Ir para conteúdo

Dúvida entre moinhos de entrada


Ricardo Esteves

Postagens recomendadas

Como ja comentei estou pra encomendar um moinho razoavel dos EUA e queria trocar uma idéia com quem ja conhece mais.

O Breville Smart eu já descartei, ainda queria te-lo, mas já desisti.

Ficaram as opções, pesquisando no SCG apenas:

- Baratza Virtuoso: U$ 229

- Ascasso I-Serie : U$ 239

- Ascaso I-Mini : U$ 249

 

Li esses dias acho que Ascaso usa mesmas mós que Pasquini Lux, e outro que usa não sei o que de não sei quem lá, mas informações perdidas em posts e foruns separados, queria ajuda pra concentrar informações e prós e contras desses 'moedores de entrada'.

 

O problema é que de 10 em 10 você acaba chegando no Preciso, que depois é um pulinho pro Rocky, mas que ja é 100 a mais do que o Virtuoso, que pelo visto é suficiente, certo?

 

- Baratza Preciso : US 299

- Rocky : US 339

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

Creio que devam ser consideradas algumas peculiaridades entre o Preciso e o Rocky, pois agem diferentemente no ato da moagem

 

- Tipo de moagem - O Rocky usa discos de lâminas e o Preciso usa o conjunto de anel e tronco de cone

- Velocidade dos motores - O Rocky gira ~3x mais rápido que o Preciso

- Transporte dos grãos pelas mós - O Preciso é mais "agressivo" ao levar os grãos

- Propensão a criação de particulados - a mó semi cônica, em geral, cria pós em faixas mais estreitas de granulometria

- Aptidão a várias granulometrias - Os discos de lâminas, em geral, são mais eficientes para granulometrias mais grossas

- Robustez e durabilidade - O Rocky é um pequeno "tanque de guerra" e sua robustez supera a de qualquer moinho que tenha peças feitas em plástico

- Capacidade de regulagem - O Preciso possui o sistema de micro regulagem que possibilita uma "sintonia fina" e o Rocky, com regulagens também em passos, apesar de permitir ajustes corretos, não oferece a precisão do modelo da Baratza.

 

Sinto-me mais que a vontade para comentar sobre estes 2 moinhos por 2 razões.

A primeira, e também óbvia, que é ser importador da Baratza e revendedor da Rancilio.

A segunda, nada óbvia, é por ser usuário doméstico de um Rocky, apenas porque minha esposa o acha "mais fácil" de usar. Na casa do ferreiro, o espeto é de alumínio...

 

Mas lembro que, a não ser que o Rocky seja trazido como bagagem, ficará mais barato comprá-lo aqui que importá-lo por correio. E ainda contarás com a garantia local.

O valor final do Preciso importado por correios será ~10% inferior, se não houver cobrança de ICMS, que o aqui cobrado. Mas sem garantia local e sem pre ajuste para pó extra fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Como ja comentei estou pra encomendar um moinho razoavel dos EUA e queria trocar uma idéia com quem ja conhece mais.

 

 

Mas você ira até o SCG ou irá encomendar direto no site ? Pelo que eu saiba eles não mandam para o Bazil, mas agora eles mandam ?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se comprar no balcão da SCG pagarás mais 9,5 % de "retail sales tax", além dos 6,38% sobre este acréscimo para pagamento do IOF sobre a transação feita com cartão de crédito em moeda estrangeira. Info neste link " Department of Revenue - Washington State"

Neste caso, diminui a vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será comprado nos EUA e trazido como bagagem. Estou negociando, tenho 3 amigos indo pra la neste e no próimo mês e estou vendo quem poderá trazer.

Uma informação essencial é o peso dos aparelho, sem as caixas e etc, porque quando passei o link do Virtuoso no SCG e ele viu 16lbs (7kg) de cara ele disse que não iria trazer!! rsrsrs

Sobre as taxas, ainda não sei quem poderá, se poderá trazer, por isso não sei qual a taxa local, usei o SCG por praticidade.

 

- Tipo de moagem - O Rocky usa discos de lâminas e o Preciso usa o conjunto de anel e tronco de cone

Discos de laminas seriam mós planas?

 

- Velocidade dos motores - O Rocky gira ~3x mais rápido que o Preciso

Isso implica em mais barulho?

 

- Transporte dos grãos pelas mós - O Preciso é mais "agressivo" ao levar os grãos

O que isso pode influenciar? Temperatura?

 

- Aptidão a várias granulometrias - Os discos de lâminas, em geral, são mais eficientes para granulometrias mais grossas

Nesse ponto não me preocupo, quero um moedor para espresso, para outros metodos eu aceito melhor possíveis 'inferioridades'

 

- Robustez e durabilidade - O Rocky é um pequeno "tanque de guerra" e sua robustez supera a de qualquer moinho que tenha peças feitas em plástico

Penso que este poderia ser um aparelho definitivo então

 

- Capacidade de regulagem - O Preciso possui o sistema de micro regulagem que possibilita uma "sintonia fina" e o Rocky, com regulagens também em passos, apesar de permitir ajustes corretos, não oferece a precisão do modelo da Baratza.

Realmente faz muita diferença essa sintonia? Comparo com micro afinação de guitarras, que era algo que só pra quem era muito chato que fazia diferença...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mós planas é o Rocky, mós cônicas o Preciso e Virtuoso.

 

Talvez o som do Rocky seja mais agudo que o Preciso.

 

Temperatura esquece. Para ter rotação mais baixa o projeto das mós deve ser mais agressivo - o motor dando conta do torque não tem problema.

 

Se vai usar mais para espresso, a segunda escala do Preciso ajuda bastante. Vez ou outra o salto de um passo pode ser muito para uma regulagem mínima.

 

Eu gosto muito do sabor resultante da moagem do Preciso. Só a título de comparação, usamos aqui no trabalho uma Microbar que tem um moedor com mós planas de 50mm, assim como o Rocky (não sei se são as mesmas). Vez ou outra uso o Preciso para moer e uso a função "descafeinado" para pular a etapa de moagem na máquina e quase sempre o sabor supera.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

O Rocky anda empatado com o Breville Smart em termos de qualidade de moagem, ao menos na opinião de alguns usuários mundo afora. Já o Preciso tem uma considerável e perceptível vantagem em relação ao Breville nesse quesito.

 

Acredito que isso endossa a percepção do Marcio de que, desprezadas as demais diferenças, o Preciso tende a entregar uma xícara melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressões de um iniciante que tem o Rocky:

 

Estava usando o filtro "triplo" da Gaggia, para um café colocava 21g, mudei o café passei a usar 19g e com mudança de regulagem do moinho. Começei hoje a usar um filtro de 12 gr, coloquei 15grs, mantive a moagem que estava usando no triplo, e o café desceu jorrando, mudei a regulagem.

Conclusão de iniciante: Se você usar sempre o mesmo filtro e o mesmo café a regulagem fina do Preciso tem lógica, se não no meu ponto de vista de iniciante.... não.

Tem lógica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regulagem fina é para mudanças mínimas, logicamente usando o mesmo café e filtro. Se mudar algo mais drástico, como um café de torra mais clara, ou o filtro, certamente terá que mudar na regulagem macro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, Gilberto.

 

O objetivo do Ricardo é usar mais no espresso, então nem estou falando de ficar mudando de fino pra grosso.

 

Ao achar um ponto bom de moagem, pode ser que, por exemplo, 2 ou 3 pontos na micro-regulagem ajudem a acertar a extração como desejado, de repente aumentando o tempo em 2-3 segundos. A idéia é essa, a micro-regulagem é só para acertos mínimos no café expresso.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará,

 

Vai por mim...... vai de Preciso!

 

O Ruston tinha um Rock MD40 e comprou um Baratza..... por que será?

 

Você vai estar pagando a robustez, mas o Preciso entrega melhor resultado e tem a micro regulagem.

 

Ele tb é bem construído.

 

O Alex poderá falar melhor sobre o Rock modificado.... mas te garanto que se vc colocar no mínimo do Preciso sai " Farinha de ferro " das mós.

 

Abraços e sorte na sua decisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, comprei meu moinho com a ajuda do fórum, ainda no HT. Fiquei entre o Vario e o Rocky e no final optei pelo Vario, ainda que o meu seja o Home e não o Preciso.

 

Lendo e ouvindo opiniões, fiquei com a impressão que o Rocky é mais robusto, porém os Varios mais precisos para uma moagem perfeita pro expresso. Não que o Rocky não seja um grande moinho. Mas o Vario é muito bom! E o Preciso te dá uma infinidade de ajustes, ainda mais se você estiver atrás de algumas sutilezas que a escala micro propicia, como já explicou o Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

 

Após todas estas informações passadas pelos companheiros, quero acrescentar que ambos são bons moinhos. Há equipamentos melhores que eles, mas não creio que seja o caso fazer análise de outros modelos e marcas.

Se eu estivesse na tua posição de comprador, com a experiência que tenho sobre estes 2 modelos específicos, estreitaria a análise a poucos pontos que são.

 

- Grana - a diferença de ~ 10% entre os preços dos 2 não parece ser um impeditivo, portanto estão em igualdade de condições;

- Durabilidade - O Rocky é para toda a vida e o Preciso pode ser usado por muitos anos se tratado com a necessária cautela;

- Dimensões - O Preciso ocupa um pouco menos espaço na bancada, ainda assim o Rocky está longe de ser um moinho grande;

- Utilização - Este é possivelmente o ponto que definirá a opção por um dos dois e por isso vou me estender um pouco mais.

 

Como já bem dito acima, o Rocky produz pó nas granulometria desejada muito além de apenas satisfatoriamente. Mas o Preciso faz isto ainda melhor.

E por que este ponto é importante? Porque demandará pensar no futuro e o quanto você estará envolvido com as coisas do café em um ano ou dois adiante. Se o conjunto formado com um desses moinhos e qualquer máquina, desde a Philco ou similares até a Silvia, te for suficiente e investimento futuro em máquina mais sofisticada que a Silvia não será prioridade, então o Rocky e o Preciso são aprovados em todos os quesitos. Porém se sonhas em ter uma super máquina, superior à Silvia, o Preciso é o mínimo que deverás ter para acompanhar a tal super máquina. Seu sistema de micro regulagem é útil mas há de se ter conhecimento de muitas outras coisas relacionadas ao café para fazer proveito pleno desta virtude.

 

Se ainda tiveres dúvidas, é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto muito do preciso , apesar de nunca ter usado um :(

Acho que o preciso leva vantagem sobre o rocky pelo fato de ter o ajuste micro , pois este ajuste deve ser excelente depois que você já calibrou o moinho no ajuste grosso, para fazer apenas ajustes finos que o grão exige com o passar dos dias a medida que o café se deteriora ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. ja que é assim... Vou preferir o Preciso mesmo! :)

Se fosse um Vario ja teria decidido por ele, mas esse foge muito do orçamento.

Ultima consultoria, alguem poderia me dizer o peso certo do bixo?? 5, 7 ou 10 kg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

By the way...

 

Esse Alexandre é um poço de bom-senso e equilíbrio. As respostas do cara são no nível do Dalai Lama, fala serio...

 

Ricardo, acho que depois disso não resta duvida, né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tese, falando de uma característica geral, sem dizer que isso se aplica exatamente a esses 2 modelos específicos, moinhos de mós cônicas tendem a exigir ajustes menos frequentes de regulagem que os de mós planas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...