Ir para conteúdo

Faema Carisma S1 x Casadio Dafne S1


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Alguém sabe a diferença? No site da La Cimbali não achei os manuais para comparar. Devem ter muitos componentes semelhantes, já que certamente dividem a mesma carcaça, caldeira, etc. Como o preço é diferente (Faema uns 35% mais cara), deve haver algum plus nesta.

 

Faema Carisma S1

carisma_xs.jpg

 

Casadio Dafne S1

casadio-dafne-s1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grupo, né? O da Faema é o E61. Custa mais caro mesmo, imagino que ao menos 150 euros a mais que o da Casadio+válvula 3-vias só no custo, mas até o preço final deve ser decisões do grupo (a marca Faema me parece ser mantida para mercado mais restrito, com o respeito que a marca tem historicamente).

 

Outras diferenças é a água quente, que na Casadio parece ser com válvula elétrica ao invés de mecânica. O E61 tem pré-infusão do grupo também.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, não me liguei que a Casadio não tinha o grupo E61.

 

Mas, Márcio, essa solução de máquina HX com controle eletrônico de temperatura não é exatamente usual, não? Algo parecido com o que você fez na Oscar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pg. 60 do PDF diz que a temperatura/pressão da caldeira é eletronicamente programável mediante "sonda NTC", em comparação com a Rocket Cellini, Isomac Millenium e Quick Mill Andreja, em que esses parâmetros seriam fixos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser um controle de temperatura, e deve ter uma faixa de atuação um pouco melhor que a de um pressostato. E facilmente regulável então pelo LCD. Mas as outras citadas não são fixas, abrindo a máquina é possível mudar a pressão de atuação do pressostato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vantagem de ter um comando de pressão/temperatura de uma caldeira HX é poder, com alguma fé, conseguir fazer uma espécie de perfil de temperatura na extração? Ou pelo menos evitar que em extrações mais demoradas que o perfil de temperatura se torne ascendente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coisas interessantes no PDF!

 

A máquina parece bem montada e bem enxuta para uso doméstico. Há um restritor de 2mm no termosifão, então imagino que haja menor necessidade de expurgo a depender de onde a água fria entra (se logo na entrada do termosifão ou se tem injetor para jogar a água no meio do trocador).

 

Outra coisa interessante foi o tal do Ruveco Teck. Vi as partes cinzas (caldeira etc) e imaginei que fosse algum revestimento, pelo que achei na internet, nesse link da NSF, é uma niquelação. Se é por dentro também, deve ser níquel químico como fiz na Gaggia.

 

Coincidência ou não, ontem terminei a montagem da Gaggia Tell (grupo ainda sem o miolo), com muitos vazamentos, mas esquentei a água para o metal expandir e apertar mais os parafusos e agora está sem vazar. Extraí água ontem ainda quente e bebi hoje cedo, difícil distinguir gosto de metal. A água fresca é mais gostosa, mas apostaria mais no processo de esquentar do que gosto do metal. Com a caldeira de cobre eu tinha mais impressão de ter gosto diferente na água, algo meio adocicado, mas só fazendo um teste cego com bons provadores para verificar isso.

 

Curioso para saber se eles revestem o grupo também, pois depois ainda tem cromação por fora, que pelo que sei não é fácil de pegar no níquel químico. Mas sempre tem a opção de proteger as partes externas antes do processo do níquel químico.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vantagem de ter um comando de pressão/temperatura de uma caldeira HX é poder, com alguma fé, conseguir fazer uma espécie de perfil de temperatura na extração? Ou pelo menos evitar que em extrações mais demoradas que o perfil de temperatura se torne ascendente?

 

Não! A função não é essa nem imagino que dê tempo de atuar. Duvido que esse grupo com 2mm de restritor no termosifão dê problema de temperatura ascendente. O grupo é bem pesado...

 

Vi agora que esse braço de vapor da Casadio é o "Quick Steam", também disponível na Faema. É um vaporizador automático, tem uma sonda NTC etc. Bem interessante, mas só testando para saber se funciona... Já vi em máquinas comerciais mas nunca teste nem vi sendo usado. No lugar onde vi a balconista usava o vapor normal e fervia o leite sem dó, bem tradicional...

 

A Italian Coffee tá trazendo essas máquinas? Ou só importando mesmo?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não! A função não é essa nem imagino que dê tempo de atuar. Duvido que esse grupo com 2mm de restritor no termosifão dê problema de temperatura ascendente. O grupo é bem pesado...

 

Vi agora que esse braço de vapor da Casadio é o "Quick Steam", também disponível na Faema. É um vaporizador automático, tem uma sonda NTC etc. Bem interessante, mas só testando para saber se funciona... Já vi em máquinas comerciais mas nunca teste nem vi sendo usado. No lugar onde vi a balconista usava o vapor normal e fervia o leite sem dó, bem tradicional...

 

A Italian Coffee tá trazendo essas máquinas? Ou só importando mesmo?

 

Márcio.

 

Nas maquinas da Cimbali eu já testei esse sistema de vaporização, que nelas tem o nome de Turbosteam.

Ele funciona muito bem, lembro que internamente tinhamos uma valvula de ajuste fino para a entrada de ar que é bombeado e sai juntamente com o vapor, após esse ajuste é só colocar o pitcher com leite e acionar, não sendo necessario controlar a altura do braço de vapor.

Os resultados eram muito bons!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não! A função não é essa nem imagino que dê tempo de atuar. Duvido que esse grupo com 2mm de restritor no termosifão dê problema de temperatura ascendente. O grupo é bem pesado...

 

Então me ajuda aqui que o burrinho não está entendendo. Se usualmente se gerencia a temperatura de extração das HXs por meio de expurgos, pra que exatamente serve tal ajuste de temperatura/pressão da caldeira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Determinar como quer o vapor bem como determinar a temperatura de estabilidade do grupo. Caldeira mais quente, grupo mais quente, caldeira menos quente, grupo menos quente... :)

 

Se desse para programar a placa e desligar a caldeira durante a extração, como ela é pequena, pode ser que tivesse uma ligeira queda na temperatura, tem que testar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, obrigado. Isso parece dar uma versatilidade extra para a máquina, especialmente pra quem gosta de brincar com a temperatura de extração do café (acho que a maioria de nós...). Eventualmente com um scace e mais uma sonda de nariz se poderia encontrar uma correlação entre essas três temperaturas, seu impacto em uma extração padrão e o tempo que o sistema leva pra se adaptar a uma mudança na calibragem de pressão/temperatura da caldeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que é raro achar quem entenda isso no mercado de técnicos e balconistas (inclua baristas aí).

 

Em cafeterias e afins, o operador reclama para o técnico que o grupo está muito quente. O técnico não sabe o procedimento de expurgo etc e abaixa a pressão da caldeira... Até níveis como 0,6 bar... Aí o operador que sabe vaporizar leite reclama que o vapor tá ruim. Os outros talvez só reclamem que demora muito para fever o leite. Aí volta para 0,8 bar... Ainda ruim. E o grupo SEMPRE quente...

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que é raro achar quem entenda isso no mercado de técnicos e balconistas (inclua baristas aí).

 

Em cafeterias e afins, o operador reclama para o técnico que o grupo está muito quente. O técnico não sabe o procedimento de expurgo etc e abaixa a pressão da caldeira... Até níveis como 0,6 bar... Aí o operador que sabe vaporizar leite reclama que o vapor tá ruim. Os outros talvez só reclamem que demora muito para fever o leite. Aí volta para 0,8 bar... Ainda ruim. E o grupo SEMPRE quente...

 

Abraços,

 

Márcio.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que é raro achar quem entenda isso no mercado de técnicos e balconistas (inclua baristas aí).

 

Em cafeterias e afins, o operador reclama para o técnico que o grupo está muito quente. O técnico não sabe o procedimento de expurgo etc e abaixa a pressão da caldeira... Até níveis como 0,6 bar... Aí o operador que sabe vaporizar leite reclama que o vapor tá ruim. Os outros talvez só reclamem que demora muito para fever o leite. Aí volta para 0,8 bar... Ainda ruim. E o grupo SEMPRE quente...

 

Abraços,

 

Márcio.

 

Eu que já trabalhei com manutenção concordo totalmente com o Marcio!

Existem muitos tiradores de café que se acham baristas e muitos tecnicos que não entendem nada das maquinas e muito menos de café.

Eu tive sorte de trabalhar e aprender com excelentes profissionais. Na Blend Express, pouco antes de eu entrar, um tecnico italiano da La Cimbali veio ao Brasil dar um treinamento para o pessoal. Mas posso dizer que são raros os bons profissionais nessa area.

 

Abraço,

 

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Maquina bem legal, estou considerando uma Faema dessa.

tem em duas versoes semi e auto.

vou ver esta casadio

gostei da qualidade de construcao dela, alem de ajuste eletronico de temp e pressao.

vou procurar saber ps custos reais, antes que o dolsr chegue a 2,80 hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi.

to na duvida se simplifico ou uma dessa que achei bem legal!

por enquanto nas pesquisas

engracado que Faema vc acha nos EUA e Europa, enquanto casadio acaba mais sendo na Europa e bem mais caro, pois so em Euro.

de qq forma, uma importacao desta nao sai por menos de 8000.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Ajuda pro leigo,

O E61 me parece que é o melhor por ai, certo?

A coisa de ter a válvula de 3 vias mecânica ou eletrônica pode ser ou sempre é mecânico?

Faz diferença?

Quais tem o E61 em um grupo só?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

O PID controla a temperatura da caldeira de vapor, ou seja, apenas substitui o pressostato (que controla pressão). Não é muita vantagem, se o pressostato for razoável.

 

Uma vantagem é mais operacional: fácil de regular, pois terá uma interface digital, e pode dar menor problema mecânico comparado a um pressostato desses Mater XP110. Ao mesmo tempo o XP110 custa bem menos que um controlador+SSR+sensor. Se pular para um pressostato profissional, que raramente dará problema (e depois basta trocar o kit de reparo), aí já custa bem mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e tem alguma e61 que não seja HX? se for um boiller dedicado só pra água da extração seria possível acertar a temperatura melhor com um pid?

digo isso pois tenho percebido que gosto mais das extrações mais frias, porém só as consigo usando de artifícios nem um pouco repetíveis com deixar a maquina desligada ate quase o momento da extração mas nunca consigo saber se foi pouco aquecimento, shot muito frio ou se já passou do ponto e esta quase no "normal".

queria conseguir controlar a temperatura, e por isso estou procurando qual seria a maquina ideal para isso.

E como vi essa faema com preço razoável em buyers remorse pensei nela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...