Ir para conteúdo

[RESOLVIDO] Bomba da ECM Barista não liga


LUW

Postagens recomendadas

Bom dia povo! Perguntei isso no tópico das ECM, mas achei que abrindo um tópico próprio eu teria mais chances de receber alguma informação. Então é o seguinte. Ontem usei detergente na minha ECM Barista para limpeza de rotina. Terminado a limpeza com detergente, fiz vários flushes para enxaguar o grupo e então desmontei para lubrificar e remontei tudo. Aí liguei para esquentar novamente e fazer mais uns flushes para enxaguar o excesso de Molykote. O grupo esquentou e subiu a pressão da caldeira, normalmente e sem nada de diferente. Porém ao levantar a alavanca a bomba não liga :o. Não faz nem sinal, como se o reservatório de água tivesse sem água suficiente.

Como a caldeira esquenta normalmente e há pressão para vapor, imagino que seja a bomba ou alguma coisa entre a alavanca e a bomba, mas de origem elétrica. Alguém pode me dar uma ideia do que possa ser? Não imagino o que seja, e sendo assim não tem nem como eu nem começar a pensar em arrumar. Mandar a cafeteira para o Alexandre Velloso, se é que ele ainda trabalha com ECM, seria um transtorno pela logística envolvida em enviar um trambolho desses. E não conheço ninguém em Curitiba que mexa com ECM :(. Por isso qualquer dica será muito bem vinda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Carneiro!
Obrigado pela dica. Um detalhe que esqueci de falar é que semana passada ou retrasada por duas vezes houve um leve delay entre eu acionar a alavanca e a bomba funcionar. Mas depois não fez mais, e aí acabei esquecendo. Tenho multímetro sim. Imagino que vou ter de desmontar o painel frontal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse delay pode ser a bomba travando e agora ela travou de vez......

Não sei.... É só um palpite.

 

 

Ricardo Gobbi

Embaixador e moderador do CDC

Venda de máquinas moedores e torradores

34-99937-1222

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido a questão :rolleyes:

O @cabeca mais do que gentilmente se propôs a me ajudar. Abri a Barista, e como o @Carneiro sugeriu, primeiro testei com multímetro a chave elétrica que a alavanca da bomba aciona. E nada, pelo multímetro o circuito fechava sem problemas. O Cabeça me sugeriu desligar os fios da bomba e fazer uma ligação direta, ligando a bomba direto à rede elétrica. Pois bem, eu precisaria fazer um fio com plugue para isso, mas antes de ir à cata do material, como estava com tudo aberto e alicate de bico fino à mão, resolvi desconectar os fios para ver como estavam os contatos. Pareciam normais, e então reconectei de novo. Apenas por desencargo liguei a Barista de novo e não é que a desgramada funcionou normal? Acho que com a vibração um dos fios se soltou, e acho que isso explica o delay em ligar semana passada. De qualquer forma, está funcionando normalmente (desde que eu monte tudo de novo :P). Aproveitei, já que estava tudo aberto, para fazer umas fotos dela por dentro, que fazia tempo que queria fazer (depois eu posto).

Meu MUITO OBRIGADO ao Carneiro e especialmente o Cabeça, pelas dicas ;).

Porém o Cabeça me arrumou mais encrenca, sugerindo que eu trocasse a minha bomba atual (230v/50Hz-48w) por uma de 60Hz, para melhorar fluxo e pressão. Eu, que estava bem quietinho no meu canto, louco de feliz que poderia tomar espresso de novo, agora lá vou eu tentar achar bomba nova...:huh:

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...