Ir para conteúdo

Pontuação BSCA, informação de embalagens, rastreabilidade


Postagens recomendadas

Olá pessoal, boa tarde a todos!!

Recentemente fiz um passeio num a fazenda produtora de cafés especiais, aprendi muito sobre esse mundo que é novo pra mim...eu cresci bebendo o café tradicional e quando provei os especiais notei de cara a diferença...

Minha dúvida é quanto a pontuação BSCA, a certificação do café especial. Na maioria dos sites e embalagens que encontrei não consta nem a pontuação e nem o selo da BSCA, que atesta para um café especial e rastreável, certo?

Hoje quero comprar algumas unidades de cafés variados mas como não encontro nem selo, nem código de rastreabilidade, estou com medo de comprar Gourmet por Especial.. como posso ter certeza de ser um a café especial?

Tem um a café famoso pela embalagem de robôs que aparece como Especial na embalagem mas nos sites é anunciado como café Gourmet....isso me confunde um pouco rsrs

Quero fazer uma seleção com alguns bons cafés mas baseados em suas pontuações, já que ainda não tenho o conhecimento de muitas marcas...

Alguém sabe um site onde a gente possa buscar essas informações?

 

AAAh, minha intenção é comprar direto dos produtores de cafés especiais....;)

 

Obrigada!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Larissa.

Infelizmente o protocolo de  pontuação da SCA (que a BSCA deve seguir próxima) requer muito treino, certificação, e no mercado normalmente não se coloca valores que passaram num crivo forte.

Em geral, se aparecer pontuação de 0 a 100, é a visão do torrefador. E, sinceramente, quase sempre exagerada.

O selo da BSCA garante rastreabilidade mas também não diz grandes coisas sobre o sabor do cafe...

No fim, melhor é ir provando torrefações e conhecendo seus cafés e a relação deles com os produtores. Torrefações especiais explicitam a origem dos grãos, detalhes da produção etc. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Larissa Lemos Diria que uma dica é ir a uma boa cafeteria, tomar um café lá e comprar um pacotinho se gostar. Algumas torrefações só trabalham com café especial, como, por exemplo a Roast do @Igor e do @Luis Paulo, que praticamente nasceu aqui no Clube do Café, eles são membros do CDC e fundaram a Roast para torrar e entregar cafés especiais fora dos ordinários que temos aí em prateleira; têm uma política de preços muito legal, em que você sabe quanto pagaram ao produtor. Você compra pelo site deles (e não sou sócio! hehehe):  https://roastcafes.com/ 

Dificilmente vai conseguir torras boas direto do produtor de cafés especiais, mas há honrosas exceções, como o @dessidepaula que produz cafés ótimos, ótimos e torra, também. Fale com ele!

Se você quer rastreabilidade em cafés de maiores produtores ou de cooperativas dificilmente conseguimos rastrear; mas há exemplos muito bons de iniciativas como o da Denominação de Origem "Cerrado Mineiro" eles têm rastreabilidade dos cafés: https://www.cafedocerrado.org/  

Fora esses é experimentar, ver os cafés que têm e escolher o que te agradam, converse com baristas e experimente mesmo, é o melhor jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a citação @Mesquita

@Larissa Lemos, além dos cafés top do Leandro Dessi, conheço alguns outros produtores de café especial que tão bem empenhados no processo de torra e venda do próprio café: Ninho da Águia, Cordilheiras do Caparaó, Tequila Café, Fruto Mineiro, Sítio Santa Rita, são alguns que me vêm à mente aqui agora. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Luis Paulo disse:

Valeu a citação @Mesquita

@Larissa Lemos, além dos cafés top do Leandro Dessi, conheço alguns outros produtores de café especial que tão bem empenhados no processo de torra e venda do próprio café: Ninho da Águia, Cordilheiras do Caparaó, Tequila Café, Fruto Mineiro, Sítio Santa Rita, são alguns que me vêm à mente aqui agora. 

Dificilmente exista coisa melhor que os mencionados acima no mercado BR (com segurança ao comprar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Mesquita disse:

@Larissa Lemos Diria que uma dica é ir a uma boa cafeteria, tomar um café lá e comprar um pacotinho se gostar. Algumas torrefações só trabalham com café especial, como, por exemplo a Roast do @Igor e do @Luis Paulo, que praticamente nasceu aqui no Clube do Café, eles são membros do CDC e fundaram a Roast para torrar e entregar cafés especiais fora dos ordinários que temos aí em prateleira; têm uma política de preços muito legal, em que você sabe quanto pagaram ao produtor. Você compra pelo site deles (e não sou sócio! hehehe):  https://roastcafes.com/ 

Dificilmente vai conseguir torras boas direto do produtor de cafés especiais, mas há honrosas exceções, como o @dessidepaula que produz cafés ótimos, ótimos e torra, também. Fale com ele!

Se você quer rastreabilidade em cafés de maiores produtores ou de cooperativas dificilmente conseguimos rastrear; mas há exemplos muito bons de iniciativas como o da Denominação de Origem "Cerrado Mineiro" eles têm rastreabilidade dos cafés: https://www.cafedocerrado.org/  

Fora esses é experimentar, ver os cafés que têm e escolher o que te agradam, converse com baristas e experimente mesmo, é o melhor jeito.

Obrigada pelas dicas, vou experimentar ...☕☕

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, MaLeandrini disse:

Dificilmente exista coisa melhor que os mencionados acima no mercado BR (com segurança ao comprar).

Valeu @MaLeandrini, vou pesquisar cada uma pra provar ☕☕☕

Obrigada e bom fds ✌️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...