Ir para conteúdo

Consumo de café está ligado a menor risco de morte por câncer bucal, aponta estudo


Postagens recomendadas

Outro dia eu ví uma pesquisa parecida só que sobre consumo de alcool, e levava a resultado percentualmente parecido para outro cancêr. Mas eu particularmente acho o resultado muito aleatorio. Se quem bebe 4 cafés por dia tivesse uma redução de 95% de incidência, aí, ao meu ver seria conclusivo, ou se o estudo fosse feito em 3 países diferentes e conseguissem o mesmo resultado, aí poderíamos concluir alguma coisa, do contrario podemos perguntar se eles assistiam Eliana, Gugu, ou Faustão no Domingo e chegar a conclusão que tal programa faz bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, acabei de ler isso e vim correndo ao fórum pra dar a notícia. Mas ainda bem que tem pessoas mais rápida, pois, isso é uma excelente notícia para nós que amamos o café!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro dia eu ví uma pesquisa parecida só que sobre consumo de alcool, e levava a resultado percentualmente parecido para outro cancêr. Mas eu particularmente acho o resultado muito aleatorio. Se quem bebe 4 cafés por dia tivesse uma redução de 95% de incidência, aí, ao meu ver seria conclusivo, ou se o estudo fosse feito em 3 países diferentes e conseguissem o mesmo resultado, aí poderíamos concluir alguma coisa, do contrario podemos perguntar se eles assistiam Eliana, Gugu, ou Faustão no Domingo e chegar a conclusão que tal programa faz bem.

Pô Gilberto,

 

Um estudo de 30 anos e com quase um milhão de sujeitos tem que ter algum prestígio. Pena que na reportagem não fala mais sobre metodologia, outras variáveis, etc. A revista que o publicou (American Journal of Epidemiology.) é conceituada. Vou até procurá-lo.

 

Na própria entrevista a autora principal enfatiza que ainda necessita de mais dados para concluir se o café tem alguma substância anti-câncer.

 

Mas reduzir 26%, 33% e até 50% são números aleatórios? se reduzisse 95% o cara ia ganhar o nobel, ser canonizado e o café passaria a valer mais que ouro.

 

Eu queria ter uma redução dessa (até 50%) pro câncer de boca! rsrsrsrsrsrsrs. E já que meu outro vício é um bom puro cubano (charuto), vou aumentar a cafeína pra contrabalancear. rsrsrsrsrsrsrsrs.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem quiser ver todo o estudo taí o link: http://aje.oxfordjournals.org/content/177/1/50.full.pdf+html?sid=844d490a-c060-4a64-9a86-a5ecfe413b57

 

Esse outro é sobre consumo de café e risco reduzido (mas nem tanto) de AVC.: http://aje.oxfordjournals.org/content/174/9/993.full.pdf+html?sid=844d490a-c060-4a64-9a86-a5ecfe413b57

 

Esse sobre o benefício do café na cognição de mulheres, especialmente idosas: http://aje.oxfordjournals.org/content/156/9/842.full.pdf+html?sid=844d490a-c060-4a64-9a86-a5ecfe413b57

 

E por último esse sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (a doença do Stephen Hawkings) e o papel do café em sua prevenção: http://aje.oxfordjournals.org/content/174/9/1002.full.pdf+html?sid=844d490a-c060-4a64-9a86-a5ecfe413b57

 

Então bora tomar café!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sou eu para desmerecer a pesquisa, mas ouvi uma certa vez de um médico cientista, em entrevista na televisão, que tinha vários dados sobre uma pesquisa realizada mas não conseguia transformar aqueles dados em um relatório conclusivo.

 

Quanto ao relatório em questão, afirmando que estatística não é minha área, justamente queria ouvir uma opinião de quem da área seja, me parece que, ao meu ver o único caso meio conclusivo é que o percentual foi crescente, e que embora o numero de pessoas analisadas fosse próximo a 1 milhão, as que servirão para montar o percentual do resultado é menos de 0,1% do total.

 

Um grande abraço, e é claro embora eu tenha dúvidas, não sou bobo e vou tomar bastante café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Gilberto,

 

A mensagem seria: Bora respeitar o estudo (até porque é muito bom), mas sempre com um pezinho atrás em relação à "ciência". Ela nem sempre é o que parece. Acho que é a terceira indústria do mundo, a farmacêutica, só perdendo pro petróleo e pras armas. Então muitas vezes onde tem muito dinheiro tem muita desonestidade, não é verdade?

 

Porém o estudo fala no benefício do café! então bora colocar os moedores pra trabalhar e as máquinas pra extrair nosso elixir da vida!!! kkkkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas pesquisas de correlação estatística são bons pontos de partida, mas há que se lembrar que elas não explicam nada. É preciso dar o segundo passo e buscar relações de causa e efeito e mecanismos de ação que expliquem as observações. Mas isso quase sempre não é fácil, e leva tempo ...

 

Deixo dois exemplos que mereceram o prêmio ignobel em 2011 e 2012:

 

O primeiro foi uma premiação conjunta de dois estudos, um dizendo que coca-cola é espermicida, e outro dizendo justamente o contrário: http://www.newscient...obel-prize.html

 

O segundo é um estudo feito em um salmão, mapeando as áreas de atividade no cérebro dependendo da foto mostrada a ele. O único detalhe é que o bicho estava morto: http://www.jsur.org/v1n1p1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas pesquisas de correlação estatística são bons pontos de partida, mas há que se lembrar que elas não explicam nada. É preciso dar o segundo passo e buscar relações de causa e efeito e mecanismos de ação que expliquem as observações. Mas isso quase sempre não é fácil, e leva tempo ...

 

Deixo dois exemplos que mereceram o prêmio ignobel em 2011 e 2012:

 

O primeiro foi uma premiação conjunta de dois estudos, um dizendo que coca-cola é espermicida, e outro dizendo justamente o contrário: http://www.newscient...obel-prize.html

 

O segundo é um estudo feito em um salmão, mapeando as áreas de atividade no cérebro dependendo da foto mostrada a ele. O único detalhe é que o bicho estava morto: http://www.jsur.org/v1n1p1

 

Tocou na ferida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos transformar grosseiramente em números:

 

1000.000 de pesquizados.

Vamos supor que 1/4 de cada categoria, seriam 250.000

 

1x + 0,74x + 0,67x + 0,5x = 1000 pessoas adoentadas. X= 343

 

 

Sendo:

Pesooas que não tomam café:

343 pessoas, na sequencia :

261

229

171

 

O que digo é que embora 250.000 não tomem café, 249657 não tiveram problemas, e 171 mesmo tomando mais de 4 cafés por dia tiveram problema, o que fico imaginando é que se em um percentual tão pequeno de pessoas com problema, ou seja 0,1 % pode levar a um resultado conclusivo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Gilberto, você está certo em relativizar os resultados, porque felizmente é raro ter CA de orofaringe e mais raro ainda é morrer disso, que é o que o estudo mediu. Mas todo estudo epidemiológico é assim e este parece bem feito. Importante notar que:

 

- o fator protetor só apareceu quando isolaram dois co-fatores que sabidamente aumentam risco, ou seja uso de tabaco e de álcool. Quer dizer, pode ser que o café mais ou menos compense o aumento de risco desses dois hábitos (não dá pra dizer que sim ou que não) e para usufruir deste benefício do café não se poderia usar nem tabaco nem álcool em quantidade significativa (também dá pano pra manga, quanto é esse limite);

 

- o estudo não menciona, mas ingesta crônica de qualquer líquido *muito* quente (acima de 80 graus se não me engano) *aumenta* o risco relativo de câncer de esôfago e de faringe. O chimarrão explica maior incidência destas doenças no Sul.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So lembrando que hoje em dia esta crescente o cancer de boca e de orofaringe, inclusive com o aumento das infeccoes por HPV!!!

hoje o hpv pode representar mais de 40% dos casos destas neoplasias. Claro o tabaco e alcool continua como causadores principais nos paises subdesenvolvidos.

Mas deixamos este assunto pra la, afinal nosso foco é o café :) :)

falar nisso, vou tomar o meu café agora!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So lembrando que hoje em dia esta crescente o cancer de boca e de orofaringe, inclusive com o aumento das infeccoes por HPV!!!

hoje o hpv pode representar mais de 40% dos casos destas neoplasias. Claro o tabaco e alcool continua como causadores principais nos paises subdesenvolvidos.

Mas deixamos este assunto pra la, afinal nosso foco é o café :) :)

falar nisso, vou tomar o meu café agora!

abs

Boa Ruston (acertei o nome!),

 

Chega de discutir resultados de pesquisas médicas, que são, em geral, chatas e complicadas. A elocubração é grande! ainda mais regada a cafeína.

 

A mensagem principal continua a mesma: tomar café é bom!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...