Ir para conteúdo

Problemas com minha Gaggia Baby Twin


senhoretti

Postagens recomendadas

Voltando aqui para atualizar as informações, dado que podem ser úteis para quem enfrentar semelhante problema. Bem, resolvi pesquisar em fóruns estrangeiros algum relato deste mau funcionamento da Gaggia. Achei diversos relatos parecidos. Descartei a possibilidade de ser um problema na bomba, já que conseguia vapor e água quente com muita pressão no bico de vaporização. Desconfiava que o defeito estava na válvula solenoide, mas não na sua parte elétrica, visto que eu conseguia ouvir o característico "clique" ao acionar o botão de preparo de café. No fim, aceitei a sugestão de que teria que abrir a máquina, retirar a válvula e desmontá-la por inteiro e tentar desobstruir qualquer coisa que estivesse causando o problema. Assim o fiz. Para ser sincero não vi nada de anormal. Não consegui observar qualquer sedimento ou sinal de calcificação. Enfim, remontei tudo com receio de ter perdido meu tempo, mas para minha grata surpresa, a pressão voltou ao normal na saída do grupo. Problema devidamente solucionado em casa. Acabei de fazer um espresso e espero que tal relato possa ajudar quem porventura tiver o mesmo problema. Agradeço às intervenções dos colegas no sentido de tentar ajudar e esclarecer o que poderia estar acontecendo. Agora é torcer para não voltar a acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel , não sei se vc conhece o diagrama de funcionamento da valvula , mas , se vc desmontou e montou e tudo voltou ao normal , duas coisas podem estar acontecendo :

 

http://www.shockwaves-control.co.uk/ebay/2012X/GaggiaSolenoid.jpg

 

1- Como a valvula quando energizada conecta a caldeira ao grupo , agindo contra o efeito da mola , poderia haver algum tipo de limo que aumentou o atrito tornando a força da solenoide insuficiente para levantar totalmente o eixo contra o efeito da mola.

 

2- A bobina do solenoide estar começando a abrir as pernas , nesse caso ela vai começar a funcionar de modo intermitente , as vezes abrindo a valvula toda , outras vezes não , ate que finalmente o solenoide acabe queimando.

 

Vamos torcer para ser o primeiro caso , mas , se for o segundo vc já percebeu que trocar a solenoide é bem fácil.

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem explicado, Carlos Eduardo. Eu não conhecia detalhadamente o funcionamento da válvula. Desmontei tudo baseando-me em descrições que li em outros fóruns e pude observar todos os seus componentes, inclusive aquele eixo envolvido pela mola. Caso eu precise trocá-la futuramente, já saberei como proceder. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...