Carneiro Postado 8 Novembro 2011 Denunciar Share Postado 8 Novembro 2011 (editado) Olá! Estou vendendo a Elektra Microcasa a Leva que tenho. Essa máquina que iniciou meu gosto pelas manuais e como está funcionando muito bem acho que ela merece ser usada todo dia. Fabricada em 2003 mas praticamente zero quando comprei. Usei bastante no início, mas depois com a doidera de restaurações e novas máquinas ela ficou mais parada. Ela tem uma mola adicionada, o que fez a pressão inicial subir de 6 para uns 8 bar. Realmente a máquina mudou, mais crema e corpo, o que é bom para nosso tipo de café e espresso. Claro que não tem a mesma pressão das comerciais de pistão e mola (normalmente começam de 10 a 12). E também é uma extração diferente das de bomba, um pouco mais suave e com clareza - mostra-se muito do café, ou seja, café ruim não tem vez. Também adicionei um espaçador de 2mm de silicone entre o grupo e caldeira. Assim, evita-se um pouco o super-aquecimento do grupo, e para a primeira extração basta extrair água da caldeira (flush) para aquecer o grupo. Normalmente depois da primeira extração desligo a máquina e só religo para a próxima, mesmo que seja um tempo curto, de 3-4 minutos, ajuda a manter um bom ritmo de temperatura. Além disso, é possível iniciar a extração com a caldeira em 0,5 bar, ou 0,7 bar, e também reduzir um pouco a temperatura da água quando entra no grupo. A máquina vai com porta-filtro zerado, o original aberto (descascou o cromado, e pretendo deixar só no latão ou recromar), tamper de inox, filtro simples e duplo. A grelha da bandeja pingadora está descascando - é de latão mas com um acabamento latonado, com posterior adição de algum verniz. Esse verniz vai embora... Não sei se valhe a pena refazer isso, essa grelha dá até um certo charme com a cara de usada/gasta. Ela é 110V. Nas nossas tomadas de 127V normalmente a resistência chega a uns 950W. Ou seja, não deve passar 8A. Coloquei um cabo de aproximadamente 1 metro com a ponta macho tripolar, assim pode-se usar o cabo desejado que tenha fêmea tripolar, como dos computadores. As vedações do pistão e do grupo são novas. Do grupo ainda não é mas chegará em breve. A vaporização de leite na Elektra é moleza. O braço é fixo mas muito bem posicionado. O bico de 3 furos é excelente. Fazer 100-120ml é um pouco difícil, como em qualquer máquina com mais volume de vapor, mas com treino dá. Fazer 140-180ml é muito fácil. Volumes maiores vão demorar um pouco mais, mas dão mais controle ao operador. A rotina da máquina é ligar, esperar os 10-12 minutos que demora para chegar na pressão de ~1 bar, aquecer o grupo com um flush razoável (que pode ser usado para aquecer umas 2-3 xícaras), e preparar o primeiro café. Já nesse momento eu desligo a resistência, para só quando for iniciar o segundo ligar novamente. Se possível, deixar o uso do vapor para o final. Dá para fazer de 4 a 6 cafés, se não deixar o grupo aquecer demais. O ritmo tem que ser lento mesmo, nada de correria - o grupo não dá conta de ser um bom radiador tão rapidamente. Fotos: E vídeo! Preço em mensagem privada, por favor. Abraços, Márcio. Editado 7 Janeiro 2012 por Carneiro Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 30 Abril 2012 Autor Denunciar Share Postado 30 Abril 2012 Já que o fórum tá meio devagar, vou escrever aqui pois andei pensando em retomar a venda da Elektra com preço melhor. O grupo tá desmontado pois pensei em testar a adição de 2 molas que fiz, além da original. Já testei 1 adicional e ficou bom, talvez 2 fique pesado, mas quero logo testar e decidir como deixo a máquina. Se alguém se interessar, me escreva. Abraços, Márcio. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 5 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 5 Julho 2012 Realmente a máquina fica melhor com apenas 1 mola adicional... Vou remover 1 mola e dar uma revisada na máquina... Grande chance de, se não aparecer interessados logo, eu desistir de vender! Quem sabe deixar a Semiautomatica no trabalho e a MCAL ficar aqui em casa. Abraços, Márcio. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RZ1 Postado 22 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 22 Agosto 2012 Márcio, se algum dia tiver algo do tipo em 220V, quem sabe... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 22 Agosto 2012 Relativamente fácil resolver isso... Só resistência e lâmpada! Márcio. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RZ1 Postado 22 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 22 Agosto 2012 Quanto tá cobrando nela? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Papillon Postado 7 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2012 Coisa linda esse shot ein Sr. Carneiro? ... eu não devia ter clicado nesse vídeo..rs Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 7 Setembro 2012 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas