Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

sergio.m

Moderators
  • Content count

    4,762
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    31

sergio.m last won the day on January 20

sergio.m had the most liked content!

Community Reputation

2,461 Excelente

1 Follower

About sergio.m

  • Rank
    Moderador

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Vinhedo - SP
  • Equipamento
    mini gaggia, aram, europiccola, bravo debut, bodum fp, moedor elét.diy, skerton, behmor 1600 modded

Recent Profile Visitors

6,365 profile views
  1. No espresso a moagem é mais fina e compactado e geralmente com temperatura média mais alta. No coador com o passar do tempo a água esfria bem, o que baixa a extração. Na mesma temperatura, se sair do pó a mesma quantidade de solúveis, independente do método, me parece intuitivo que haverá também a mesma quantidade proporcional de cafeína nesses solúveis.
  2. Não Fogo. O método não importa. Mesmo café e torra, mesma quantidade de pó, mesma temperatura de extração, mesmo percentual de extração do pó para a xícara, o café fica com praticamente a mesma cafeína. Há tópicos no fórum citando estudos sobre isso.
  3. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Nesse último vídeo a temperatura de extração fica legal, perto dos 92 C. Pena ele não ter mostrado a temperatura de fervura.
  4. "Não gosto mais" de espresso

    Se a máquina tem repetibilidade de temperatura, o moedor repetibilidade de moagem, a força no tamper é sempre a mesma, só tem como errar o shot com uma distribuição do pó no filtro inadequada. Ou seja, raro, pelo menos aqui.
  5. Suporte para Hario v60

    @Rafael Wagner na verdade há quem prefira parar a extração pesando o café extraído ao invés do mais normal que é pesar a água despejada.
  6. Mini Gaggia

    Uma mola mais forte vai exigir muita força para puxar a alavanca. Ficaria menos prática e vai saber se o resto da máquina aguentaria. A propósito, 9 bar não é tão importante, e até mesmo desnecessário. De qualquer modo vc pode ajudar empurrando um pouco a alavanca durante a extração. Uma mola apenas talvez seja inviável por não caber. Teria que calcular. Esse site tem informações para o cálculo.
  7. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    O chato seria secar o filtro para por o pó. Um "pitcher" como o abaixo, de uma vez, esquentaria a água e o filtro sem molhá-lo. =) (falta a alça, claro)
  8. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    @Santiago Luz estimei que seria a mesma perda que despejar 200 ml fervendo de água em um pitcher de 350 ml. Aqui de 97.3 C foi para 90 C. Equivalente a Aram só que de uma vez só e precisando ferver bem menos água. Da mesma forma, os mais exigentes precisam morar ao nível do mar.
  9. @Rodrigoks melhor mostrar o gráfico do estudo citado:
  10. Cafeteira Aram - O projeto

    Puxe a xícara colocando outro recipiente embaixo.
  11. Pão e Café

    Já, mas sem esquentar no fogão. Mas achei que fica melhor com meu método atual. Faço com polenta também. Cubro a massa ainda no banneton pressionando a polenta. Ela gruda razoável e dá para virar usando o método acima. Faço assim já deve fazer 1 ano.
  12. Pão e Café

    @Solano eu costumo transferir do banneton para a panela como se faz com pudim para o prato. * Sempre ambas mãos com boas luvas. Deixo o banneton na mesa, cubro com a panela, afasto o conjunto para uma borda da bancada, coloco uma mão por baixo do banneton pressionando-o para cima (ou seja, para o fundo interno da panela) e outra em cima do fundo externo da panela. Agora é só virar de uma vez. Volto o conjunto para a bancada e retiro o banneton.
  13. Cafeteira Aram - O projeto

    Com um tamper de diâmetro menor dá para usar menos pó. Eu usava 15-16 gramas.
  14. Cafeteira Aram - O projeto

    Justamente Gil.
  15. Cafeteira Aram - O projeto

    @Rodrigoks pelo que entendi, falaram para o Alexlima, que a máquina precisa de distribuidor de água melhor que o mostrado na foto 1 do post do Roger. Mas não há fluxo ali durante a extração. É só um pistão descendo já que sua válvula fecha.
×