Ir para conteúdo

Pizza e Café


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Tb não confio muito nesses maçaricos. mas sao amplamente

utilizados em restaurantes para finalizar pratos. Acho que hoje

em dia deve ser bem seguro sim. Eu uso um menor para fazer

creme brulee. Mas não tem essa potencia toda não.

 

Mas vale a ideia. Parece que você ta usando o photoshop na pizza

hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Penna,

Que pizza linda!

Pode partilhar a receita? E fez em que forno?

Valeu!!

A receita eh uma sem-sova do Jim Lahey, que ele fala no livro dele (acho que chama My Pizza)

 

Eh uma receita bem facil, mas eu adaptei um pouco...

 

Basicamente voce mistura

500g farinha

1g fermento em po (ou 25g do seu levain direto da geladeira)

16g sal

350g de agua gelada

 

Mistura tudo so o bastante pra incorporar os elementos e deixa umas 8h fermentando em temp ambiente. Se der, fazer umas dobras na massa de tempos em tempos. Deixar essa massa na geladeira ate o dia de assar.

 

Umas 12h antes de assar a pizza, tirar a massa da geladeira e fazer 4 bolas. Enrolar cada bola em um zipbag com um poco de azeite ate a hora de assar, quando entao voce vai abrir, colocar queijo etc. A pizza vai direto da geladeira pro forno

 

Eu asso ele direto sobre a pedra sabao na prateleira inferior do forno que tem que estar o mais quente possivel (deixa pre aquecendo no maximo ums 40min). Na prateleira superior eu tenho outra pedra sabao, de modo que a pizza fica meio "ensanduichada" entre duas pedras fumegando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas que coincidência...

 

esses dias tava pensando em como melhorar as minhas pizzas e meio que pensei em comprar uma segunda pedra pra fazer isso aí, só não tinha certeza se iria ter algum resultado positivo.

 

a pizza está assando mais rápido quando assada entre as duas pedras, Penna?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curiosamente, também comprei na semana passada os ingredientes para fazer umas massas de pizza. Já fiz uma vez e a massa ficou muito boa, bem leve e ao fim ficou com uma consistência boa para o meu paladar. Para a receita usando 1 quilo de trigo, se não me falha a memória eu fiz entre 5 e 6 discos de pizza. 

 

No entanto, como eu tenho um fogão bem básico de quatro bocas, comprei até umas pedras refratárias pra ver se ajudam na cocção da pizza. Vou testar colocando-as para esquentar na grade mais baixa do forno e ver se a pizza fica legal nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas que coincidência...

 

esses dias tava pensando em como melhorar as minhas pizzas e meio que pensei em comprar uma segunda pedra pra fazer isso aí, só não tinha certeza se iria ter algum resultado positivo.

 

a pizza está assando mais rápido quando assada entre as duas pedras, Penna?

 

fica sim!

nesse esquema a minha assa em 4min já passando do ponto um pouco embaixo (que eu gosto hehehe)

 

Pra ilustrar, o esquema é assim, mas com pedra sabão ao inves de tijolos como na foto

18xlqbraqybcujpg.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Penna, acho que vou tentar dessa forma com pedras embaixo e em cima. Eu comprei uma quantidade maior que acho que dá para cobrir, o problema é que como o meu fogão é de 4 bocas, o forno é pequeno. E os tijolos que eu comprei parece que foram feito sob medida para entrarem no forno, é exatamente a largura do forno, nem um 1 cm a mais ou a menos.

 

Com isso, eu fiquei com a impressão de que os tijolos refratários não estavam deixando o calor "trafegar" integralmente pelo forno. Vou medir hoje, e se realmente for isso vou tentar quebrar alguns pra diminuir o tamanho deles para ao menor ter um certo espaço pelas laterais do forno pra deixar o calor subir e esquentar o forno por inteiro, internamente.

 

E as minhas pedras são diferentes destas da foto, parece lajotas mesmo. Só estou tento dificuldade pra encontrar uma pá de pizza de madeira tipo esta da foto por aqui em Vix (até gostaria mesmo de ter uma destas, rsrs).

 

Estamos em vias de trocar o nosso fogão (Atlas Mônaco) por outro melhorzinho, também de 4 bocas mas é aquele electrolux com dois fornos, um grande e outro pequeno. Provavelmente as pizzas devem conseguir uma melhor temperatura no forninho pequeno, dependendo da potência calorífica do forno, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E as minhas pedras são diferentes destas da foto, parece lajotas mesmo. Só estou tento dificuldade pra encontrar uma pá de pizza de madeira tipo esta da foto por aqui em Vix (até gostaria mesmo de ter uma destas, rsrs).

 

a minha pá de pizza curta eu comprei pela internet mesmo, mas se por acaso vc mora ou venha pelo RJ eu já vi dela pra vender na CADEG

 

http://www.americanas.com.br/produto/9868029

http://www.americanas.com.br/produto/8114063?condition=NEW&cor=Natural

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que eu já li por ai, o melhor material em termos de condução de calor pra pizza é uma liga de aço (acho que é de carbono, já me esqueci). Sei que nos EUA tem uma empresa que vende uma placa de aço já pronta pra pizza e pão. Já está na wishlist pra quando viajar por lá

http://www.bakingsteel.com/

 

já até pensei em entrar em contato com alguma siderurgicas pra ver se rolava uma chapa de aço específica pra cozinha mas nunca levei meu plano adiante hehehe :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Penna, eu até pesquisei algumas na internet mas queria algo mais imediatista (para hoje, hehehehehehehe)! Vitória não é o melhor lugar para comprar artigos e utensílios específicos assim, do nada. Eu até acho, mas preciso pesquisar e acabo encontrando em alguma loja ou fábrica pouco conhecida.

 

Vou pedir pela internet mesmo, mas até chegarem vou quebrar o galho e usar umas raquetes de frescobol de madeira que estão paradas lá em casa. Lixando o topo delas vou conseguir uma pá!  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunatico, no caso de duas pedras, seria até vantagem a superior não deixar o calor passar para cima. Se for cortar, corte só a de baixo.

 

A propósito, o cara do a piece of bread postou a última receita dele de baguete/pizza. Só baixar no link que tem no perfil dele. (fermentação natural)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, bem lembrado!

 

As pedras estão paradas lá em casa faz algum tempo, vou ter que lavá-las e deixar um dia para secarem para depois usar no forno. Como devo cortar pelo menos as que ficarão na grade inferior, vou tentar fazer isto primeiro pra depois limpar todas elas de uma vez.

 

Na minha primeira tentativa eu fracassei solenemente, pois achei que depois de lavar e deixá-las no forno por algum tempo elas secariam de imediato. Mas acho que elas retiveram um pouco da água/umidade, e quando eu coloquei as pizzas na pedra ficaram todas molengas, hehehehehe! Vivendo e aprendendo! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu forno não tem grill, e acho que nem consegue chegar nos 300º (temperatura boa para assar uma pizza em forno doméstico). Por isso que pretendo testar com as pedras, pra ver se ajuda na estabilidade da temperatura.

 

Estou comprando no Aliexpress alguns termômetros próprios para monitorar as temperaturas das coisas aqui em casa (geladeira, forno e chapa tipo grill). Put# dificuldade de encontrar esses termômetros por aqui, sendo que lá fora custam apenas 2 dólares, em média. É bom pois as vezes fico na dúvida sobre a temperatura da minha geladeira ou do forno, e com o termômetro indicando a temperatura passo a ter mais garantia de que as condições estão adequadas para bagunçar a cozinha, rsrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunático, dá pra ganhar uns graus se tirar o fundo do forno (ou base, depende da perspectiva... hehehe).

 

O meu fogão é 4 bocas também, bem comum, já dá uma pizza muito boa usando a pedra e sem o fundo. O que eu quero mais é a 'sintonia fina' agora, conseguir assar mais rápido, ter uns pontos tostados na borda, etc. Acredito que com o esquema das duas pedras consiga chegar nisso.

 

(moderadores, eu não postei lá no tópico da pizza porque até passar a conversa toda pra lá vai ficar meio esquisito...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otávio, é bem possível. É até por isso que comprei os termômetros (comprei faz 15 minutos) pra poder me certificar de que pelo menos a temperatura está certa, assim isolo uma variável - como nos cafés - e vou trabalhando no resto.

 

A ideia de tirar a tampa de baixo da base do forno é muito boa, já que irei usar a grade pra apoiar as pedras e passa a ser um obstáculo a menos para a circulação do calor. Mais cedo fui conferir o tamanho do forno e vi que ele só tem uma grade, mas uma já é melhor do que nada hehehehehehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O infravermelho eu tenho um, pra medir a temperatura da pedra será excelente.

 

Porém para medir a temperatura geral do forno fica ruim, pois eu preciso abrir a tampa do forno pra medir. Com isso, perco boa parte do calor do forno com uma simples abertura.

 

O termômetro bimetálico fica pendurado na grade do forno e eu consigo ler olhando de fora com a tampa fechada. Vai ser ótimo pra monitorar a temperatura!

 

UT8spUrXTpaXXagOFbXS.jpg?size=118045&hei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu forno é muito fuleiro, tenho certeza de que dificilmente passarei dos 300º Celsius, rsrs! Mas se passar ótimo, pois a pizza para ficar no ponto certo precisa apenas de 2 ou 3 minutinhos dentro de um forno à mais ou menos 400º C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar o injetor por um com orifício um pouco maior é um mod baratinho. Tb fiz isso no meu.

 

Aqui a pizza sai em 3 e meio. (mas com grill em paralelo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei porque eu perco meu tempo saindo pra procurar as coisas na rua, sabendo que moro no interior do interior...

 

A grade extra tive que pedir pela internet, nenhuma assistência tinha.

 

A pedra também, nem pensar. Tentaram me vender granito, mas já li em algum lugar que não é adequado pra esse propósito.

 

Por enquanto vai numa pedra só, quando a outra grade chegar vou botar uma chapa de ferro e ver o que acontece. Pelo menos até aparecer uma segunda pedra de pizza nas redondezas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedras lavadas e ficando prontas pro 2o teste!

q7u4PMD.jpg?1

Quanto ao granito, não é bom mesmo. Ele não segura calor na mesma proporção que as pedras feitas de material refratário e também trinca/quebra com facilidade no calor do forno.

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei porque eu perco meu tempo saindo pra procurar as coisas na rua, sabendo que moro no interior do interior...

 

A grade extra tive que pedir pela internet, nenhuma assistência tinha.

 

A pedra também, nem pensar. Tentaram me vender granito, mas já li em algum lugar que não é adequado pra esse propósito.

 

Por enquanto vai numa pedra só, quando a outra grade chegar vou botar uma chapa de ferro e ver o que acontece. Pelo menos até aparecer uma segunda pedra de pizza nas redondezas...

 

as minhas pedras eu compro nesse site aqui. Chega rapidinho, bem embaladinha e já vem curada. Voce pode ate mandar fazer uma das dimensoes que voce quiser, só entrar em contato com eles

http://artesanatopedrasabao.com.br/

 

update: parece que o site ta reformulando.. mas jájá volta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,

 

seu forno acende o gás e o grill juntos ??

 

O meu não.....

 

Lunático,

 

realmente achar as coisas aqui é complicado. To querendo a pedra sabão, mas acho que vou numa casa de churrasqueira mesmo e comprar essas refratárias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No livro de pães da Tartine, eles dão uma dica para atingir altas temperaturas num forno de uso residencial. Eles removem o controlador de temperatura da chama, assim ela fica sempre na potência máxima e a temperatura vai subindo de maneira indefinida, aí precisa ter um termômetro e um regulador externo para o fluxo de gás. Mas só faria se tivesse um forno velho sobrando e um espaço para um segundo forno dedicado a pizzas. Sem contar que a vida útil dele poderia ser bem reduzida já que iria trabalhar em uma faixa de temperatura fora do especificado.

 

Ao invés disto pode compensar já investir direto num forno de lastro a gás ou elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fcc, creio que os tijolos refratários lhe darão o mesmo resultado. E os meus foram baratinhos, acho que comprei 6 desses da foto por 10 ou 12 reais (total).

 

Sobre o forno adicional, é complicado porque moro em apartamento e o uso do forno para fazer pães e pizza é bem esporádico. Depois que eu trocar o meu pelo novo que será da Electrolux, acredito que usando as pedras já me atenderá.

 

(Mas que dá vontade de comprar um forno pequeno mais robusto, isto dá) :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...