Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

sergio.m

Moderators
  • Content count

    4,682
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    29

sergio.m last won the day on October 12

sergio.m had the most liked content!

Community Reputation

2,350 Excelente

1 Follower

About sergio.m

  • Rank
    Moderador

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Vinhedo - SP
  • Equipamento
    mini gaggia, aram, europiccola, bravo debut, bodum fp, moedor elét.diy, skerton, behmor 1600 modded

Recent Profile Visitors

6,062 profile views
  1. Pão e Café

    Quando se tem pressa, vamos de ventilador =)
  2. Melhores práticas com sua máquina

    Independe da máquina. O gasto para manter em temperatura alta é sempre maior que se ligar e desligar, mesmo que ciclada inúmeras vezes. O motivo é que a perda de calor (e a energia para compensar) é proporcional a diferença de temperatura entre ambiente e máquina. Em caso extremo, se a maquina cicla o dia todo entre 20 C e 90 C, pode-se considerar a grosso modo que estamos mantendo ela a temperatura média de (90+20)/2 = 55 C. E é até intuitivo saber que é mais barato manter algo a 55 C que a 90 C.
  3. Bravo - produtos para café

    Ótimas as melhorias Gil! Aqui o meu funciona polindo o bolo. Talvez seja pelo meu movimento "composto". Durante a descida e subida do punho, sempre mantenho ele girando. Nessa nova versão não há risco do parafuso interno de regulagem soltar ou apertar durante o giro?
  4. @João Vitor Ribeiro O que fazem é colocar lactase, uma enzima que quebra a lactose em glicose e galactose. E essas juntas deixam o leite 4x mais doce.
  5. Cafeteira Aram - O projeto

    Repetibilidade dava para ter sim pois o mais importante é a moagem, distribuição, razão, e temperatura. Essa sempre no máximo que acabava sendo sempre a mesma. Pressão e tempo importam bem menos do que se acha. Mas o máximo de temperatura aqui não é o suficiente para mim. Como a Mini é melhor em quase todos os aspectos, Aram ficou de enfeite ou para fazer café para visita que nunca viu =)
  6. Behmor 120v usando com transformador no 220?

    Sobre o transformador entendo da seguinte maneira. Nele também não importa a rede, contanto que ela supra voltagem estável e corrente necessária. No primário, que é um indutor, a voltagem estará sempre defasada 90 graus, independente do que está para trás na rede. Quando especificam o transformador logicamente isso é levado em conta. Um transformador de 100 VA vai alimentar uma carga resistiva de 100 W, em qualquer rede, vazia ou carregada com N equipamentos diferentes, bastando ela não "arriar". Para o Behmor, como a eletrônica e o motor gastam muito pouco, um transformador de 1700 VA seria suficiente.
  7. Behmor 120v usando com transformador no 220?

    @CabralO que vc sugeriu não mede o que acontece na carga. Se a carga é resistiva, não importa o que está para trás, nela a corrente estará em fase com a voltagem recebida. Basta que a rede supra ambas. Sua afirmação do resistor gastar mais dependendo da rede, não me parece correta. Se na tomada é medido 127 V, e se plugamos uma resistência de 1 ohm, o gasto será (127^2)/1 = 16129 W, independente do que está antes.
  8. Behmor 120v usando com transformador no 220?

    @Cabral, replicando sua experiência citada. Aqui eu tenho osciloscópio, mas usar o LTspice é mais fácil =) Os traços são as voltagens acima do R2 e entre o R2 e R3. Não há defasagem nos 2 casos. Linha carregada ou vazia.
  9. Behmor 120v usando com transformador no 220?

    Para mim simplesmente não faz sentido @Cabral. Uma rede não tem defasagem. A rede tem apenas o diferencial de voltagem, sem corrente. A corrente ela vai suprir quando colocamos algo que consome. E uma resistência não gera defasagem alguma. Ela obedece a lei de ohm, V = R I. A corrente é sempre proporcional a voltagem. Se há algum lugar que explique o contrário por favor indicar.
  10. Pão e Café

    @Guilherme Torres sempre sigo essa receita que postei. Ultimamente estou usando a mirella para pizza. Para mim a qualidade fica ótima. Molho é tomate pelado italiano em lata esmagado com as mãos que deixo coando em filtro melitta na geladeira. Depois peso e uso 1% de sal. Se necessário um tiquinho de açúcar. E o importante é o forno + pedra + grill quentes para kct =)
  11. Pão e Café

    @Klause e @Penna nunca testei. Para pães e pizza não vi necessidade. Vamos ver no panettone.
  12. Pão e Café

    @Klause Fiz uns 3 panettones com a mirella para pizza e ficaram até que legais (usei batedeira). Vou comprar gluten para reforça-la e ver se melhora.
  13. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    Sim, mais grossa, fluxo maior, sub-extração. Você precisa afinar para que saia bem lento. Fica amargo pois não há extração dos "açúcares".
  14. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    Parece que o moedor não está moendo fino o suficiente. Chocar, como expliquei acima, é o pó estar tão fino que a máquina não consegue fazer a água passar. Pelo que me lembre há uma regulagem interna para esse moedor moer mais fino, não? Procure no tópico. Regular moinho para espresso é basicamente regular para chocar e depois engrossar um tiquinho até o fluxo sair lento e constante. E força de compactação não é uma variável. Faça nem forte, nem fraca, mas sempre do mesmo jeito. E pó sempre bem distribuído.
  15. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    @Cássio Borsatto Considerando sempre o uso do filtro despressurizado. A moagem pode não estar fina o suficiente. Consegue "chocar" a máquina na moagem mais fina? Ou seja, ela não conseguir fazer com que a água passe pelo pó. Está fazendo a compactação e distribuição corretamente? Veja esse vídeo para aprimorar essa parte.
×