Ir para conteúdo

Dúvida rápida sobre moer café

Samer

Postagens recomendadas

Opa pessoal, eu tenho um moedor básico da Livon >>63909227-moedor-de-cafe-manual-em-inox-e-ceramica-moinho-para-graos-24cm-ean-7891100030911-1-800x800.thumb.jpg.33eeab3cb0a6e8a9c2206899273d70e9.jpg e no começo era bem legal moer mas agora já está super chato, principalmente quando a moagem é fina que demora uma eternidade. Como eu não tenho condições de comprar um mais caro nem trocar agora, eu queria uma dica pra moer mais rápido.

Minha dúvida é se eu tenho que moer devagar, mediano ou rápido. Quando estou sem paciência eu faço com toda a velocidade que eu consigo mas fico com a impressão de que não está moendo rapidamente, será que eu tenho que moer bem devagarinho sentindo o equipamento "travar" ?

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não tem muito o que fazer, moedores simples assim são lentos para moer mesmo. Com o tempo piora pois as mós perdem o pouco fio que possuem.

O que algumas pessoas fazem é usar uma parafusadeira encaixada no eixo central para, essencialmente, transformar em um moedor elétrico. Mas eu pessoalmente não acho uma solução muito prática.

Sobre a velocidade de moer é: depende. Geralmente quando se tenta moer muito rápido, o corpo do moedor acaba se movimentando e empurrando os grão de um lado por outro. Isso diminui a velocidade de alimentação dos grãos na mós e aumenta o tempo de moagem. Tem que achar um equilíbrio de velocidade ou estabilizar de alguma forma o corpo.

Um hack legal pra aumentar a consistência nesses moedores: 

• Curtir 1
Link para o comentário

Obrigado pela ajuda !

Em questão ao vídeo, meu inglês é terrível então não entendi muito bem, isso não é só pra regular a moagem do grão ? ou fica mais rápido se eu colocar uma polca ?

Link para o comentário

3 horas atrás, Samer disse:

Obrigado pela ajuda !

Em questão ao vídeo, meu inglês é terrível então não entendi muito bem, isso não é só pra regular a moagem do grão ? ou fica mais rápido se eu colocar uma polca ?

É pra melhorar a consistência da moagem. O ajuste de moagem desse moedores costuma mover durante o uso, a porca fixa ele.

Link para o comentário