Jose Alexandre Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Eu acredito que seja uns 30%. Não é certo, uma mistura de palpite com fonte duvidosa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 O Alexandre que trabalhou na indústria , com certeza saberia , essa matéria da folha é esclarecedora , fala em 50% : http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vaivem/2014/04/1446852-cafe-robusta-pode-ganhar-com-alta-do-arabica.shtml Esse trabalho é interessante , ele fala de testes onde , claro , o 100% arábica é o preferido , mas , os blends com ate 40% , robusta são muito bem aceitos , blends com mais de 50 e 60% de robusta tem boa aceitação e inclusive 100% robusta tem mercado. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=reducao%20de%20uso%20robusta%20nos%20blends&source=web&cd=7&ved=0CDkQFjAG&url=http%3A%2F%2Fwww.sbicafe.ufv.br%2Fbitstream%2Fhandle%2F10820%2F3707%2F317.pdf%3Fsequence%3D2&ei=uetuU93rD-TisATJoIC4Bg&usg=AFQjCNEDWg9Vigveb4aSXur2LIOil9GFqw&sig2=vLubSD3cnXrkjFmSuA9Rpw Essa matéria é bem explícita , hoje seria cerca de 50 e 55% de robusta nos blends , enquanto a ABIC fala em 40% , ha 12 anos atrás era de 20%. http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/cafe-robusta-amplia-participacao-em-blends Abs. C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 A história de que "no início, o aumento do uso do robusta nos blends se deu em função de preços mais baratos na comparação com o arábica. Depois, os grãos foram escolhidos pela melhoria de sua qualidade" é dura de engolir, mas confesso que no Melitta Sul de Minas eu realmente não notei amargor típico de robusta. Se tivessem posto 100% arábica na caixa eu não ia desconfiar. Por isso até fiquei curioso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Mas o Robusta não é tipicamente amargo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 bem, então me retrato. O que você diria que é sinal que tem bastante robusta em um café? Estou pensando em coado mesmo (já li que no expresso a cor da crema pode ajudar a ver). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Gosto de borracha queimada? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Dor de barriga é um bom sinal.. E falo sério! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 hmm. Borracha queimada não é amarga? Desculpe, mas tem tempo que não como uma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Nunca senti gosto de borracha queimada, mas cheiro, sim. Inclusive no regiões brasileiras, que me deram pra provar uma vez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Eu tomei o Lavazza Super Crema, e as características que pude perceber: Crema abundante, mesmo o café tendo 4 meses de torrado e mesmo depois de 40 dias de aberto. Um gosto sutil de torrada escura, mas principalmente uma leve pegada no estomago. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Nossa , agora imagina os que na pesquisa preferiram 100% de robusta , pelos numeros não parece ser um universo pequeno. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 11 Maio 2014 Denunciar Share Postado 11 Maio 2014 Gosto de Robusta... É mais pro cereal, terroso, pungente. Certamente dependendo da torra é amargo, mas o Arábica também. Não sei se naturalmente existe algo mais amargo comparado ao Arábica, ao menos que consigamos sentir no paladar. Um curso de provador COB deve treinar bem nisso, ao menos em Santos provei muito, e de qualidades bem ruins também... Ou ainda treinamento R grader que tem agora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Gosto de Robusta... Gosta? Eu não gosto não! :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Tinha muita curiosidade em experimentar um robusta speciality. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Unlike procê japim minerim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Capistrano Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Quando estou sem café de qualidade em casa, vou de 3 Corações Gourmet, no mercado. Assim... não é as mil maravilhas de um café decente, mas para o padrão de mercado, dá pra beber e não ter tantos pesadelos (apesar de eu desconfiar que há uma pequena quantidade de Robusta nele, por causa do aroma que fica no PF depois da extração). Alguém já experimentou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 Já experimentou o que? Ficar sem café bom em casa? Não.. Não passei por esta experiência ainda.. Deve ser terrível... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 17 Maio 2014 Denunciar Share Postado 17 Maio 2014 O ninja do Plata está treinando ninjitsu hoje. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Capistrano Postado 18 Maio 2014 Denunciar Share Postado 18 Maio 2014 Acho que o samurai está precisando de um chopp bem gelado neste sábado, às vezes é bom. (: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas