Miyamoto Postado 3 Abril 2014 Denunciar Share Postado 3 Abril 2014 Sergio.. Mas na FP isto não ocorre? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 3 Abril 2014 Denunciar Share Postado 3 Abril 2014 Sim, ocorre também, mas me parece em menor velocidade pelo bolo estar prensado. Essa de poder tirar o filtro com o pó é uma vantagem. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 E aí, moçada ? O sowden veio na mala e já fiz uma primeira extração. Ficou horrível ! Mas a culpa foi minha. Moí mais fino do que devia. A extração ficou cheia de pó .... Háháháhá ! Sou um homem de hábitos. Mudou o moedor, o grão e o método de extração, danou-se ! Dá tudo errado .... Mas vamos ao que interessa: por incrível que pareça,o sabor ficou bem bom ! A coisa funciona .... Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Eu achei o café dele parcialmente parecido com FP mesmo... Mas claro.. Eu não sou parâmetro.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Você tem um deste Miyamoto ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Fernando para FP usa o Vario no macro 10 ou 9 , o micro deixa no meio na afeta , vc vai reparar que não vai ter quase fines , a misterio vai ser acertar o tempo de infusão , (filtro dentro do sowden) , depois conta o resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Tenho não Gil.. Mas o pessoal da Academia do Café estavam servindo café nele no dia do TNT... Aí pude provar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Haaaa, legal, na Flavors tem, vou ver o preço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Achei nada demais... Mas como disse, não sou parâmetro.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Não estou ainda 100% convencido mas me parece que método de imersão total seria o meu método preferido para café filtrado, então tenho muita curiosidade sobre a Sowden. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Tem AP? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Tengo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Então, Estou extraindo na Sowden há uma semana. É um bom café, mas não achei o filtro tão fácil de limpar quanto parece. Tem que ficar passando água senão fica um monte de grãozinhos grudados por dentro do filtro. Ainda sobre o filtro, ele realmente é microperfurado e com certeza é bem mais fino que a prensa francesa. Sobre o café ficar sobreextraido, se vc comprar do tamanho certo para teu uso, não sobra bebida. Comprei o de 450 ml que para mim e minha esposa é a conta. Nesse ponto, ok ! A bebida é bem saborosa, mas como estou usando cafés que conheço pouco e troquei tb o moedor, ainda preciso fazer um juízo melhor sobre a qualidade da bebida ser superior ao Hario ou a AP. O meu inferno tem sido os particulados. Tenho até postado no clube do Vario. Tô moendo em 10 K, depois em 10 Q e amanhã vou até 10 W. Mas o fato é que os particulados tão sempre presentes.... Como as mós do meu Vario são de cerâmica, não seí se é devido a isto. Trouxe tb as mós de aço (para coados). Vamos ver depois da troca das mós se melhora .... Outra coisa: eu preaqueço o bule com água fervendo e na hora que vou fazer o café fica tudo bem quente. Como esta água é só pra isso, eu coloco ela numa leiteira pra não ficar gastando água à tôa. Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Se é um problema insuperável, duas opções: peneira ou utilizar métodos de filtragem com papel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Chutando eu acho que esses particulados são normais , na medida que não existe um embolo para empurrar o bolo , Fernando vc tem FP , tenta fazer na FP um café moendo no mesmo valor . Uma sugestão Fernando , quando eu compro equipamento novo e sei que vou gastar café fazendo testes , eu compro no supermercado 1 kg de café em grão xingling e faço meus testes , quando acho que achei ponto certo uso café bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Carlos, Pra variar, boa idéia ! Mas de manhã, não tem jeito ... Tenho que moer para o café da Patroa. Senão ela vaí ficar perguntando de que é que serviu comprar um moedor de U$400 se ele não funciona direito ... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Não entendi a do êmbolo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Se é um problema insuperável, duas opções: peneira ou utilizar métodos de filtragem com papel. Rodrigo, Realmente eu não seí dizer. Mas vamos continuar os testes .... Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 O embolo da FP , empura o bolo de café e o proprio bolo ajuda na filtragem , na sowden , quando vc retira o filtro as particulas ficam espalhadas no liquido , diferente da FP que tende a concentrar no fundo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Não conheço nenhum método de filtragem permanente que não deixe passar um mínimo de borra. Talvez não seja a sua praia. É problema do método, não do moedor. A peneira permite usar filtros permanentes e produzir bebida limpa, mas às expensas de algum descarte de café. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Não sei se eu concordo, CE. Nunca bebi café de prensa sem algum café pantanoso no fundo da xícara. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Exato , na Sowden eles ficam mais espalhados , na Sowden vc deixa o café em infusão com o filtro no local por alguns minutos , nesse interim as párticulas começam a decantar , quando vc retira o filtro mistura tudo de novo , na FP isso não acontece . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Basta filtrar no papel depois... :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Imagino que o Carlos quer dizer é que quanto maior a área do filtro mais particulados vão passar. Não forma um bolo que ajuda a filtrar os finos (que teriam que atravessar o bolo todo para chegar na xícara). Só imaginar prensas com diâmetros bem diferentes, tipo 1 cm contra 10 cm. A Sowden tem muita área de filtro, por esse lado, uma desvantagem. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Basta filtrar no papel depois... :-) Very Clever 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Putz, melhor explicar pois a msg acima pode parecer sarcasmo. O "Very Clever" acima foi alusão a Clever Coffe Dripper, que faz justamente o que o Márcio sugeriu. =) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Basta filtrar no papel depois... :-) Fanfarrão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Foi boa, Sérgio! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Imagino que o Carlos quer dizer é que quanto maior a área do filtro mais particulados vão passar. Não forma um bolo que ajuda a filtrar os finos (que teriam que atravessar o bolo todo para chegar na xícara). Só imaginar prensas com diâmetros bem diferentes, tipo 1 cm contra 10 cm. A Sowden tem muita área de filtro, por esse lado, uma desvantagem. Pode ser. Ainda assim, filtro permanente é sinônimo de bebida com algum grau de turbidez. Se bebida limpa é uma exigência, melhor ir para os coados logo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Basta filtrar no papel depois... :-) Não não.. A moda agora é filtrar espressos... Voltando ao tópico.. Não há aquele mito de descartar o último gole da xícara em FPs? Na Sowden não seria o mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas