sergio.m

Moderators
  • Content count

    4,558
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    25

sergio.m last won the day on May 13

sergio.m had the most liked content!

Community Reputation

2,186 Excelente

1 Follower

About sergio.m

  • Rank
    Moderador

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Vinhedo - SP
  • Equipamento
    mini gaggia, europiccola, bravo debut, bodum fp, moedor elétrico diy, skerton, behmor 1600 modded

Recent Profile Visitors

5,892 profile views
  1. Legal hein João! Então dá pra fazer extração adequada.
  2. É mais caro fazer roscas.
  3. Meu número é 27 e nada de rastreio até agora...
  4. Legal Marcelo. Acabando minhas italianas vou testar!
  5. Putz João. Não tem cafeteria por aí que use la spaziale? Talvez te emprestem um.
  6. O problema maior não é isolar. Isolar mantém a temperatura por mais tempo. Não é isso que queremos. Queremos menos escaldos. Isso só se consegue com menos massa em contato com a água. Por exemplo, um cilindro estilo latinha de refrigerante, que não tem isolamento algum, mas massa insignificante, funcionaria com um único despejo! Daí pode-se pensar que esfriaria rápido. Nada, vai mais de 1.5 minutos acima de 92 C, o que bastaria para a extração. Claro que cilindro assim é fraco e só teórico. Por isso que disse lá em cima que o Aram tem que começar com cilindro de madeira de diâmetro maior. Essa é a melhoria mais barata, simples e eficiente a ser feita. Se tem como melhorar tem que ser feito. O ótimo para um pode ser apenas bom para outro.
  7. Aí que está. Além de esquentar a madeira terá que esquentar o casaco... Só se diminui o número de aquecimentos deixando mais leve o que está em contato com a água.
  8. Pode ser ar como desenhei. Ar é muito bom isolante. Agora não é intuitivo, mas sem a madeira só o tubo de inox fino, é melhor que com a madeira encostando. É pior o problema da pouca água ter que esquentar tanto material (seja ele qual for) comparado a perda de calor para o ambiente (que não é grave demais por justamente o ar ser bom isolante). Basicamente quanto mais leve a cafeteira, melhor.
  9. O modo mais simples de melhorar essa questão da temperatura é tornear a face interna do cilindro de madeira para que não encoste no cilindro de inox. Caso a parede fique fina e fraca teria que começar com esse cilindro de diâmetro maior.
  10. Putz, e vc está a nível do mar que ferve nos 100 C. Quando a minha chegar tento melhorar, ou com mais isolamento ou com resistência.
  11. Valeu Bruno! Parece que escolhendo um tempo mais adequado entre despejos ao invés de 5 min, três despejos deve ser suficiente para extrair.
  12. Legal, se puder testar assim: Use sempre água borbulhando. Logo que encher de água, a temperatura dela vai cair rapidamente e depois "estabilizar" numa queda mais lenta. Esse é o momento de esvaziar e encher de novo. Talvez isso aconteça em 1 minuto. Veja quantos ciclos vc precisa fazer para que 1 minuto após o abastecimento a água esteja acima de 90 C.
  13. Ou uma luva de silicone =)
  14. Bruno, é viável extrair sem segurar no cilindro, apoiando a mão na base? É que se usar resistência para manter a água aquecida, o cilindro em pouco tempo provavelmente vai ficar quente demais para segurar.
  15. Aqui perto de casa encontrei a mirella para pizza mas não comprei pois meu estoque está alto. Alguém já testou?