Ir para conteúdo

Barista - profissão incluída na classificação oficial do MTE.


Postagens recomendadas

Hoje li um artigo falando que o barista será uma profissão(ocupação?) e constará na lista da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), pelo que li será chamado de "atendente barista".

 

Vejam no link:

 

http://noticias.uol....ial-do-mte.jhtm

 

Ou se preferir leiam aqui, segue abaixo texto do uol:

 

DJ, barista e doula estão entre as profissões incluídas na classificação oficial do MTE

 

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) divulgou nesta quinta-feira (31) a atualização da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). A revisão contou com inclusões e exclusões de 60 ocupações, famílias ocupacionais e sinonímias. O arquivo passa a conter agora 2.619 ocupações.

 

Entre as novas ocupações incluídas na classificação oficial estão atendente barista, DJ, musicoterapeuta, farmacêutico fitoterapeuta e doula (profissionais que acompanham gestantes antes, durante e depois do parto, oferecendo suporte emocional e físico).

 

As novas atualizações buscam atender as demandas do público em geral e entidades governamentais como: Ministério da Saúde; do Desenvolvimento Social; do Turismo; Secretária de Direitos Humanos; Policia Federal; CIUO (Classificação Internacional Uniforme de Ocupações) da Organização Internacional do Trabalho; entre outros.

 

De acordo com o MTE, a atualização e modernização da CBO ocorrem para acompanhar o dinamismo das ocupações e mudanças econômicas, sociais e culturais pelas quais o país passa. Essas modificações e inclusões são elaboradas com a participação efetiva de representantes dos profissionais de cada área, em todo o país.

 

 

Aplicação

 

 

A CBO é utilizada pelo MTE na confecção da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), no cruzamento de dados do Seguro-Desemprego e na formulação de políticas públicas de geração de emprego e renda.

 

Outras instituições governamentais utilizam a CBO para seus produtos, como a Declaração de Imposto de Renda, o cadastramento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em políticas públicas de Saúde, no Censo Educacional e em pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

(Com informações do MTE)

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou falando sem conhecer o caso específico, mas geralmente essas classificações ocupacionais servem pra estabelecer regimes de jornada de trabalho (por exemplo, estabelecendo intervalos intrajornada diferenciados ou regimes de compensação de horas, etc) e também atribuir garantias trabalhistas diversas (como piso profissional, p.ex.) para além daquelas básicas da CLT.

 

 

Opa! Agora lendo o artigo original, vi que ainda não é este o caso. A profissão ainda está em um estágio anterior. De qualquer maneira, é um sinal que a demanda por baristas está crescendo e a classe começa a se organizar. Garantias trabalhistas específicas só com um crescimento maior da classe.

Editado por Rodrigoks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um bom sinal para estes profissionais. Creio que já na próxima declaração de IR esta atividade já constará.

 

O próximo passo é a formação de uma representação de classe em âmbito nacional para fortalecer e consolidar a atividade que, diga-se de passagem, requer muito conhecimento, técnica e dedicação!

 

Parabéns aos baristas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...