam bastante. Técnica, estilo, gosto pessoal, máquina, disponibilidade de grãos, tipo de água... Fica difícil estabelecer um padrão, não acham? Temos de levar o fator GRANA a sério. Abaixo de 300 reais, não tem como comprar um Baratza, um Rocky, um Mazzer ou um Bezerra... Entre os dois que ele perguntou, o Krups parece melhor e é inclusive mais barato. Foi nesse o foco de meu comentário.

 

Dá pra comparar com o Vario Home da Mahlkönig que eu uso no dia-a-dia? Não, claro que não. Mas ele não quer, ou não pode no momento, gastar 2000 reais num moinho. Só pra mantermos o foco da abertura do tópico. Não é pra determinarmos qual o melhor moinho, mas qual está dentro dos interesses dele.

 

Nessa faixa de grana, pra ter qualidade, eu recomendaria o Hario Mini, manual, mas o Ramon já deixou claro que cansou de moer na mão.

 

Se o Ramon está usando um daqueles moinhos manuais "de enfeite", que imitam moedor antigo, com caixa e gavetinha de madeira embaixo, e topo de latão imitando bronze, posso dizer que também tenho um (comprado na DealExtreme por menos de U$ 14, aliás). Tem mós cônicas e a regulagem se dá um parafuso no alto, que gira num fuso quando a alavanca é destravada, regulando a proximidade dos mós. Por falta de qualidade, o eixo central mexe e a moagem é irregular pacas. Com uma lámina de fixação cruzada, ficou tão estável e com moagem tão regular quanto a do Gaggia MM, mas duvido que ele tenha feito esse "mod". Tendo isso como referência, o Krups será MUITO melhor. Se o manual for desse tipo, estou certo que será um bom upgrade, por menos de R$ 180,00, se comprar no Walmart via Buscapé. Se tiver ClubeUol cai mais 10%.

 

Ah, é bom observar que filtro comercial não funciona exatamente do mesmo modo que filtro "despressurizado". O "comercial" é não-pressurizado desde sua concepção, logo a quantidade de furos, sua distribuição e diâmetro são calculados diferentemente da tela superior de um filtro pressurizado, que conta com a segunda etapa, afuniladora, para acrescentar pressão e criar a "espuma" que substitui a crema verdadeira. Logo, "despressurizar" um filtro da resultados diferentes de usar um filtro comercial. Falo por experiência própria. É tão diferente quanto mudar de um filtro comercial "convencional" para um VST. Comprei um VST e tenho de fazer tudo diferente pra ter bons cafés na mesma Gaggia Baby Class.

 

Assim, vamos considerar todas diferenças em nossas experiências e colocá-las à disposição de Ramon, sem deixá-lo louco com ambiguidades.

 

Abraços a todos!

 

Carpe Coffea!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei a ler este conceituado CDC achava que estavam exagerando! A maioria falava em moinhos Baratza e Rocky! Comprei o Moedor Cadence de lâminas e o café ficava razoável apenas se adicionasse leite. Depois, comprei o Krups achando que iria resolver meu problema pois minha referência era os cafés que tomava nas cafeterias daqui de minha cidade. Resultado: outra decepção. Constatei que era pura teimosia minha querer um café de qualidade com moinhos ruins. Não que eles não atendam, mas vai depender do teu nível de exigência!

 

Daí pergunto, qual o teu nível de exigência, Ramon?

 

Respondendo isto a decisão ficará mais fácil!

 

Lembro que nem todos tem a grande experiência dos nobres colegas: fogo ruivo, cabral, Rodrigoks, ruston, rlima, dentre outros. Portanto, para quem ainda tem pouca "rodagem" com espressos é bom também ponderar isto. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Krups, o Kyocera CM-45 e o Nemox Lux. Bom, se você pediu opiniões, aqui vai a minha: Se sua intenção é tirar um café espresso em filtro despressurizado, não compre nem o krups nem o titan. Espere um pouco, guarde e junte mais dinheiro e compre um moedor que vá lhe entregar resultados consistentes (com pouco particulado e boa granulometria). O Krups dá para fazer um bom café coado, mas não lhe dará a consistência que um espresso precisa para sair redondo na xícara usando o filtro despressurizado. Se não quer gastar muito e for tirar apenas espressos, prefira comprar o hario ou o kyocera. Acho que tem até uma pessoa anunciando um hario aqui no forum. Tinha falado para você comprar o Titan, mas, depois, descobri que tem mais de um moinho com esse nome - titan. Pesquisei melhor e vi que são diferentes o da espressione e o da saeco (embora tenham o mesmo nome). Portanto, não sei se o moinho da espressione possui mós cônicas (que seriam melhores do que as do krups GVX2). Se forem as mesmas mós (que é o que comumente acontece: veja que o krups, o da breville (o de entrada), o gaggia mm e o da cuisinart (o de entrada) possuem as mesmas mós - http://www.coffeeco.com.au/articles/september2002.html), não vale a pena pagar mais caro pelo espressione. Abaixo, fotos das mos do SAECO TITAN e do KRUPS GVX-2 e companhia:

SAECO

burr.jpg

KRUPS GVX

emide%20burr%20set.jpg

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, então, se eu não comprar o Krups, existe algum outro moinho que supra as necessidades de um espresso, e que seja mais barato que o Encore(899,00)?

 

Ou o salto é esse mesmo? Dos 200 Krups pra 900 do Encore?

 

 

Vou considerar comprar o Krups ainda, pra ver o que sai na Silver, e ver a moagem pra um coadinho melhor, moka e a minha french...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Aquele artigo referido pelo Guilherme Torres é muito esclarecedor quanto aos mós dos moinhos... Ótimo!

 

Considerando uma acuidade tecnicamente precisa de tais referências, e respondendo de maneira direta sua pergunta, Ramon, não conheço nenhum intermediário que valha a pena. Achei que o MM (que peguei emprestado e usei por algumas semanas) não teve resultados melhores do que o Krups, embora custe perto de R$ 400,00 aqui no Brasil. Seria um aparente intermediário. Mas se são os mesmos mós dos outros, não sei se a mecânica é tão melhor assim a ponto de justificar gastar mais dinheiro na mesma classe de produto. E olhe que fiz a opção de pagar mais caro num Mahlkönig Vario, que é exatamente o mesmo moedor, com os mesmos mós do Baratza Vario, só por conta da mecânica ser alemã, contra a montagem sino-americana da Baratza. Nessa faixa de investimento, achei que valia a pena pagar um pouco mais caro.

 

Alguém aí conhece um meio termo que realmente valha a pena???

 

Pra comprar um moinho mais simples, creio que você deva estar conciente de que será provavelmente um gasto com algo temporário. Assim que você aprender a fazer cafés melhores, vai chegar no limite do Krups e vai querer melhorar, sem consegui-lo. Mas tem gente que demora 2 dias pra se incomodar, outros 2 meses, e talvez alguns nem sintam necessidade de trocar, mesmo depois de 2 anos. Vale a pergunta de Silvelândio: quanto você é exigente, observador e dedicado ao ritual do café?

 

Sobre investir mais, juntando dinheiro pra já comprar de saída um moinho melhor, nem preciso dizer que concordo plenamente com todos colegas que já o aconselharam. Minhas recomendações se basearam na sua premissa de estar cansado do manual e querer um agora, automático, abaixo de R$ 300,00.

 

Nunca testei o Encore, mas nessa faixa de preço dá pra comprar um Gaggia MDF (R$ 900 na Jovial ou até menos de R$ 750 no ML, quando aparece). Se as avaliações do Coffeegeek estão corretas, o MDF é comparável ao Baratza Virtuoso, que parece superior ao Baratza Encore. Acredito ser uma relação custo-benefício melhor. Mas isso é só para o caso de você decidir juntar dinheiro e esperar...

 

Caso vá comprar agora algo abaixo dos R$ 300, sem querer investir num equipamento de pelo menos R$ 900, mantenho minha avaliação positiva da relação custo x benefício ser mais interessante no GVX2 da Krups do que nos outros da mesma categoria, pelo menos no momento. Mas como sempre digo, cada um de nós tem sua opiniões e métodos de escolha. No final das contas, o fardo da decisão é seu, Ramon... ;)

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado... dizer o próprio nível de exigência é complicado. Depende muito da própria experiência, e da evolução da própria ao longo do tempo e ao somar dos goles.

 

Arrisco dizer que se o Ramon está neste forum pesquisando como melhor aplicar o seu dinheiro pra tomar o melhor café ao seu alcance, ele é tão exigente quanto qualquer um de nós, ou seja, tão exigente quanto o próprio horizonte de conhecimento permite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado você dizer o seu nível de exigência? Cada um tem o seu, isso é muito pessoal.

O Ramon declarou o dele ao dizer:

"Vou considerar comprar o Krups ainda, pra ver o que sai na Silver, e ver a moagem pra um coadinho melhor, moka e a minha french..."

Sendo assim, em minha humilde opinião, deve comprar o Kups! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, Silvelândio, compreendo perfeitamente. :) O que tentei dizer é que o perfil de quem frequenta este forum, que pesquisa o melhor jeito de utilizar o seu equipamento (geralmente limitado apenas por razões econômicas), que procura cafés frescos, que conversa sobre cafés, que investe seu tempo em melhorar o seu café, é de pessoas exigentes e perfeccionistas. O quão exigente é que vai mudando ao longo do tempo.

 

O Ramon no fundo só quer a melhor maneira de aplicar os seus recursos, que não são (ou não devem ser) ilimitados. Eu mesmo se estivesse queimando dinheiro comprava um Mazzer Robur e uma GS/3, mas.... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Rodrigoks. Para a tomada de decisão, é muito importante ver (ler) vários pontos de vista. Digo até por mim que sigo aprendendo com todos daqui, inclusive contigo.

Apenas com a intenção de ajudar. ;)

 

Abração a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato é difícil dizer o nível de exigência, e o que eu quis dizer com a utilização à parte do espresso, é 'tirar proveito dos outros equipamentos disponíveis", visando conhecer as outras técnicas, experimentando 'da melhor maneira possível'

coisa que não consigo com o meu enfeite de moinho...

 

Belas palavras Rodrigo!

 

Silvelandio, me arrependi logo de cara, pq mal troquei a minha Cadence(uma maquina horrível) e ja comprei a Silver, que apesar de uma boa maquina, é ruim de despressurizar... devia ter lido muito mais aqui antes, e ver que a mondial é 'mais facil'...

Como disseram aqui, que o krups é suficientemente bom pra outros métodos, estou disposto a experimenta-lo para esses outros... e tentar no espresso, bom o resultado ou não, é aprendizado, e posterior influência em alguém que esteja prestes a fazer o mesmo...

 

Se for pra eu comprar o Baratza, só no ano que vem, comprando o krups 'já' ou não, não faz tanto a diferença...

 

Provisoriamente pegar o Krups e depois investir no Encore... acho que ficaria bom...

 

 

De qualquer modo, agradeço a todo mundo que postou aqui, opiniões divergentes acrescentam conhecimento sempre, juntam-se pontos de uma ou outra e por aí vai....

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...