Ir para conteúdo

Botim de viagem, Bali e Etiopia


Bernardo B

Postagens recomendadas

Obrigado colegas !

Testei o Gene e parece funcionar corretamente: gira, esquenta e faz resfriamento.

Minha mulher esta tentando me arrumar mais um canto na cozinha ...

Acho que estou chegando ao limite de sua tolerância ... Melhor ir devagar daqui para frente :-)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

YES!!

 

Parabéns Bernardo, você escolheu muito bem o que colocar dentro das malas! Felicidades com o Gene.

 

Não sei se um dia comprarei um, mas gostaria de tê-lo um dia. Como diz um amigo meu "o melhor presente é aquilo que você gostaria de ter mas nunca se disporia a comprar".

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado meus caros !

Hoje experimentei o Michiti (etíope) mas não acertei a moagem.

Usei 16,5gr mas, além de claridade, leveza e suave acidez, não senti nada :-(

Pouquíssima crema, apesar de ter sido torrado na quinta feira passada.

Vou tentar na AP, bem como o Sidamo (Yirgacheffe), deste já me avisaram que não funciona no espresso, só no coado, mas falam tanto dele que quiz experimentar.

Ainda bem que o Red Brick, congelado à mais de mês salvou a pátria, estava ótimo !

 

Estou a procura de perfis de torra para o Gene.

Descobri que em 110 não esquenta bem, e precisam colocar toda potência desde o início para conseguir uma boa torra.

Ainda bem que o meu é 220, pelo que falam parece que funciona bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou ainda lendo o manual de instruções ...

Aí temos o Márcio com o Quest, o Foginho, Rafa, Leonardo, Rodrigo e Guilherme que dominan várias técnicas, além dos profissionais da torra o Alexandre e o Marcelo, que dão cátedra !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei o Michiti na Graef, moí muito fino, saiú um ristretto de 120%, também com pouca crema, porém gostoso.

Eu que não estou conseguindo achar o ponto na Strega ... Acho que perdi a mão por falta de pratica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí temos o Márcio com o Quest, o Foginho, Rafa, Leonardo, Rodrigo e Guilherme que dominan várias técnicas, além dos profissionais da torra o Alexandre e o Marcelo, que dão cátedra !

 

Estou num novo estágio, aprendendo a usar o Behmor, sou novato no behmor. Tb comprei o torrador em 220V. Estou gostando muito.

Bernardo vc judiou dos amigos com as aquisições hein?

Por onde vc esteve? Pagou quanto no Gene?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando tua novela de seis meses, ainda bem que teve final feliz !

Estive visitando a família, aos amigos e dando um pulinho em Barcelona que a muito queríamos rever.

O Gene estava anunciado por 355 euros em Berlin, mas vendas só pela internet com PayPal.

Quando coloquei no "carrinho" o site cotou 298 mais 27 de frete para Portugal (explico: fui de TAP, e tenho amigos em Lisboa, para não precisar carregar mais um volume durante a viagem peguei lá, na volta).

Conversei com o dono da empresa, por telefone (que alem de vender café verde e torrado é autor de um livro de torra), gente boa que me disse que era isso mesmo.

Acho que o sistema confere o endereço e desconta o imposto.

 

Leonardo, este ristretto foi acidental: estava tentando um duplo e como estava fino demais só deu isso ...

Decidi experimentar e, não é que o gosto (apesar de sobreextraído) estava até bom ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi com a Graef ES90 (bomba, dois termoblocos), estava encostada desde a chegada da Strega e que estou utilizando para variar um pouco e para evitar que estrague por falta de uso.

Achei que ia estranhar mas estou gostando. Nem lembrava que fazia um espresso tão gostoso e que esquentava tão depressa.

O perfil de sabor sempre me pareceu bem parecido com o da LM FB80 da Ernesto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abri o Sidamo Yirgacheffe hoje.

Novamente superextraí na Graef, mas deu para perceber que se trata de um bom café, e como a torra é bastante escura acredito que possa funcionar bem para espesso.

O que posso dizer por enquanto é que é super ácido (mas gostoso), e precisa de bastante calor, que é muito complexo (vários aromas e sabores que ainda não consegui separar) e um aroma muito ativo e gostoso: quando passei junto ao lixinho, onde tinha despejado a borra, o cheiro diferente me fez virar a cabeça e procurar de onde vinha o cheiro bom.

Daqui a pouco, na hora do café, tentarei novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site acabou de apagar o que tinha escrito sobre o Sidamo :-(

 

Não vou repetir o que escrevi, até porque fui prolixo demais.

Em resumo: fiz com a Strega e saiu inesperadamente muito bom, já que dizem que não dá para espresso, só para coado.

Exagerei no calor e além da acidez apaguei demais a claridade e alguns sabores, da próxima vez acredito que vou acertar melhor ainda.

Shot não característico para Sidamo: boa crema, encorpado, forte, leve amargor, pouquíssima acidez, doce, sem grande presença dos sabores, normalmente muito ativos.

Em síntese: um bom espresso, extração quente demais e torra bastante escura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentei o Oka, um dos que minha irmã me trouxe de Bali.

Graõs grandes, deve ser acima de peneira 16, torra escura, embalado selado dentro de dois sacos de celofane.

O cheiro não era de café fresco nem agradável, fiz um espresso e saiu horrível.

Decidi deixar descansar um dia. Moí bem mais fino, o shot saiu com crema mas o gosto de café passado (stalled).

Congelei para moer para coado eventualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...