Ir para conteúdo

1zpresspo Jx-Pro, Botini, e a tal "complexidade"


denilsoncosta

Postagens recomendadas

Bem amigos, segue breve review, opiniões muito pessoais e o espaço aberto pras experiencias de vcs...

O Jx Pro 1zpresso é meu segundo moedor. Fiquei uns 4 meses "operando" um Botini #3, muitissimo satisfeito com os resultados... (prensa francesa, moka e aeropress; coados no pano e melita ocasionais, e expressos infrequentes numa c08).

Comprei esse moedor pensando em melhorar a qualidade dos expressos, mas logo assim que efetuei a compra, consegui "acertar" a moagem do Botini, fina o bastante a ponto de entupir minha maquina!
Entupi então uma segunda vez com o Jx-pro, e decidi mante-lo pro que mais gosto, uma aeropress carregada de grãos pra uma caneca de 350-400 ml de cafe morno, doce e citrico!

Não me perguntem sobre como ficou o expresso, pq eu o deixei por conta do Botini, mas notei coisas interessantes no Jx Pro:

1- uma ja esperada maior consistencia na moagem, com poquissimos fines,,,

2- certa condensação e "direcionamento" dos sabores,,, >>

>>>  O que isso quer dizer?? A medida que vc aumenta a gramatura no Jx pro, fica claro que vc vai trocando doçura por acidez, e que vai chegando um ponto onde a bebida pode ficar "azedinha" embora não desagradavel, ate chegar um ponto de ficar bem claro que o café ficou ficou "sub extraído",,,

Ja a inconsistencia do Botini tem um aspecto muito interessante, ele produz sempre uma mesma média de "fines, médiuns e coarsiuns" pra cada espessura que vc fixar na moagem; ou seja, ele é sempre consistentemente inconsistente...  Não é como misturar "graõs de areia e feijão" na cafeteira!  O resultado desse "degrade" nas gramaturas do botini, é que existe uma faixa mais ampla entre o "médio fino e o grosso" em que a bebida não fica nunca inteiramente amarga ou azeda...  A moagem do Botini (tirando moer para expresso), produz uma bebida mais "aberta", em que vc pode sentir um pouco de água (e minha agua do filtro de barro é uma delicia por si so..), e varias outras notas soltas, combinadas,,,  açucar, sedimentos, acidez, óleos (fica bem claro na prensa, mas tambem da pra notar na aeropress). No meu dicionario, embora nao seja barista ou povador de café, isso soa como "complexidade"...  O Botini produz uma bebida com caracteristica mais "chá", enquanto o Jx Pro na aeropress pode ser customizado pra produzir um  "refrigerante" de sabor mais concentrado....   e eu, embora esteja utilizando muito o Jx Pro, recomendo fortemente o Botini e continuarei utilizando pra todos os fins,,,,

Isso faz sentido pra alguem aqui ou surtei ?

https://www.instagram.com/p/CKsXasnlf5B/    (foto )
 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que faz sentido. Mas entendo que com essa inconsistência sempre terá uma parcela de subextraido e sobreextraido, que chama de complexidade. Se for exagerado, particularmente não gosto. Mas é mais ou menos a discussão de moedores unimodais, bimodais, medição da distribuição da granulometria. Teria que ver o que dá ao medir o resultado do Botini.

Uma experiência que tem gente que gosta de fazer é misturar moagens diferentes de um moinho consistente pra ver o resultado. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o tópico @denilsoncosta, inclusive como o @Carneiro mencionou, há uma eterna discussão sobre a importância de fines e boulders na moagem de acordo com o método de extração.... pelo que entendi na sua percepção o botini apresenta uma faixa maior onde a variação da moagem resulta em menor efeito de variação na bebida final, talvez por esta mistura mesmo de várias granulometrias na moagem....

Acho estas discussões interessantes, há um tempo achava que fines eram sempre indesejados, recentemente li que eles são importantes para a extração, sei lá acho legal estudar o assunto...... 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante!

 

Um adendo sobre a tal da complexidade: ela é uma característica do grão, não da extração. Um café complexo possui diferentes nuances de sabor. Por exemplo: um café que apresenta notas florais, frutadas e de chocolate ao leite. Já um café pouco complexo poderia ser um com sensorial predominantemente de caramelo. 

Moagens mais homogêneas aumentam a clareza do sabor (fica mais fácil identificar as notas) pois você tem uma extração mais uniforme. Por esse motivo as mós unimodais são tão apreciadas para coados nos moedores de alta perfomance.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Nunes  compreendo que é uma caracteristica do grão, e legal vc lembrar disso, mas to vendo aqui na prática que pode ser atenuado ou acentuado pelo método utilizado, e, as variáveis que ja conhecemos. Na aeropress o Jx ficou maravilhoso, na Moka, ta perdendo feio! (pro meu gosto...). Ja testei umas 4 moagens diferentes, e nenhuma me da o resutado agradavel do Botini...  Claro, importante contextualizar aqui que não testei em coados... eu não possuo V60, e em casa não troco minha aeropress, por melita, e nem quando vou em cafeteria troco aeropress ou prensa por V60...

É como se a moagem uniforme "achatasse" a curva de sabores, enquanto o botini "abre"....   mas,, tenho menos tempo de "café" que a maioria aqui, então agradeço pelos comentarios e opiniões...

@ronaldom1 pois é,, eu lembro de ter visto gente discutindo isso, so não lembro se foi em vídeo, artigo, ou mesmo comentario em forum. Quem achar posta aqui. Isso não invalida o que muito bem lembrou o @Diego Nunes , mas adiciona mais uma variavel na discussão...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...