Ir para conteúdo

Moka Clube com Geisha e Yirgacheffe


humrj

Postagens recomendadas

Gostaria de saber o que vocês acham da Moka Clube comercializar alguns cafés como Geisha e Yirgacheffe, sendo que são variações plantadas aqui no Brasil, pelo que entendi. Seria apenas marketing, ou teria alguma qualidade nesses cafés?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entrando no mérito do cultivo de variedades "não nativas" e tudo mais... 

É marketing? É. Tem qualidade? Tem.

O primeiro ponto é alinhar as expectativas: o sabor de um café é muito mais do que o varietal. Clima, altitude, terroir*, cultivo, colheita, processamento, todos têm sua parcela de contribuição para as características finais do grão. Logo, um Gesha da "Gesha Village" na Etiópia, não vai ser igual um Gesha do Panamá.

O interessante é sempre olhar a rastreabilidade, ver quais são as fazendas que estão cultivando esses cafés e ver quão sério e profissional é o trabalho delas. Infelizmente o Moka Club não informa (pelo menos na página dos cafés na loja virtual) a propriedade ou produtor do café, somente a região produtora. Porém eles possuem uma reputação bacana e trabalham com muitas fazendas de ponta. 

Eu já tomei outra leva de Geishas/Geshas da Fazenda Primavera que eles tiveram há um tempo. São cafés bem interessantes, definitivamente possuem uma estrutura de sabor singular. A avaliação de qualidade a nível de consumidor final é sempre subjetiva. Depende do seu gosto pessoal, repertório sensorial, equipamento e habilidade de extração. 


*parece que existe algumas fontes que dizem que o terroir pouco influencia nas características do café, porém não sou nenhum um pouco qualificado para discutir a respeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...