Victor D. Postado 23 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 23 Outubro 2012 Meu megaultramoderno termômetro de porta filtro. Morra de inveja Greg Scace! É um filtro pressurizado para simular o volume de uma extração normal, um termopar tipo K de 20 "reaus" e Durepoxi. Tem funcionado bem, só precisava de uma calibragem mais precisa do que ferver água na chaleira da minha mulher. Abraço a todos! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 23 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 23 Outubro 2012 Brasileiro é sempre singular, sempre preparado para todo tipo de adversidade! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 23 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 23 Outubro 2012 Mais precisa que ferver água? Como comentei contigo isso funciona bem, inclusive porque se acerta o valor de ebulição da água que é muito próximo do que desejamos medir (88 a 95°C). Como fez? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 23 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 23 Outubro 2012 não sei a temperatura exata em que a água entra em ebulição em sp. Sei a fazer conta se for água destilada. Deu uma diferença de 1 grau da água da torneira para a do filtro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 24 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 Em São Carlos e São Paulo a água ferve em aproximadamente 97,5 °C, devido à altitude destas cidades, entre 700m e 800m. Fonte: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/estadfis9.pdf Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 24 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 Estava esperando chegar o meu termometro para fazer igual, mas estava em duvida se precisaria ficar colocando café, ou precisaria aumentar o furinho em baixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 24 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 Victor, muito legal mesmo! Pergunta: porque você não calibra o sensor no gelo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 A água de torneira também terá o ponto de fusão diferente... Então usar água com gelo (próximo de 0°C) ou água em ebulição (em São Paulo, próximo de 97,5°C) é praticamente o mesmo. Melhor ainda é fazer ambas medidas para propor uma equação linear para o termopar e leitor, assumindo que o sistema seja linear. Não acho que com a água branda que temos a variação chegue a 1ºC. Mas para medir isso precisaríamos de um equipamento muito preciso. O que acho mais difícil é fazer a mistura água e gelo chegar próximo a 0ºC. Já testei com um termômetro digital calibrado e não consegui menos de 3ºC, em compensação na água em ebulição a pequena variação ficou em torno de 97,8°C. Abraços, Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 24 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 Márcio, É necessário deixar o termômetro imerso pelo menos uns dez minutos no gelo com agua. Ha alguns anos atras trabalhei com um pessoal do INMETRO e um dos procedimentos que fazíamos era calibrar um termômetro industrial, o que era feito no gelo. Lembro-me que as medidas só se estabilizavam após vários minutos, chegando muito próximas do zero grau, normalmente décimos de grau acima. PS: usávamos gelo comum, de água filtrada. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 É conhecida a polêmica entre os irmãos Wright e Santos Dumont sobre quem inventou o avião. Dourada a pílula, segue foto do meu invento, pronto há mais de mês, mas ainda não publicado porque preciso nivelar um pouquinho da durepoxi que ficou mais alta de um lado do filtro e está impedindo a devida vedação do conjunto grupo/portafiltro. O tempo está curto, mas depois que vi o brinquedo do Victor não podia perder a piada! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 24 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 Hahaha, procurando o cálculo para saber a temperatura de ebulição da água a 800m me deparei com a seguinte pergunta: "Porque colocamos sal na água fervente do macarrão? Será que é para diminuir o tempo de ebulição? Para aumentar a temperatura de ebulição?" Será que ninguém pensou que é para salgar o macarrão? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 24 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 É conhecida a polêmica entre os irmãos Wright e Santos Dumont sobre quem inventou o avião. Dourada a pílula, segue foto do meu invento, pronto há mais de mês, mas ainda não publicado porque preciso nivelar um pouquinho da durepoxi que ficou mais alta de um lado do filtro e está impedindo a devida vedação do conjunto grupo/portafiltro. O tempo está curto, mas depois que vi o brinquedo do Victor não podia perder a piada! Eu não estava me gabando não, foi o que consegui fazer já que um tenho apenas 1 rim e um Scace original custa $324.19. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 Pois é, eu coloco para salgar o macarrão. Caros, as soluções são excelentes, e realmente o Scace é caro para um usuário doméstico. E para nossos propósitos, calibrar e ter a precisão de 1-2°C do termopar K tá ótimo! Se quiserem melhorar, tentem conseguir termopar T de classe especial, mas não sei se é fácil. Ou ainda fazer uma montagem dessas com PT100 classe A ou ainda um 1/10 DIN. Problema também é ter um leitor de boa precisão, aí tudo fica caro. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 24 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 Pois é, eu coloco para salgar o macarrão. Caros, as soluções são excelentes, e realmente o Scace é caro para um usuário doméstico. E para nossos propósitos, calibrar e ter a precisão de 1-2°C do termopar K tá ótimo! Se quiserem melhorar, tentem conseguir termopar T de classe especial, mas não sei se é fácil. Ou ainda fazer uma montagem dessas com PT100 classe A ou ainda um 1/10 DIN. Problema também é ter um leitor de boa precisão, aí tudo fica caro. Márcio. É que os termômetros que aceitam termopar tipo T são muito mais caros. Eu Paguei 89 no termômetro usado e 12,50 no termopar tipo K (o que veio no termômetro estava meio baleado). Já o mais barato , usado, que aceitava o tipo T tava 350. Sei que depois de comprar uma máquina como a R58 economizar no termômetro pode parecer idiotice mas não é algo que usarei muitas vezes. Achando o offset no verão e no inverno já é o suficiente para mim. De resto, testei ele no Behmor mas, saber a temperatura ambiente do forno não me ajuda em muita coisa e a temperatura dos grãos é quase impossível de se conseguir. Vi alguns mods mas eram bizarros e sem qualquer credibilidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 24 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 Considerando que esse é um equipamento bastante útil mas que é usado com pouca frequência, mais para ajustes iniciais, eu proponho a algum de vocês que alugue a traquitana para usuários do Clube. Faríamos um esquema de aluguel semanal a um valor simbólico e junto iria um manual (para o usuário não destruir o brinquedo, né?). O frete ficaria via PAC, baratin, baratin... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 24 Outubro 2012 Autor Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 Considerando que esse é um equipamento bastante útil mas que é usado com pouca frequência, mais para ajustes iniciais, eu proponho a algum de vocês que alugue a traquitana para usuários do Clube. Faríamos um esquema de aluguel semanal a um valor simbólico e junto iria um manual (para o usuário não destruir o brinquedo, né?). O frete ficaria via PAC, baratin, baratin... Empresto sem problemas, mas é necessário um portafiltro naked para poder usá-lo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 O meu custou cinco dólares com frete incluso e dois termopares do tipo K no ebay. Já testei na água fervente e bateu 98C, então parece que está ok. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinicius.R.Viegas Postado 27 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2013 Eu não estava me gabando não, foi o que consegui fazer já que um tenho apenas 1 rim e um Scace original custa $324.19. HEAHEAHAHEAH tenho apenas um rim foi a melhor que ouvi nos últimos tempos!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 8 Março 2013 Denunciar Share Postado 8 Março 2013 Hoje meu multímetro deu pane. Tudo bem que ele tem uns dez anos, então tô no lucro. Resolvi comprar um novo no MercadoLivre e achei um modelo baratinho com medição de temperatura de 2-1000 graus e já vem com um termopar tipo K. Como era só R$ 30,00 (contra 25,00 do convencional) peguei logo um, sem nada em mente ainda. Pergunto: alguém tem alguma idéia mirabolante para ele? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Março 2013 Denunciar Share Postado 8 Março 2013 Os scace acima são ótimas idéias. Se puder adaptar uma válvula agulha, melhor ainda. Daí poderá simular diversos padrões de extração e estudar o comportamento térmico da máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 8 Março 2013 Denunciar Share Postado 8 Março 2013 Hum, eu tenho um arranjo que o Márcio me vendeu que usa válvula agulha. Eu o utilizo para medir a pressão com um manômetro que também está instalado nele. Deixa chegar e vou ver se sai alguma brincadeira com isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 8 Março 2013 Denunciar Share Postado 8 Março 2013 Hoje meu multímetro deu pane. Tudo bem que ele tem uns dez anos, então tô no lucro. Resolvi comprar um novo no MercadoLivre e achei um modelo baratinho com medição de temperatura de 2-1000 graus e já vem com um termopar tipo K. Como era só R$ 30,00 (contra 25,00 do convencional) peguei logo um, sem nada em mente ainda. Pergunto: alguém tem alguma idéia mirabolante para ele? Léo, pode me mandar o link? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 8 Março 2013 Denunciar Share Postado 8 Março 2013 Fogo, acho que comprei o ultimo pois entrei agora e o anuncio consta como finalizado. De qualquer forma segue o link, pelo menos serve para ver o modelo. Tem mais alguns vendedores no ML vendendo o mesmo modelo. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467169310-multimetro-digital-c-sensor-de-temperatura-mas-838-lt680288-_JM Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 8 Março 2013 Denunciar Share Postado 8 Março 2013 Vai ser rápido assim lá em casa. Comprei o troço ontem de manhã e já chegou! Aproveitei que faria uma torra de Chapadão no Behmor e resolvi testar, porém não fui muito feliz na escolha do local para o termopar. Coloquei ele centrado e encostado na chapa inferior (fundo) do forno, o que fez com que no início do primeiro estalo a temperatura estivesse marcando cerca de 160 graus. Pelo menos deu para ver que a reversão da torra é bem rápida no Behmor. Após apertar o botão de resfriar a queda de temperatura é quase imediata e se a porta do forno for aberta então já derruba uns 20 graus, pelo menos no ponto em que testei. Claro que no grão esse processo é mais demorado... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Março 2013 Denunciar Share Postado 8 Março 2013 Sempre lembrando o que o Lucas bem observou certa vez: a troca de calor entre os corpos se dá na mesma proporção da diferença de temperatura. Talvez (e aqui é uma hipótese) pra interromper a torra repentinamente (supondo ser esse o objetivo) seja necessário um choque maior de temperatura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 8 Março 2013 Denunciar Share Postado 8 Março 2013 Sempre lembrando o que o Lucas bem observou certa vez: a troca de calor entre os corpos se dá na mesma proporção da diferença de temperatura. Talvez (e aqui é uma hipótese) pra interromper a torra repentinamente (supondo ser esse o objetivo) seja necessário um choque maior de temperatura. Sim, seria o ideal, como fazemos na pipoqueira ao derramar os grãos em uma travessa gelada, por exemplo. Porém não quero exagerar e causar danos ao Behmor. Acho que acionar o ciclo de resfriamento e abrir totalmente a porta já é providência suficiente e ao mesmo tempo não estressa o equipamento... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Março 2013 Denunciar Share Postado 8 Março 2013 O tambor sai com o forno quente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 8 Março 2013 Denunciar Share Postado 8 Março 2013 Com alguma habilidade sim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 9 Março 2013 Denunciar Share Postado 9 Março 2013 O tambor sai com o forno quente? Rô, Tanto no Behmor quanto no CDC Roaster, uma luva dessas para altas temperaturas, é indispensável pois o tambor sai bem quente. O segredo mesmo é já retirar o tambor com essa luva e despejar o café em um resfriador tabajara desses que inventamos por sucção com aspirador de pó.... grãos a temperatura ambiente em no máximo 1 minuto e meio e ainda sem sujeiras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 9 Março 2013 Denunciar Share Postado 9 Março 2013 Rô?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas