Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

sergio.m

Moderators
  • Content count

    4,773
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    31

sergio.m last won the day on January 20

sergio.m had the most liked content!

Community Reputation

2,474 Excelente

1 Follower

About sergio.m

  • Rank
    Moderador

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Vinhedo - SP
  • Equipamento
    mini gaggia, aram, robot, europiccola, bravo debut, fp, moedor elét.diy, skerton, behmor 1600 modded

Recent Profile Visitors

6,474 profile views
  1. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Já passei de umas 15 extrações. Dois detalhes melhoram a temperatura. - Deixar o 1o abastecimento mais tempo, 20-30 segundos. Isso faz o bolo aquecer o que baixa a perda durante a extração. Também faz essa "pré-infusão" ser menos superficial. - No 2o abastecimento não completar, deixando 2 cm da borda do filtro. Isso impede que o pistão toque na água durante a extração. Com isso, está extraindo talvez até mais que na Aram. Mas é minha impressão pelo sabor, só medindo tds para saber ao certo.
  2. Contrário @Rodolfo M. O que desce é o concentrado, que vai se usar. Idealmente teria que descer toda a proteína e gordura! Leite desnatado não é uma droga apenas para vaporizar, é simplesmente ruim de modo geral =)
  3. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Não compensa @Carneiro. Depois fica ruim preparar/compactar com o filtro quente. O mais fácil e prático é, com pó preparado e a tela de proteção colocada, encher com água fervente até transbordar, esperar um pouco, descartar a água (torcendo para a telinha não cair), e encher novamente com água fervendo. Com o BR perto dos 50% prefiro extrair mais quente. A mini fica nos 94 C. Outro detalhe é que o pistão da Robot está em temperatura ambiente no início da extração. Não sei o quanto, mas garanto que rouba uns bons graus.
  4. @Rodolfo M, não seria tanto a questão apenas do paladar. Se não desce toda a proteína e toda a gordura, para mim, seria nutricionalmente indesejável.
  5. Bem interessante Rodrigo! Só não acho legal porque não se sabe ao certo a proporção de gordura/proteína/lactose/sais que fica no concentrado. Ou o que sobra congelado é 100% água? Imagino que adicionar no leite, leite em pó e/ou creme de leite fresco seria mais preciso e rápido.
  6. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    A minha chegou ontem: Tem o mesmo problema da Aram, não conseguindo extrair quente na minha altitude. Enchendo o filtro com água 2x a extração vai com uns 90 C. Para quem mora ao nível do mar é melhor. Funciona bem. Só que faz muita lambança para se extrair um segundo espresso seguido. A única vantagem em relação a Aram é que se perde menos tempo e água nos pré aquecimentos. De resto a Aram é bem mais interessante. Fica na coleção, mantendo a Mini para os cafés diários.
  7. @LUW veja que a tela basicamente só suja após a extração:
  8. Pão e Café

    As farinhas caras guardo em saco plástico grosso bem fechado dentro da geladeira. Se eu tivesse freezer grande seria lá.
  9. Congelar para concentrar

    Comece com o mosto com densidade mais alta para compensar a água que será adicionada com o café pronto. ou Deixe moído (grosso) em infusão dentro de saco permeável durante parte/toda a 1a fermentação. ou Use café liofilizado em algum momento. Cada solução dá um perfil de sabor diferente, claro.
  10. Não esquecer também da temperatura que acaba caindo quando o tempo é grande.
  11. Aqui fala que a concentração do ácido cítrico do limão taiti é perto de 1.38 g / onça = 4.9%
  12. No espresso a moagem é mais fina e compactado e geralmente com temperatura média mais alta. No coador com o passar do tempo a água esfria bem, o que baixa a extração. Na mesma temperatura, se sair do pó a mesma quantidade de solúveis, independente do método, me parece intuitivo que haverá também a mesma quantidade proporcional de cafeína nesses solúveis.
  13. Não Fogo. O método não importa. Mesmo café e torra, mesma quantidade de pó, mesma temperatura de extração, mesmo percentual de extração do pó para a xícara, o café fica com praticamente a mesma cafeína. Há tópicos no fórum citando estudos sobre isso.
  14. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Nesse último vídeo a temperatura de extração fica legal, perto dos 92 C. Pena ele não ter mostrado a temperatura de fervura.
  15. "Não gosto mais" de espresso

    Se a máquina tem repetibilidade de temperatura, o moedor repetibilidade de moagem, a força no tamper é sempre a mesma, só tem como errar o shot com uma distribuição do pó no filtro inadequada. Ou seja, raro, pelo menos aqui.
×