r.lima Postado 31 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 31 Janeiro 2013 Só um detalhe! Esquecam isso de fazer forca ao compactar! Esse negocio de 12, 20, 30kgs é pura bobagem. O que interessa é nao deixar o po torto e canalizar apos. As vezes muita forca so vai estragar o shot. Abs Eu sei Ruston mas eu também não fico me ligando muito com o peso da compactação . Coloquei as medidas apenas como um parametro para as pessoas não ficarem compactando com força excessiva e desnecessária. E acredito que quanto mais você puder afinar no moedor para mais fraco compatar melhor , igual os italianos fazem com apenas aquela leve forçadinha no própio tamper do moedor . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 31 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 31 Janeiro 2013 Mas o truque é dar a batidinha antes de compactar , quando ainda o café está solto . Pois assim eu solto o café da lateral do pf sem fraturar o bolo, impedindo assim uma possivel canalização ;-) Abraços Eu faço o mesmo, dou uma batidinha antes de compactar. Primeiro um ajeitadinha com o tamper, batidinha pra não sujar ficar aquele café solto perto da borda superior interna do filtro e, daí sim, a compactação propriamente dita. E sem mais batidinhas! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 31 Janeiro 2013 Denunciar Share Postado 31 Janeiro 2013 Tem um teste que postei aqui no forum, em algum lugar, que tanto faz a força de compactação. O shot ficava idêntico sem compactar ou com qualquer força de compactação. Acho que testavam com até 300lb. Só não lembro qual era a máquina que extraia no teste, se era tolerante ou não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BFerreira Postado 1 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2013 Na minha experiência, a La pavoni é bastante sensível à pressão de compactação. Dá pra sentir uma grande variação na força necessária para descer o pistão, considerando um mesmo grão e mesmo nível de moagem, variando a compactação. Com baixa compactação, o café já escorre do porta-filtro antes de começar a descer a alavanca.... Não tenho experiência com outros equipamentos, pode ser que seja menos relevante dependendo do caso.... Abraços, Bruno Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 1 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2013 Na minha experiência, a La pavoni é bastante sensível à pressão de compactação. Dá pra sentir uma grande variação na força necessária para descer o pistão, considerando um mesmo grão e mesmo nível de moagem, variando a compactação. Com baixa compactação, o café já escorre do porta-filtro antes de começar a descer a alavanca.... Não tenho experiência com outros equipamentos, pode ser que seja menos relevante dependendo do caso.... Abraços, Bruno Legal sempre é bom ouvir opiniões sobre outros equipamentos ;-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2013 Replico o link sobre o experimento de que falei, da força de compactação: http://www.espressoresource.com/~espres2/espressoresource/index.php?option=com_content&view=article&id=122:design&catid=31:general&Itemid=110 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 1 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2013 Não compactar deve aumentar muito a chance de canalização... Se não ocorrer e quando a pressão aumentar os particulados forem pro fundo, talvez dê o mesmo que com pouca ou muita força. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BFerreira Postado 3 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2013 O que otimiza o binômio sabor e textura do café, no meu caso, é moer "médio", não extremamente fino, e compactar forte. Com essa moagem "média" (dentro do intervalo para espresso - particulado tipo sal comum) consigo um crema bastante denso e sem amargores indesejáveis. Moagem extra-fina e compactação pesada causa engasgue na minha extração, ou com baixa compactação a textura fica menos viscosa ou sabor desbalanceado. Não dou as pancadinhas também, mas antes de compactar eu dou um batidinha leve da base do filtro contra a bancada, para assentar a base e expulsar o ar do bolo. Daí então compacto com força e dou polimento. Não me preocupo com aquela rebarbinha que fica na parede. É muito pouca e acho que ajuda a selar o o bolo no filtro. Um abraço, Bruno Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Schiaffarino Postado 4 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2013 Estou pensando em comprar esse filtro, mas não teria uma de um filtro single melhor que o que vem para a Gaggia? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 4 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2013 Bruno, este que uso é o da Rancilio (lá da loja do Alexandre), também me recomendaram o da La Marzocco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Schiaffarino Postado 13 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2013 Eu vou comprar o duplo Rancilo, (cabem 14g) e ver se consigo melhores resultados com o original da Gaggia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daiana1c Postado 18 Fevereiro 2013 Autor Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2013 14g? Estranho, fiz a medição e no meu couberam 18g exatos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2013 14g é o "nominal". Normalmente cabe mais, e até mais que 18g dependendo da densidade do grão torrado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Schiaffarino Postado 18 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2013 O filtro original da Gaggia deve comportar pouco mais que 20 gramas então, e pra extração ficar boa, tem que o café ficar bem próximo do chuveiro da máquina. Sempre acho que o café fica muito forte com o filtro original, com esse filtro da Rancilo espero melhorar isso. O ideal seria por cada tido de grão usar uma quantidade diferente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2013 Precisa ficar perto do chuveiro? Em geral, quando há muito problema de extração com espaço livre entre a tela e o bolo (dose nominal do filtro) é café recém torrado (CO2 demais) ou moinho chato. Sobre doses e moagem: Espresso 101: Como ajustar dose e moagem pelo sabor 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Schiaffarino Postado 18 Fevereiro 2013 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2013 Eu acho que sempre consigo mais crema e extração no tempo certo quando o bolo fica bem próximo do chuveiro da gaggia. Depois de ler o tópico indicado, vejo como errei em procrastinar a compra de uma balança. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
NMou Postado 14 Abril 2013 Denunciar Share Postado 14 Abril 2013 Onde comprar filtro La Mazorco, não pressurizado, que possa ser utilizado na Gaggia Dose? Pois segundo informações, o Alexandre trabalha com o Rancílio. Correto? Agradeço as sugestões e informações sobre onde encontrá-los. Nidia Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Abril 2013 Denunciar Share Postado 14 Abril 2013 Www.espressotec.com Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 14 Abril 2013 Denunciar Share Postado 14 Abril 2013 www.coffeehit.co.uk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Morato Postado 7 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2013 Daiana, Lá vai o link para um vídeo meu da Twin. Está uma vergonha perto do seu e usa um porta-filtro sem fundo, diferente do seu. De todo modo serve para exemplificar como ficaria o seu shot com uma moagem mais fina. Veja que extraí cerca de 40ml (menos do que dois duplos) em 35 segundos. Seria algo como um duplo ristretto, ou curto. É uma bebida mais concentrada, que nem todo mundo curte. Mas mostra aonde se pode chegar com o controle da moagem/dosagem. E falando em moagem, essa dose foi moída num Hario Mini, que é um moinho manual considerado inferior ao seu Encore... Olá, Boa Tarde! Que Porta Filtro é esse que vc esta usando? Seria um PF compatível com grupo E61? PF compatível com Grupo E61 serve nas Gaggias (Dose e Twin) ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2013 Serve não. Mesmo que lixe as abas, a posição é diferente... Aconselho a procurar da Gaggia mesmo. Talvez da Astoria sirva bem ou com pouca modificação. Da Simonelli tem posição próxima, mas tem que lixar muito para encaixar, inclusive a borda na qual o filtro apoia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Morato, Esse portafiltro é especifico da Gaggia. Como o Márcio falou a posição das abas é diferente dos e61 compatíveis, apesar do mesmo diâmetro. Comprei no www.coffeeparts.com.au. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas