Ir para conteúdo

Hario v60 n02 qual é sua melhor receita ?


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal , ultimamente com a chegada do meu mini mill ando fazendo muito testes com o hario v60 , então pensei em criar um tópico em que vocês postassem sua melhor receita com o v60 .

 

Seguindo este seguinte modelo :

 

Gramas de cafe - x

 

Gramas de água - x

 

Pré-infusão - x

 

Tempo de extração - x

 

Cafe utilizado - x

 

Moedor / grau de moagem utilizado - x

 

Pré lavagem do filtro - sim ou não

 

E finalmente

 

Descrição do modo de despejar o café : x

 

Podemos no futuro até programar de fazer uma competição :) , estou aberto a sugestões , vamos lá !!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ultimo teste realizei dois cafés do seguinte modo e percebi uma grande diferença nos cafés apenas mudando o modo de despejar o café !

 

Segue a receita 1 e seus resultados com uma comparação entre ela e a 2 receita .

 

Gramas de cafe - 28g

 

Gramas de água - 300g

 

Pré infusão - 30 segundos

 

Tempo de extração - 3 minutos

 

Café utilizado - Cafe Expresso Brasil - House Blend

 

Moedor / grau de moagem - hario mini mill - média ( 6 click )

 

Pré lavagem do filtro : sim

 

Modo de despejar o cafe : Fiz um buraco e deixei o cafe com aproximadamente 30 g de água em pré-infusão por 30 s. Depois começei a despejar o café em círculos no sentido horário porém sem sair do meio agrupando o despejo em um circulo mais ou menos do diâmetro de uma moeda de um real .

 

Resultado : ficou com uma camada de óleos em cima da xícara , que no final resultaram em um cafe levemente mais complexo do que um cafe feito exatamente nas mesmas proporções , porém despejado em círculos no sentido horário começando das bordas e terminando o movimento no meio do coador .Ou seja a receita número 2 apresentou uma ausência de óleos enquanto a 1 apresentou uma quantidade significativa .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa não é minha melhor receita , mas acho que valeu a pena postar para mostrar como apenas o despejo da água pode alterar o perfil do cafe

 

Abraços , r.lima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também achei esses padrões de despejar o café muito parecidos. Claro que se não fizer pré-infusão, colocar a água muito rapidamente, sem controle, deve dar uma diferença na xícara, mas nesses moldes descritos não acredito haver diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Qual dos dois cafes você provou primeiro?

 

Não me lembro bem , mas tenho quase certeza que foi o numero 1 .

 

Obs : bebi um gole de água para provar a outra amostra , e testei elas varias vezes . Cheguei a beber uma xícara e meia de cada kkkk e cheguei a conclusão que elas eram um pouco diferentes umas das outras ! Pouca diferença; mas ela estava lá ! E a única coisa que pude pensar que pudesse explicar a diferença foram os óleos em cima da xícara .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para provar que houve uma diferença ! Ontem quando fiz os testes , dei duas xicara para minha mãe provar os cafés também , e ela preferiu a amostra numero 2 ( com ausência de óleos ) , isso pode ser pelo fato dela não gostar dos óleos do cafe ! Por exemplo ela não gosta do café da prensa ( que tem óleos pra caramba ) , então isso pode mostrar que um cafe tinha mais óleos do que o outro e resultaram em uma xícara um pouco diferente .

 

Bom acho melhor você fazerem os teste vocês mesmos para ver se concordam comigo ou não . Irei refazer os testes hoje e ver se a diferença persiste .

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também achei esses padrões de despejar o café muito parecidos. Claro que se não fizer pré-infusão, colocar a água muito rapidamente, sem controle, deve dar uma diferença na xícara, mas nesses moldes descritos não acredito haver diferença.

 

Vou refazer os testes talvez tenha sido só uma impressão , porém visualmente tenho certeza , que por algum motivo a amostra 1 tinha uma camada de óleos em cima da xícara e a segunda não tinha .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fizermos um teste cego e mais de uma pessoa achar diferença, aí acredito que o padrão (tão pouco diferente) de despejar muda algo... ;)

 

Márcio ,

 

Estou empolgado e quero realizar mais testes ! Alguma idéia de algum modo de despejo da água que pudesse causar uma maior diferença. Irei hoje testar fazendo com e sem pré infusão , e também mudando o tempo de pré infusão , fazendo uma de 15 s e uma de 45s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o modo de despejar a agua faz diferença sim. Qdo estou com pressa e simplesmente jogo a agua em cima do pó sem qualquer técnica o cafe fica menos complexo, em termos de sabor. A diferença nao eh assim tão grande mas qdo vc ta acostumado com um padrão alto vc percebe sim.

 

Agora eu acho que o assunto desse tópico poderia ter sido postado dentro do tópico do hario v60, na seção de coados, evitando, assim, a proliferação de tópicos e dificultando a procura pelos usuários. Acredito que a concentração de informação num mesmo tópico facilita a consulta.

 

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o modo de despejar a agua faz diferença sim. Qdo estou com pressa e simplesmente jogo a agua em cima do pó sem qualquer técnica o cafe fica menos complexo, em termos de sabor. A diferença nao eh assim tão grande mas qdo vc ta acostumado com um padrão alto vc percebe sim.

 

Agora eu acho que o assunto desse tópico poderia ter sido postado dentro do tópico do hario v60, na seção de coados, evitando, assim, a proliferação de tópicos e dificultando a procura pelos usuários. Acredito que a concentração de informação num mesmo tópico facilita a consulta.

 

Abraço a todos

 

Mas é que esse assunto surgiu no meio do tópico , o verdadeiro propósito da criação deste tópico é o posts de receitas com o v60 e comparação e discussão sobre elas .

 

Obs : concordo com você que quando o padrão de exigência que você esta acostumado é alto ,consegue-se notar diferenças sutis ( sutis se escreve assim ? ) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Depende um pouco da moagem, né? Se moer grosso, de repente até rola 10-12%. Mas deve dar mais acidez e menos doce/corpo.

 

Eu costumava usar uns 36-40g para 600ml (resultando menos). Tá entre 6-7%. Mas moagem mais fina.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não poderia deixar de ser, vocês tem razão. Hoje fiz o coado usando 50 grs de Orfeu, com 600ml de água que deu 500 ml de café, ficou muito bom e deu para ver que dava para colocar mais um pouco de água. Acontece que até então eu só tinha feito coado com um blend composto por várias torras claras e mal feitas por mim com restos de grãos que iam sobrando, aí estavaa razão de um percentual maior de pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Essa não é minha melhor receita , mas acho que valeu a pena postar para mostrar como apenas o despejo da água pode alterar o perfil do cafe

 

Abraços , r.lima

 

E qual é a sua melhor receita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

E qual é a sua melhor receita?

 

Na verdade eu não tenho a mínima idéia :P Por isso que criei o tópico . Cada vez que utilizo a Hario faço diferente , porém quase sempre mantenho a mesma técnica de despejo da água e tempo de extração . Precisaria realizar alguns testes com o mesmo café para ver uma "melhor receita " ( entre aspas porque isto é muito relativo; isto varia de cafe para cafe , pessoa para pessoa etc .... )

Minha ultima extração ficou mais ou menos :

utilizei o cafe mogiana do santo grãos

14g de cafe moídos no mazzer

220 ml de água +ou-

 

Achei que ficou um pouco fraco e com um amargor bem sutil , mas que chegou a me incomodar . Vou fazer a próxima com 20 g de pó .

 

Obs : Preciso comprar um v60 01 , é ruim ficar fazendo 200ml no 02

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu não tenho a mínima idéia :P Por isso que criei o tópico . Cada vez que utilizo a Hario faço diferente , porém quase sempre mantenho a mesma técnica de despejo da água e tempo de extração . Precisaria realizar alguns testes com o mesmo café para ver uma "melhor receita " ( entre aspas porque isto é muito relativo; isto varia de cafe para cafe , pessoa para pessoa etc .... )

Minha ultima extração ficou mais ou menos :

utilizei o cafe mogiana do santo grãos

14g de cafe moídos no mazzer

220 ml de água +ou-

 

Achei que ficou um pouco fraco e com um amargor bem sutil , mas que chegou a me incomodar . Vou fazer a próxima com 20 g de pó .

 

Obs : Preciso comprar um v60 01 , é ruim ficar fazendo 200ml no 02

14g pra 220mL fica uns 6%, certo. Acho meio fraco pro meu gosto. Ultimamente estou com a "receita" de 30g pra 300mL. Aliás acabei de fazer, café Blend do Café Expresso Brasil, torrado por mim no bolinha há 04 dias. Gostei tanto que só não faço mais 300mL agora com medo de "envernizar" e varar a madrugada. rsrsrsrsrsrs.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago ,

 

Por conhecidencia hoje a tarde também realizei uma extração nas proporções de 30g para 300ml ... Ficou ótimo e o amargor sumiu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que percebi é que torras mais escuras ficam melhor ( para meu paladar ) em torno de 5% até 7% , já as mais claras 10% / 12% não acho que fica muito forte ou ruim .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que percebi é que torras mais escuras ficam melhor ( para meu paladar ) em torno de 5% até 7% , já as mais claras 10% / 12% não acho que fica muito forte ou ruim .

 

Eu percebi isto tambem, no inicio citei que ficava na prporção de 10/12 %, mas como dito pelo Lima eram torras claras.

 

Alguem já se preocupou em pensar o porque do movimento em circulo iniando pelo centro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu percebi isto tambem, no inicio citei que ficava na prporção de 10/12 %, mas como dito pelo Lima eram torras claras.

 

Alguem já se preocupou em pensar o porque do movimento em circulo iniando pelo centro ?

 

Gil,

 

Como o fluxo se dá de dentro pra fora, este processo aproveitará todo o pó o maior tempo possível.

 

Se começar pelas beiradas passará muito rápido e o pó concentrará muito no meio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...