Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

sergio.m

Moderators
  • Content count

    4,629
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    29

sergio.m last won the day on October 12

sergio.m had the most liked content!

Community Reputation

2,276 Excelente

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Vinhedo - SP
  • Equipamento
    mini gaggia, aram, europiccola, bravo debut, bodum fp, moedor elét.diy, skerton, behmor 1600 modded

Recent Profile Visitors

5,957 profile views
  1. Cafeteira Aram - O projeto

    Nesse caso a taça não caberia embaixo da cafeteira na base =)
  2. Só quero chocolate -- e cacau

    @Bruno Marinho Eu comprei semana passada o mais barato que encontrei no ebay... Quando ele chegar e fizer o primeiro batch conto.
  3. Só quero chocolate -- e cacau

    @Leandro Marco Bem legal o assunto! O cacau onde você compra/compraria? Tem um "cacau clonado" no ML, será que presta?
  4. Pão e Café

    Misturar o sal antes apenas deixa a fermentação ligeiramente mais lenta. Como não ligo, faço assim por ser mais prático.
  5. Pão e Café

    É a tigela que vai a massa total do pão onde farei as dobras. Guardo na geladeira o fermento que recém alimentei a 80%. Fica lá até o próximo uso. No caso estava praticamente 1 mês guardado. Todo o resto, no total ficou: 50 g fermento 475 g farinha (100 g integral e 375 g branca) 350 g água 10 g sal 50 g semente de papoula (opcional) Obs: a hidratação é toda água (inclusive a que está no levain) em relação a toda farinha (inclusive a que está no levain). Nessa receita, (25 + 350) / (25 + 475) = 75% Cada sessão com 4-6 dobras.
  6. Pão e Café

    Valeu Bruno e Gil! Gil, mais ou menos como faço sempre. Antes de dormir tiro da geladeira o fermento que estava com 80% de hidratação, descarto parte, alimento para 100% de hidratação. Quando acordo, descarto parte, alimento para 100% de hidratação. Espero crescer bem, umas 4-6 horas. Na tigela vai um pouco do fermento (5% de inoculação), descarto parte, alimento para 80% de hidratação, guardo na geladeira. Misturo resto dos ingredientes. Dobras a cada 30 minutos (dessa vez fiz só 4). Após 1 hora das dobras boleei e banneton. Esperei praticamente chegar no momento de ir pro forno mas mandei para geladeira até tarde seguinte quando assei gelado. Algo como 20 h na geladeira. Asso na panela de ferro tampada, forno 250 C 20 minutos, destampada forno 190 C 20 minutos. (no fermento só uso minha farinha de uso geral, anaconda). --- Inoculação é a quantidade de farinha fermentada em relação a farinha total do pão. Nesse pão foi 50 g de fermento 100% hidratado -> 25 g de farinha fermentada Resto das farinhas, 475 g inoculação = 25 / (25 + 475) = 5%
  7. Pão e Café

    Testei a Mirella para pizza. É boa! 80% dela branca + 20% da Mirella integral. 75% hidratação e 5% inoculação 10% semente de papoula
  8. Cafeteira Aram - O projeto

    @Bruno Marinho também precisa largar o manípulo para usar mais força? Com certeza a extração do Alex passou dos 20 bar. Não há necessidade.
  9. Cafeteira Aram - O projeto

    Muita força, tadinha da máquina. Tem que engrossar um pouquinho a moagem.
  10. Cafeteira Aram - O projeto

    Acho que sim Gil. Eles tem que ver o que é melhor dependendo do custo.
  11. Cafeteira Aram - O projeto

    @Aram Sobre o desgaste na bucha, acho que não precisará trocar os materiais. Basta um acabamento melhor/mais liso na rosca do eixo. Explica isso para quem usina que ele deve resolver. Talvez um último passe mais leve já resolva.
  12. Cafeteira Aram - O projeto

    Como o inox é mais duro que o latão, sempre vai desgastá-lo. É como uma lima. Num futuro distante vai fazer um buraco na bucha e o eixo vai correr livremente =)
  13. Pão e Café

    O bom da torradeira em relação a descongelar no forno é que rápido, econômico, e sem sobras. Só acertar o tempo para que só descongelem e não torrem. Acabei de descongelar 2 fatias de brioche de 25 dias atrás (eu estava viajando). Estavam excelentes.
  14. Cafeteira Aram - O projeto

    @Santiago Luz Usei uma lupa agora. Não é liso, mas acho que não é tão rugoso quanto o de vocês. Mas um detalhe. Com a lupa consegui ver pontinhos mínimos de latão agarrados na rosca. Poucos mas existem... Realmente o ideal é a rosca da bucha ser de outro material.
×