Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

sergio.m

Moderators
  • Content count

    4,789
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    31

sergio.m last won the day on January 20

sergio.m had the most liked content!

Community Reputation

2,485 Excelente

1 Follower

About sergio.m

  • Rank
    Moderador

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Vinhedo - SP
  • Equipamento
    mini gaggia, aram, robot, europiccola, bravo debut, fp, moedor elét.diy, skerton, behmor 1600 modded

Recent Profile Visitors

6,530 profile views
  1. Pão e Café

    Fica mais denso mesmo com grano duro. Cal, até pegar o jeito, seria melhor começar com farinha branca (e talvez uns 10% de integral). Usar 65% de hidratação, 10% de inoculação, fica bem tranquilo também.
  2. Pão e Café

    Tá com cara boa, dessa vez vai!
  3. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Considerando no Amarula 17% abv e 20% de açúcar, eu faria assim:
  4. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Quanto colocar depende. O máximo possível? Daí não se coloca vodka pois já tem álcool no licor. Se seu neutro está funcionando bem não vejo necessidade de trocá-lo.
  5. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Legal Roger, com o tempo vc vai ajustando como gosta, essa é a vantagem. É importante sempre deixar tudo anotado e uma planilha para cada sorvete. Pode baixar essa minha para começar: https://www.dropbox.com/s/t278hqbagbwhtwc/amendoim 4.zip?dl=0
  6. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    @Murilo Lins Depende do adoçante. O açúcar além do dulçor dá massa e abaixa o ponto de congelamento. Sugiro o blend que quem faz keto usa. Erythritol (na mesma massa do açúcar) + Stevia (para ajustar o dulçor já que o anterior tem 70% do dulçor do açúcar). Mas não esquecendo que há mais carboidratos no sorvete além do açúcar, especialmente no leite e leite em pó. E o Erythritol abaixa mais o ponto de congelamento que o açúcar, ou seja, tem que colocar menos ou nenhum alcool.
  7. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Ué, pula a janta e come só sorvete =) Para testar se seu neutro funciona a frio, deixa tudo batendo no liquidificar observando o tamanho do vortex. Vá polvilhando a quantidade desejada vendo se o vortex vai fechando, ou seja, a calda espessando.
  8. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Na sua receita com gema elas coagularam por esquentarem demais. Bata no liquidificador e coe numa peneira antes de ir para a máquina. Vc não perdeu a calda. 1) Isso, maior parte da gordura vem da pasta. 2) Pelas instuções parece ser por aí mesmo. 3) Seu neutro diz que é para ferver? Parece que não. Teste frio mesmo. Para o preparo, pasta e vodka junto com o resto no liquidificador.
  9. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Normalmente só uso meu blend que é 1 parte goma guar + 2 partes goma xantana. Daí polvilho 1.2 g para cada 800 g de calda fria/morna que está batendo no liquidificador. O espessamento acontece por cisalhamento.
  10. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Siga as instruções do seu neutro que é diferente do meu. De qualquer forma sempre deixe anotado tudo o que fizer para ajustar se necessário nas próximas vezes.
  11. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Se usa dextrose para abaixar o ponto de congelamento. No lugar uso álcool de cereal ou vodka.
  12. Sorvetes caseiros / Sorveteiras

    Legal Roger. Aqui faço direto, a máquina já se pagou umas 10x =) Segue uma receita de amendoim que achei bem boa. Pasta que usei é igual a sua, basicamente só amendoim torrado que bati bastante no liquidificador. A qtd de neutro vc tem que ver como é com o seu. Dextrose/glucose eu não uso faz muito tempo por não considerar saudável. Neutro prático é goma xantana que espessa a calda fria bastando bater no liquidificador.
  13. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Curioso @Carneiro que consegue usar só 12 g. Aqui 15 g é o limiar. Abaixo disso o tamper pega no filtro impedindo a compactação.
  14. Torrador de Prova Carmomaq

    @Carneiro BTU é energia. Watt é potência. 2000 W.h = 6800 BTU
  15. Torrador de Prova Carmomaq

    Usar o torrador de 2 kW durante 5 horas por dia = 10 kWh por dia de energia =)
×