Rodrigoks Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Geralmente, remendar o que já está ruim só piora! "o macho que vou usar para fazer a rosca"... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Salve GIlberto. Por que queres colocar após a solenóide? Veja no diagrama da Epoca que a instalação do sensor é na saída da bomba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Pode ser, eu ia colocar junto à valvula solenóide pois estou fazendo uma flange onde no canal que vai da caldeira para a valvula vou colocar o sensor de tempertura, e ai sobrou espaço para colocar um outro sensor no canal que vai da válvula ao PF. mas de fato pode ser na saída da bomba, após a Opv. Mais uma prrgunta, se após a OPV e antes do ponto de medida da pressão eu colocar um registro para jogar fora parte da água que esta indo para a caldeira, eu poderia controlar a pressão do sistema, estou errado ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Salve Gilberto, -"mas de fato pode ser na saída da bomba, após a Opv. Mais uma prrgunta, se após a OPV e antes do ponto de medida da pressão eu colocar um registro para jogar fora parte da água que esta indo para a caldeira, eu poderia controlar a pressão do sistema, estou errado ?" O sensor não pode ficar após a OPV, pois só seria acionado quando esta válvula abrisse. Deve estar na linha de suprimento da caldeira ou em uma conexão tipo "T" entre a saída da bomba e a OPV. Seria uma válvula para controlar o volume? Como o registro de uma torneira? É uma hipótese, mas teria que ser entre a saída da bomba e o sensor do manômetro. Se folgar a regulagem da OPV ela se abrirá sob pressão mais baixa, diminuindo assim a pressão da linha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Alexandre, A água sai da bomba e vai para a OPV, a OPV tem 2 saídas, uma indo para a caldeira e uma 2ª que só se abra se a pressão passar do programado jogando o excesso para antes da bomba. Então o sensor deve estar depois da OPV , na linha que vai da OPV para a caldeira. Estou certo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Respondendo a 2ª pergunta: Se tiver uma Opv regulavél, ok, faz-se pela OPV, no caso de não ter, ai sim acho que seria uma hipótese o registro, desviando parte da água que íria para a caldeira, diminuindo portanto a pressão a gosto do dono da torneira, rsrsrs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Salve Gilberto. A água sai da bomba por uma peça com 2 saídas, certo? A 1ª, mais perto da bomba vai para a caldeira e a 2ª para a OPV, que funciona como um "ladrão" de uma caixa d'água. A OPV trabalha fechada por uma mola. Se a pressão no circuito hídrico entre a saída da bomba e a saída do grupo ultrapassar determinado ajuste, a mola cede e abre a válvula permitindo que a água demasiadamente comprimida retorne a entrada da bomba ou ao tanque. Veja o detalhe de uma Saeco. Se quiser em alta resoluçaõ clique no link. http://farm9.staticf...09c2bc5ed_b.jpg 1 - Bomba 2 - Saída da bomba 3 - Suprimento para caldeira 4 - Válvula de sobre pressão (OPV) 5 - Retorno ao tanque ou a entrada da bomba, conforme a máquina Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Gilberto, Acrescentando, mesmo que a OPV esteja na saída mais próxima da bomba, não fará diferença. pois só abrirá na condição estabelecida. Mas o sensor deve estar na linha de suprimento da caldeira porque é esta a pressão que você quer monitorar, apesar da pressão ser a mesma dentro da tubulação, incluindo a seção anterior ao selo da OPV. Ainda que seja possível instalar entre a saída da bomba e a OPV, melhor será colocá-lo na linha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 É que para mim, toda esta peça depois da bomba era chamada de OVP ( OPV erronêamente chamada por mim até então). Esclareçido o engano, eu poderia colocar a válvula na mangueira que vai para a caldeira, e se quiser saber em quanto esta a pressão teria que fazer a captação da leitura pra o manômetro em qualquer ponto entre o registro e o PF. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Salve Gilbertão. Percebi que estavas enganado e fiz de tudo para não dizê-lo . Mas é isso aí. Colocando após a caldeira, a água estará aquecida. Não só é mais massa para ser aquecida, como o sensor pode não ser capaz de operar nesta condição de temperatura. As peças internas do sensor são muito sensíveis e a temperatura de operação costuma ser = ou > que 50°C. O ideal é logo após a saída da bomba, pois a água estará fria, o calor irradiado pela caldeira estará o mais longe possível do sensor e a pressão existente é a mesma para todo o circuito. Quanto ao registro, teria que ser uma válvula de agulha muito sensível e precisa. No fundo, fico com a dúvida se proporcionaria controle suficiente para alterar o resultado da extração. Em teoria, a pressão se estabilizará no circuito, pois a bomba continuará jogando água como antes. è como apertar a ponta de uma mangueira de jardim. A restrição causada pela válvula de agulha fará com que passe menos água, porém com a velocidade aumentada. É a tal da hidrodinâmica. Tenho que reler. Não sei, mas pode ser. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Quanto mais perto o manômetro do bolo, mais próxima a leitura da pressão no bolo. Há perda de carga, mas provavelmente mínima na Gaggia. Quanto ao limite de temperatura do manômetro é bom verificar. Eu tenho usado um da Quickmill na Elektra Semiauto, no grupo, portanto bem quente, sem problemas até agora. Uma vantagem de estar depois da válvula de 3-vias é que ao desligar a máquina a pressão volta a zero. Nas comerciais é meio inviável pensar em posição perto do grupo já que é 1 manômetro para N grupos. Exceto, claro, se a máquina for de 1 grupo ou ainda se há N manômetros (que seria ideal). Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Marcio, No manômetro, como você disse outro dia, é possivel vizualizar uma canalização já que altera-se a pressão, ok ? Na Elektra você adaptou ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Normalmente quando o fluxo aumenta a pressão cai. Mas nem sempre se percebe uma canalização, pode ser só o aumento natural do fluxo com o bolo perdendo sólidos, e ainda pode ter uma canalização só de um furinho e não perceber na pressão. Na Elektra eu aumentei uma rosca M4 do grupo para M5 e usei adaptador M5 (macho) para BSP 1/8 (fêmea) que há disponível por aí. Mas esse furo está logo antes da válvula de 3-vias. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Legal, e originalmente para que servia este parafuso M4, pois ele esta em contacto com a água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Não serve para nada, só para tampar o furo que foi feito na fabricação. O grupo é fundido e depois alguns furos são feitos para o caminho da água. Vários grupos tem algo assim. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Achei que fosse, vou até reparar no grupo da Gaggia, mas não lembro de ter visto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 O da Gaggia não tem nada assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Acabei de ver, não tem mesmo. Olhei no site da Quickmil e vi aqueles kits para medir pressão com regulagem,..... é deste que você colocou ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Não sei, só coloquei um manômetro mesmo. Comprei no Chris Coffee. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Gilberto, Apesar de ser bem mais raro existem caras por aí que fizeram a regulagem de pressão através do uso de um resistor variável controlando a voltarem da bomba. Já li dois relatos desses na web e um deles na semana passada, no Home-barista, mas nao lembro o link. A solução me pareceu assustadoramente simples. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Reostato, o problema é achar o correto e preço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Uma vantagem de estar depois da válvula de 3-vias é que ao desligar a máquina a pressão volta a zero. Márcio. Salve Márcio. Mas mesmo estando antes da válvula de 3 via, quando esta entrar em ação aliviará a pressão da linha e o manômetro voltará ao zero. O manômetro da bomba só é exitado quando a bomba está em ação. Na Epoca é assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2012 Alexandre, Talvez não zere total, a válvula quando é aberta liga o PF ao ambiente, e por sua vez fecha a saída da caldeira. Mas é facil saber, é so abrir levemente a valvula do vapor e ver se tem pressão. Alias na Twin para diminuir a pressão acho que posso abrir um pouco a válvula do vapor no momento do shot, vou testar amanhã. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 10 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2012 Nas domésticas, com a bomba vibratória, provavelmente ficará com a pressão, pois na saída bomba tem uma válvula de retenção. Não sei se a OPV ajudará a aliviar um pouco da pressão, mas deve ficar algo. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2012 Pena que teria que ficar as mangueiras para fora, se não colocaria este controlador de pressão: http://www.ebay.com/itm/BLUE-140-PSI-ADJUSTABLE-FUEL-PRESSURE-REGULATOR-KIT-W-GAUGE-CHEVY-/221140972269?_trksid=p5197.m1997&_trkparms=aid%3D222001%26algo%3DSIC.CURRENT%26ao%3D1%26asc%3D16%26meid%3D4067527455520700955%26pid%3D100016%26prg%3D1006%26rk%3D5%26sd%3D261065676140%26 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2012 Tem este tambem, ai já sem o manômetro. http://www.ebay.com/itm/UNIVERSAL-1-30-PSI-MANUAL-ADJUSTABLE-TURBO-BOOST-CONTROLLER-KIT-LEXUS-/320987357528?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&vxp=mtr&hash=item4abc566158 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 11 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2012 30 PSI é algo em torno de 2 bar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2012 Putz , é verdade. O de 140 psi é que daria par quebrar um galho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2012 O 1º poderia , de repente, colocar dentro da máquina mesmo, e usa-lo como uma OVP regulável. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 11 Dezembro 2012 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2012 Parece complicado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas