Rodrigoks Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Abre o olho, japa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lourenço Postado 1 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2017 Muito interessante. Estou a procura das granulométricas de 14 a 19. Já enviei vários e-mail para laboratórios e não obtive respostas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 1 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2017 Das mais famosas tem A Bronzinox e a Bertel. Quando fui pesquisar para comprar há uns 20 meses, acabei optando por A Bronzinox pela resposta rápida e atenção, embora fossem um pouco mais caras que as da Bertel. As granulométricas são muito caras, comparadas às Kruve, e dependendo do seu grau de tecnicidade as da Kruve atendem bem a um usuário doméstico que não tenha muita paciência de peneirar, com um custo bem menor. Tenho umas 17 peneiras de A Bonzinox, de todos os tamanhos e malhas, várias emprestadas por aí. Mande um e-mail pra eles, aos cuidados de Alessandra, e diga que é amigo do Dr. Lisboa, que ela já sabe que é pra peneirar café e vai te dar um atendimento especial. A numeração (ASTM ou Tyler?) que vc disse querer está estranha. Eu recomendaria entre 300µm (ou 0,300mm) e 850µm (0,850mm), ou ASTM 50 a 20, ou Tyler 48 a 20, normalmente nos referimos a elas pela abertura em micrômetros (µm),* ou em milésimos de miliímetros (0,000mm). Se precisar posso te dar orientações personalizadas sobre o que comprar, manda uma MP pra mim. Contato: vendas@abronzinox.com.br a/c de Alessandra, ela é super atenciosa e rápida. http://www.abronzinox.com.br/ http://www.bertel.com.br/peneira.html Tabela de peneiras aqui (não consegui subir o arquivo pdf). * o pessoal costuma falar micra ou microns, mas o termo correto, e trava-língua, é micrômetro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lourenço Postado 2 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2017 Positivo Lisboa, vou enviar MP. As peneiras que me refiro são de classificação de grãos, ou seja frações de /64 de polegada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 2 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2017 Ah tá! é que este tópico é para particulados, café moído, e nestes casos usam-se as granulométricas. As que vc quer são chamadas de peneiras de amostra (popularmente conhecidas tb como de classificação) e o nº delas é relativo à fração de 1/64mm: uma peneira 15 seria 15/64" ou seja, 5,95 milímetros de abertura da malha Estas vc vai encontrar em fabricantes ou lojas especializadas em equipamentos e máquinários para café e cafeicultura. Eu tinha mandado e-mail pra duas, mas uma delas acabou me respondendo rápido, e fui lá comprar e aproveitar para conhecer a Pinhalense e a Carmomaq, ficam em São José dos Pinhais (SP). Contato: Lucas, lucas.silva@pinhalense.com.br, fone (19) 3651-9249. Site: http://www.pinhalense.com.br/equipamento.php?id_maquina=132 No link acima, as fotos estão confusas, nelas aparecem peneiras com os furos compridos (oblongos) que são para moka. O desenho, diagrama, abaixo das fotos, com furos redondos é para grãos chatos (normais, não mokas). Foi essas que eu comprei, tamanhos 16, 14, 12 e 9, mais uma de fundo (cega); a descrição deles é PENEIRA AMOSTRA C/ QUADRO DE PLASTICO 300 X 200 MM FURO 16 RED. , custaram R$49,50 cada. Normalmente os cafés são classificados para comercialização e concursos como peneira 16+, 14 (e 15), e abaixo de 14. Comprei para classificar de 2 em 2, antes de torrar, esse negócio de torrar bica corrida de uma só vez acho um absurdo, dá uma torra heterogênea com certeza. A de 9 comprei para selecionar moka de 9+, mas não sabia que havia peneira especial (diferente) pra classificação de moka. Como vou usar lotes pequenos de cada vez, vou catar eventuais mokas na mão mesmo, quando e se for o caso; pode ser que futuramente compre 2 ou 3 (tamanhos 9, 11 e 13) só pra classificar os mokas, quando o café verde for bica corrida. Cafés peneira 18+ não são comuns, não acho que valha a pena o investimento, mas quem sabe mais pra frente eu compre tb uma 17 (ou 18). 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lourenço Postado 2 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2017 Positivo Lisboa. Os grãos crus que tenho comprado é de peneira 17+ (eles dizem peneira 17 acima). São grãos bem maiores e vendidos como exportação ou especial. Um amigo me presenteou uma saca com grãos variados (misturados) e eu queria selecioná-los, principalmente os maiores. Eu já havia contatado a pinhalense mas não obtive resposta de e-mail. Outra empresa contatada queria saber se era cotação para revenda ou licitação. Não estão acostumados a vender ao consumidor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 2 Setembro 2017 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2017 A Pinhalense não respondeu até o dia seguinte, então liguei lá é falei com o Lucas pra agilizar. Realmente, eles pensam que somos produtores de larga escala, ou revendedores! Até tive que perguntar se eles vendiam pra pessoa física. Um amigo produtor está finalizando uma safra promissora de Mundo Novo, lá tem grão 17 e 18, com certeza, mas tanto ele quanto eu só temos a 16, então não dá pra ter certeza; uma peneira 17 vai bem nestes casos, mas o "normal" deles aqui, para exportação, é peneira 16+. Curioso é que ele está com um Catuaí Vermelho (do qual estou preparando pessoalmente um nanolote muito caprichado), que é mais estreito e comprido, então muito café da 16 passa nela indevidamente chacoalhado demais, que é como deve ser para que não passe por ela mais do 5% quando ele for mandar pra concursos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas