Ir para conteúdo

Sondas para torrador


Renatoptr

Postagens recomendadas

    Ola pessoal, eu estrou iniciando na torra caseira, por enquanto só fazendo algumas torras na pipoqueira elétricas mas senti falta de um pouco mais de controle e tendo em vista o preço de um torrador de marca comecei a pesquisar adaptações e torradores DIY para adquirir experiência antes de investir num grande.

    Nessas pesquisas tenho visto que todos os projetos de torradores com arduino o pessoal usa termopares normalmente tipo K. Eu tenho uma controladora de tremperatura que montei para fazer sous vide a uns anos atrás e na época estudando o assunto achei que RTD  tipo o pt100 são mais precisos (inclusive uso na controladora de temperatura ate hoje ).

 A minha dúvida é, existe algum motivo para o pessoal usar termopares ao invés de RTDs  ? Sei que a amplitude de trabalho dos termopares é mais ampla, mas a amplitude de trabalho do pt100 satisfaz com folga a necessidade de uso nos torradores caseiros com maior precisão. Ok o custo dos RTDs é maior mas nada que seja relevante em um sistema que o uso não  seja tão intenso que demande substituição constante.

  Então minha duvida é existe algum motivo técnico na escolha dos termopares e não RTDs ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Qualquer um dos dois vai te atender bem. Importante é você medir a temperatura de alguma forma e com alguma exatidão que seja adequada para o que você está controlando.

É mais fácil encontrar módulos prontos para termopar do que RTD. Imagino que seja essa a grande diferença nos Projetos DIY.

Me parece mais fácil implementar na hora de programar também.

Na indústria é comum se usar termopares em locais de grande variações de temperatura, ou em locais de variação rápida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2020 at 12:32, Renatoptr disse:

  Então minha duvida é existe algum motivo técnico na escolha dos termopares e não RTDs ?

Bem vindo ao grupo da torra doméstica, @Renatoptr! Engata a marcha que a jornada é longa :P

Pela nossa experiência nas torras domésticas, além dos estudos, projetos e manutenções em nossa torrefação, posso identificar os seguintes motivos que justificam o uso de termopares pra torra:

- Termopares são mais baratos

- A maior parte das variações de sensores são termopares, e circuitos de leitura e conversão A/D de termopares e RTDs não são compatíveis entre si, já que um mede tensão e o outro mede resistência. Então, falando principalmente de máquinas comerciais, normalmente se opta por circuitos de leitura de termopares já que normalmente eles aceitam uma diversidade maior de sensores (K, J, T, E, etc).

- O motivo principal para eu decidir usar termopares em nossos torradores: a parte construtiva dos RTDs impede que eles tenham sondas mais finas. Já os termopares são encontrados com sondas de até 1,5mm facilmente. Em sistemas térmicos lentos como o sous vide, a dinâmica de resposta do sensor não importa muito, principalmente quando o sistema tende a estabilizar em certa temperatura. No caso da torra, além da mudança contínua de temperatura do início ao final da torra, variações de temperatura significativas podem acontecer em janelas de tempo de alguns segundos, e pra conseguir visualizar bem essas mudanças é preferível um sensor com dinâmica de resposta mais rápida (sonda mais fina). Um artigo do Scott Rao falando um pouco sobre impacto do sensor na curva de torra: https://www.scottrao.com/blog/be-careful-when-interpreting-bean-data

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/06/2020 at 20:59, Luis Paulo disse:

Bem vindo ao grupo da torra doméstica, @Renatoptr! Engata a marcha que a jornada é longa :P

Pela nossa experiência nas torras domésticas, além dos estudos, projetos e manutenções em nossa torrefação, posso identificar os seguintes motivos que justificam o uso de termopares pra torra:

- Termopares são mais baratos

- A maior parte das variações de sensores são termopares, e circuitos de leitura e conversão A/D de termopares e RTDs não são compatíveis entre si, já que um mede tensão e o outro mede resistência. Então, falando principalmente de máquinas comerciais, normalmente se opta por circuitos de leitura de termopares já que normalmente eles aceitam uma diversidade maior de sensores (K, J, T, E, etc).

- O motivo principal para eu decidir usar termopares em nossos torradores: a parte construtiva dos RTDs impede que eles tenham sondas mais finas. Já os termopares são encontrados com sondas de até 1,5mm facilmente. Em sistemas térmicos lentos como o sous vide, a dinâmica de resposta do sensor não importa muito, principalmente quando o sistema tende a estabilizar em certa temperatura. No caso da torra, além da mudança contínua de temperatura do início ao final da torra, variações de temperatura significativas podem acontecer em janelas de tempo de alguns segundos, e pra conseguir visualizar bem essas mudanças é preferível um sensor com dinâmica de resposta mais rápida (sonda mais fina). Um artigo do Scott Rao falando um pouco sobre impacto do sensor na curva de torra: https://www.scottrao.com/blog/be-careful-when-interpreting-bean-data

 Opa entendi, eu sei que existe a diferença de resposta a minha dúvida era se ela era tão significativa. Realmente existem termopares bem mais finos, mas não é sempre que são usados mas faz sentido.

 Vou ler o artigo, obrigado

Em 03/06/2020 at 20:28, tiagoandrei disse:

Qualquer um dos dois vai te atender bem. Importante é você medir a temperatura de alguma forma e com alguma exatidão que seja adequada para o que você está controlando.

É mais fácil encontrar módulos prontos para termopar do que RTD. Imagino que seja essa a grande diferença nos Projetos DIY.

Me parece mais fácil implementar na hora de programar também.

Na indústria é comum se usar termopares em locais de grande variações de temperatura, ou em locais de variação rápida.

Sim percebi isso nas pesquisas imensamente mais facil de achar, apesar da diferença de preço não ser tão grande. Realmente não entendo de programação de Arduino, mas realmente deve ser mais complexo por lidar com mais informações e de forma diferente.

 

 Obrigado pessoal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...