Ir para conteúdo

Has Bean


Victor D.

Postagens recomendadas

Os meus demoraram um pouco menos de um mês.

 

Torrei o Yirgacheffe. Que café! Me arrependi de não ter trazido mais dele. 250g é muito pouco.

 

Bem difícil de torrar. Os grãos não são homogêneos, tanto em tamanho, como também em tipo (identifiquei ao menos dois tipos de café. Penso que vieram alguns mocas no meio).

 

Mas o café é delicioso. Muito aromático. Vale cada centavo.

 

Torrei 125g, encerrei 3 minutos após o primeiro crack, que deixei rolar por dois minutos - depois abaixei a temperatura.

 

Tive que desprezar 7g de café, que ficou mais claro e iria depreciar o sabor.

 

Update:

 

Torrei, hoje, 1º de abril (não é mentira :P ) o Burundi Ngozi Washed.

Café também muito bom, embora não excepcional como o Yirgacheffe.

Muito fácil de torrar. Acho que, talvez, pelo fato da utilização do método da lavagem dos grãos, no seu processamento, bem como em razão de serem bem homogêneos (tamanho e aspecto similar de todos os grãos).

A torra, em razão disso, ficou excepcionalmente homogênea.

 

Posto fotos das torras e gráficos.

 

 

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de alguns dias, continuo tomando o Yirgacheffe. Que café!!!!

Pena que minha primeira leva já está quase no final (ainda que eu esteja sendo bem zura, tomando apenas singles de 7g, pesados com precisão, sem compartilhar com familiares e amigos kkkkk).

 

Até ofereci para minha esposa. Mas, como ela não apreciou, ficou só para mim ;)!

 

ACABOU :( :( :(

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que notei, ao torrar o YIRGACHEFFE e o BURUNDI, é que os cafés lavados resultam, na torra, grãos homogêneos (cor), enquanto os cafés secados em terreiro (natural) resultam grãos bem heterogêneos.

 

Como havia ressaltado, no caso do YIRGACHEFFE, tive que desprezar 7 gramas dos 107,1g resultantes da torra, porque ficaram muito mais claros do que os demais grãos.

 

Hoje, vi dois videos do sweetmarias que explicam bem o porquê desse fenômeno.

 

Achei muito instrutivo. Por isso, vou postá-los aqui, embora, talvez, mereçam a criação de um tópico específico na parte relacionada à torra doméstica.

 

PARTE 1

PARTE 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

O fenômeno é claramente notado no Fazenda Chapadão. A torra fica feia, principalmente se for mais clara. Quem vê até duvida que ficou bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O quadrado é tão feinho assim, Rodrigo? Só reparei que os grãos são bem diferenciados, mas não achei feio. Mas é um café fantástico, sem dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é isso que eu pretendi dizer, tenho que parar de ter preguiça de escrever. Cada grão é irregular isoladamente, em coloração e em relevo, parecendo até a superfície lunar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cometi um pecado mortal. Contrariando minha "religião", sucumbi ao desejo e encomendei três cafés crus na Has Bean...

 

Não agüentava mais ler os elogios mundo afora sobre o Yirgacheffe e o comprei. Comprei também o Konga da Etiópia e mais um de El Salvador - Finca Loma.

 

Que yo tenga suerte y mis regalos lleguen luego acá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cometi um pecado mortal. Contrariando minha "religião", sucumbi ao desejo e encomendei três cafés crus na Has Bean...

 

Não agüentava mais ler os elogios mundo afora sobre o Yirgacheffe e o comprei. Comprei também o Konga da Etiópia e mais um de El Salvador - Finca Loma.

 

Que yo tenga suerte y mis regalos lleguen luego acá.

Reze 3 (pais nossos, pai nossos, pais nosso, sei la o plural de pai nosso...) Que eles chegam. :-P
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me f* (ao menos um pouco). Hoje completará 22 dias do envio, se não chegar, talvez só semana que vem. Só pedi torrado. Coincidência ou não, esse tal de Airsure, segunda vez comigo, foi mais lento que o Airmail que a Square Mile usa.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me f* (ao menos um pouco). Hoje completará 22 dias do envio, se não chegar, talvez só semana que vem. Só pedi torrado. Coincidência ou não, esse tal de Airsure, segunda vez comigo, foi mais lento que o Airmail que a Square Mile usa.

 

Márcio.

Talvez um pouco já que comprou torrado. Até agora recebi todas as encomendas que fiz na HB, algumas demoraram mais e outras menos, inclusive a última chegou antes da penúltima mas ambas chegaram.

Tenho sempre o cuidado de não comprar muito para não chamar atenção, nem tão pouco que não valha o frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

 

Você está devendo uns reviews para o Clube. Já deve ter provado uns 20 cafés do mundo todo e quase não "abre o jogo"...

 

Vamos lá, queremos saber o que estamos perdendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

 

Você está devendo uns reviews para o Clube. Já deve ter provado uns 20 cafés do mundo todo e quase não "abre o jogo"...

 

Vamos lá, queremos saber o que estamos perdendo.

Verdade. Ainda não os fiz pois não acho justo fazer um review com apenas um teste de torra, posso acabar falando mal de um café quando na verdade a culpa foi minha de fazer o perfil errado de torra.

Fiz a primeira torra de uns 7 cafés já e começarei a fazer a outras versões dos mesmos cafés, quando tiver uma opinião sobre eles eu posto aqui.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato Victor, mas então faça o Review apenas dos que você achou maravilhoso, até então, que são os que interessam para nós, eu não vou comprar um café ruim para confirmar que você estava certo, rsrsrsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, maravilhoso só o Yirgacheffe, do qual já falei aqui, outros muitos bons foram o Bolivia Finca Loyaza, o El Salvador COE e o Colombia El Paraíso, todos com muito corpo e sabor forte de chocolate amargo, o boliviano com um fundo meio de tabaco o salvadorenho mais equilibrado e o colombiano chocolate puro.

O Yirgacheffe ficou fantástico mas eu não tinha o Artisan ainda então não salvei o perfil, lembro-me que finalizei em 208°C. O boliviano e o salvadorenho ficaram muito bons. Os torrei em City+/Full City (218°C) mas a Has Bean recomenda até o começo do 2c (FC+), não sei se os torro de novo mais escuros, como recomenda a HB, ou mais claros para enfatizar o caráter varietal.

O Quênia ficou muito ácido e com retrogosto de papelão molhado, que eles chamam, também, de gosto de saca de café. Para diminuir isso a única maneira que conheço é fazer uma torra mais lenta e mais escura, o guatemalteca também ficou com um pouco desse sabor e ainda uma acidez bem forte (nem perto do queniano que parece um suco de limão).

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encomendei dois Ethiopia Yirgacheffe e um Sumatra Takengon Gayon Mountains Double Picked.

 

Só falta chegar.

 

 

Precisa ter Quest M3 pra torrá-los ou na Little Ball number two também dá certo? :lol: :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encomendei dois Ethiopia Yirgacheffe e um Sumatra Takengon Gayon Mountains Double Picked.

 

Só falta chegar.

 

 

Precisa ter Quest M3 pra torrá-los ou na Little Ball number two também dá certo? :lol: :lol: :lol: :lol:

Hehe, o bolinha serve bem! A vantagem do Quest é o controle preciso das fases o que, às vezes, dá mais dor de cabeça do que ajuda.

Só é bom lembrar o básico: O Sumatra é um grão menos denso, de ilha, é bom torrá-lo mais frio, uma torra de uns 14min. O Yirgacheffe é, geralmente, mais denso e aguenta e se beneficia de uma torra mais quente/curta.

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, o bolinha serve bem! A vantagem do Quest é o controle preciso das fases o que, às vezes, dá mais dor de cabeça do que ajuda.

Só é bom lembrar o básico: O Sumatra é um grão menos denso, de ilha, é bom torrá-lo mais frio, uma torra de uns 14min. O Yirgacheffe é, geralmente, mais denso e aguenta e se beneficia de uma torra mais quente/curta.

 

Abs

Beleza, vou seguir essas dicas.

 

Sei que tem um tópico do square mile, mas já que estamos aqui: alguém já tentou trazer square mile cru?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns cafés da HB têm ficado com um gosto de palha quando torrados e ponto mais claro. Aumentando o tempo de desidratação diminui esse sabor e torrando um pouco mais escuro também. Talvez torrando até o começo do 2c esse sabor diminua bastante, por isso a recomendação em muitos deles, apesar de que, em um Quênia ele falava para não chegar nem perto do 2c e ele tinha sabor bem acentuado de palha.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns cafés da HB têm ficado com um gosto de palha quando torrados e ponto mais claro. Aumentando o tempo de desidratação diminui esse sabor e torrando um pouco mais escuro também. Talvez torrando até o começo do 2c esse sabor diminua bastante, por isso a recomendação em muitos deles, apesar de que, em um Quênia ele falava para não chegar nem perto do 2c e ele tinha sabor bem acentuado de palha.

 

Abs

 

Será que isso - o gosto de palha - não é sintoma de café cru velho ou mal armazenado?

 

Digo isso porque tentei comprar um dos cafes anunciados no has bean diretamente do fazendeiro (era do Brasil). Ele me disse que não tinha mais desse café, que era da safra de 2011/12, nem da safra de 2012. Que estará realizando a colheita nesse mês e no próximo e em fim de junho meados de julho terá da safra 2013 para vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já o yirgacheffe esta perfeito. O Burundi também estava bom, mas não é um café que eu vá comprar novamente. Achei-o muito comum pelo preço que paguei. Culpa do frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que isso - o gosto de palha - não é sintoma de café cru velho ou mal armazenado?

 

Digo isso porque tentei comprar um dos cafes anunciados no has bean diretamente do fazendeiro (era do Brasil). Ele me disse que não tinha mais desse café, que era da safra de 2011/12, nem da safra de 2012. Que estará realizando a colheita nesse mês e no próximo e em fim de junho meados de julho terá da safra 2013 para vender.

Geralmente sim, por isso a dica para melhorar um pouco já que resolver é quase impossível. O sabor ruim diminui, também, com o tempo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, de novo foi o Airsure que desviou para o MAPA e nisso foram 14 dias de enrolação:

 

http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=LQ251584933GB

 

Talvez verificar se a Has Bean pode mandar como o Square Mile manda, Airmail mais baratex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...