Ir para conteúdo

Porta Filtro Naked


Gitzo

Postagens recomendadas

antes de mais parabens pelo excelente forum.

Sou ainda um novato e consciente que tenho muito para aprender.

A minha duvida é a seguinte:

Ao andar a ver uns videos vi este.

 

 

alguem me poderia qual o objetivo de usar um porta filtro destes?qual a sua funcão?

 

Grato pela disponibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirar ondaaaaaaaa... rsrsrsrs

 

Brincadeira... Esse é um pf naked, também conhecido como bottomless. Acho que a principal função seria ver a extração. Verificar se a técnica utilizada esta boa.. Se não há canalização..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que este tipo de pf requer uma certa experiência. Se não souber extrair corretamente, como diria o Fogo Ruivo: "Tá vendo este armário aqui? Pois é, vai voar café neste armário aqui e naquele armário ali e na parede e na porta em todo lugar..." rsrsrs

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que este tipo de pf requer uma certa experiência. Se não souber extrair corretamente, como diria o Fogo Ruivo: "Tá vendo este armário aqui? Pois é, vai voar café neste armário aqui e naquele armário ali e na parede e na porta em todo lugar..." rsrsrs

 

 

 

 

Hahahahahahahahaha

 

Vc é um figura!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viu como eu lembro bem das aulas Fogo? kkkkkkkkkk

 

Gitzo, para ilustrar o que acabei de falar:

 

Espresso Problems

 

Veja os problemas de uma extração errada. Isto pode ocorrer internamente de qualquer porta filtro. Porém, no pf naked é visível que a técnica utilizada não foi boa. Ou seja, em um pf normal é complicado perceber que ocorreu alguma coisa de errado durante a extração. E portanto, o resultado na xícara pode não ser o desejado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gitzo, bem-vindo ao Clube!

 

Duas perguntas: você é de Portugal? Sua máquina é a Silvia?

 

Como Miyamito explicou, o porta-filtro sem fundo permite ver a extração. É bonito de ver o café saindo (valor estético), mas permite ver se há problemas (muitas vezes no momento de compactar com o tamper), como a canalização, que ele e o Fogo definiram bem: o café está fluindo, de repente espirra para um lado, para o outro... Portanto há um valor técnico também neste tipo de porta-filtro.

 

Tirar onda é brincar, tirar um barato.

 

Complete seu perfil com cidade/estado/país, seus equipamentos e uma foto simpática. Facilita a comunicação.

 

Um abraço

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gitzo, bem-vindo ao Clube!

 

Duas perguntas: você é de Portugal? Sua máquina é a Silvia?

 

Como Miyamito explicou, o porta-filtro sem fundo permite ver a extração. É bonito de ver o café saindo (valor estético), mas permite ver se há problemas (muitas vezes no momento de compactar com o tamper), como a canalização, que ele e o Fogo definiram bem: o café está fluindo, de repente espirra para um lado, para o outro... Portanto há um valor técnico também neste tipo de porta-filtro.

 

Tirar onda é brincar, tirar um barato.

 

Complete seu perfil com cidade/estado/país, seus equipamentos e uma foto simpática. Facilita a comunicação.

 

Um abraço

Sim sou de Portugal.

neste momento tenho uma rancilio epoca s2.

se bem entendi em termos estéticos é mais apelativo mas em termos de sabores intensidades ou preferências de tomar um café vale a pena comprar um porta filtro desses? ele é usado muito em cafetarias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PF naked e utilizado para verificar erros de preparo que prejudicam a extração, para sua correção e aprimoramento da técnica.

A quantidade de "crema" que produz também é sensivelmente maior.

Normalmente são utilizados com filtros duplos ou triplos, de 14 e 20gr, sendo que o café extraído cai numa única xícara.

Desta forma tem uma utilidade limitada para cafeterías desde que somente permite preparar bebidas de dupla ou tripla dose, que são pouco solicitadas no comércio porém muito habituais no uso amador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Gente, reavivando o tópico: Eu gostaria de comprar um porta filtro naked desses (pra La Marzocco), no entanto não tenho encontrado fora a loja de fábrica ou uma ou outra nos states. Gostaria que fosse com cabo de madeira ... daí piorou: não acha mesmo, ou só o cabo ou o porta filtro com cabo de borracha. A opção seria mesmo comprar um outro, destruir o cabo para retirar e colocar um de madeira???

Se souberem onde posso comprar um (preferência pelo cabo de madeira ...) de logo deixo meu agradecimento!

 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...