#magaldiespresso Postado 14 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 Ola amigos, venho aqui compartilhar mais uma das minhas restaurações, trata-se de uma antiga e rara Simac 1981, maquina muito dificil de se encontrar mas muito bem construida como seguem fotos abaixo Maquininha muito singular na construção e design, começo dos anos 80, outra mentalidade industrial, carcaça toda em alumínio fundido, bomba com valvula de alivio flui-o-tech, solenoide de alivio e no vaporizador e projeto de caldeira/termobloco muito similar ao das primeiras gaggias, 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 14 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 seguem abaixo após descalcificação, limpeza e pintura: Aqui grupo, porta-filtro(de 3 abas muito incomum diga-se de passagem) e braço do vaporizador voltando da cromação: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 14 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 abaixo a maquina já montada e começo de testes: em seguida foto da usinagem do cabo do porta-filtro no meu torninho anos 70: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 14 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 aqui a maquininha já finalizada e montadinha =] : video de extração de testes, perfeito ! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 14 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 acabamento final de cabo usinado e e envernizado : Depois de montada e pronta percebi algo, tem uma fuga do elemento fundido pra carcaça e só foi perceptível depois da maquina pronta =[ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 14 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 passei horas testando e medindo, testei outra simac que iria restaurar e o problema persiste, com o boiler seco a impedância é normal e não há fugas, porém com o sistema pressurizado aparece uma impedância de fuga de 40 ohms, e nas 2 maquinas aconteceu a constatação do mesmo problema, talvez só com uma raio-x igual a ferrari usa para averiguar seus blocos de motor possa ser estudado melhor esse problema, logo, presumo este ser o motivo da maquina ser rara e descontinuada, possivelmente este foi um problema de projeto e possivelmente crônico de todas, mas enfim, usarei pessoalmente tomando as devidas precauções e virou uma bela peça na cozinha =D 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José do Café 013 Postado 14 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 Magaldi, boa tarde. Eu tenho uma Simac. Eu achei ela bem parecida com a Brasilia Lady ou a Brasilia Club. Não tenho a referência das gaggias dos anos 70, nunca vi pessoalmente. Não pude notar nada de anormal no funcionamento da minha, muito pelo contrário. Me surpreendi com a performance dela...Achei o espresso extremamente parecido com o das ladies que eu já tive e a vaporização muito melhor. A transição de vapor pra água quente pra espresso é extremamente rápida e apesar de não ter manômetro e vc ter que surfar, é EXTREMAMENTE fácil achar a temperatura nessa máquina, além dela ser muito estável e permitir extrações longas e usos mais prolongados antes de "reiniciar" a temperatura. Tô até pensando se vou vender a minha. Heheh... Permita-me fazer só uma correção sem tanta importância. O designer dela chama-se Francesco Boniolo, que era um designer industrial da indústria automobilística internacional, não só italiana. O design dele foi premiado no salão dos eletrodomésticos de Paris em 1982. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José do Café 013 Postado 14 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 Ps: o tópico saiu isomac mas deve ter sido corretor..corrige lá Seguem aí uns links sobre o criador da máquina: https://www.coachbuild.com/2/index.php/encyclopedia/coachbuilders-models/category/boniolo-advanced-design 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José do Café 013 Postado 14 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 http://www.boniolodesign.it/english/index.htm Essa máquina foi capa do omnibook do design industrial italiano em 1981 ou 1982, salvo engano 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 14 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 Opa, vou corrigir já ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 14 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 6 minutos atrás, José do Café 013 disse: http://www.boniolodesign.it/english/index.htm Essa máquina foi capa do omnibook do design industrial italiano em 1981 ou 1982, salvo engano Rapaiz, obrigado pela informação, essa não sabia, é muito difícil encontrar informação fiável desses equipamentos antigos ! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José do Café 013 Postado 14 Agosto 2020 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 Uma outra coisa, sobre a descontinuação...é que a empresa foi comprada pela Delonghi e talvez tirada do mercado de propósito, pra eliminar concorrência mesmo, uma vez que a Delonghi já atuava no segmento de máquinas domésticas. Se não me engano a Delonghi continuou a Simac mas como sorveteira exclusivamente...a linha antiga tinha a júnior, a simac 1 e 2 e um moedor parecido com aqueles da gaggia domésticos... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 14 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 14 Agosto 2020 É possível, essas empresas grandes vivem mudando de grupo e diretrizes, igual a gaggia que já foi revendida umas 3 vezes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 16 Agosto 2020 Autor Denunciar Share Postado 16 Agosto 2020 Em 14/08/2020 at 17:17, José do Café 013 disse: Magaldi, boa tarde. Eu tenho uma Simac. Eu achei ela bem parecida com a Brasilia Lady ou a Brasilia Club. Não tenho a referência das gaggias dos anos 70, nunca vi pessoalmente. Não pude notar nada de anormal no funcionamento da minha, muito pelo contrário. Me surpreendi com a performance dela...Achei o espresso extremamente parecido com o das ladies que eu já tive e a vaporização muito melhor. A transição de vapor pra água quente pra espresso é extremamente rápida e apesar de não ter manômetro e vc ter que surfar, é EXTREMAMENTE fácil achar a temperatura nessa máquina, além dela ser muito estável e permitir extrações longas e usos mais prolongados antes de "reiniciar" a temperatura. Tô até pensando se vou vender a minha. Heheh... Permita-me fazer só uma correção sem tanta importância. O designer dela chama-se Francesco Boniolo, que era um designer industrial da indústria automobilística internacional, não só italiana. O design dele foi premiado no salão dos eletrodomésticos de Paris em 1982. Ola José, faça os testes de fuga com ela desmontada e com o sistema pressurizado, testes de aterramentos também são pertinentes, nas 2 que eu tenho notei o mesmo problema, suspeito de alguma micro-rachadura não visivel, mas pode ser outra coisa, vou seguir usando e testando até descobrir, enfim fora isso a minha funciona perfeitamente, e realmente é uma maquina com um padrão muito superior, nada de plásticos, caldeira bem espessa e peças de cromo bem reforçado, muito superior as gaggias que já peguei e não foram poucas, o jeito de trabalhar realmente é muito acertado como você já notou, já instalei muitos pid´s em gaggias que oscilam mais rápido e minibar que não esfriam, mas essa é uma das poucas que o projeto nesse lado foi bem acertado, enfim se quiser conversar ou dicas para a sua pode me mandar mensagem no whatsap:+5513992058394 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas