Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Daniel Fiamoncini

Senior Members
  • Content count

    96
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

65 Neutro

About Daniel Fiamoncini

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Gender
    Not Telling
  • Location
    Blumenau, Santa Catarina.
  • Equipamento
    Gaggia Baby Twin, Moinho Tramontina by Breville, Hario Mini Mill, Hario V60.

Recent Profile Visitors

822 profile views
  1. Tramontina/Breville - Smart Grinder

    Boa tarde a todos. Escrevo para pedir algumas opiniões sobre o moedor. Possuo o moedor há 2 anos e tive duas vezes problemas com travamento devido aos grãos utilizados. Nada demais, foi só trocar o grão e tudo certo. Minha dúvida principal é a seguinte: Não mexi na regulagem interna, ou seja, ainda está em 6. Ocorre que para extrair espressos, na regulagem externa, tenho que regular entre 7 e 3, sendo quase sempre em 3. Estou utilizando grãos excelentes com torra recente. Os grãos são de várias regiões do Brasil e torrados aqui em minha cidade mesmo; todos com pontuação superior a 86, chegando ao máximo em 91 (o mais caro). Antes, quando utilizava grãos suplicy, octavio, orpheu e outros conhecidos, utilizava em média para um duplo 15,5 a 16 gramas regulado em 8, 7. Agora acima de 5 fica uma extração muito rápida, fugindo do padrão para um bom espresso, então preciso regular em 4, 3, e utilizar 16,5 a 17 gramas bem compactado para conseguir um espresso muito bom e com BR e tempo indicados. Vamos às perguntas: 1 - Alguém já utilizou grãos que exijam uma regulagem abaixo de 5? 2 - Qual a quantidade de grãos máxima que já utilizaram para extrair um duplo? Alguém já foi acima de 17g? 3 - Tem algum problema em aumentar a quantidade de grãos para conseguir uma extração decentes? por exemplo, poderia eu tentar subir para 18g ou estaria muito acima do ideal para uma extração de duplo? Grato desde já pela compreensão; Aguardo respostas.
  2. Boa tarde a todos! Vim apenas para compartilha uma notícia - nada boa - para os amantes do café. Segue abaixo o link do site contendo a notícia. No site, mais abaixo, é possível encontrar a fonte, e nesta provavelmente a fonte original. Enfim, a notícia se baseia em dados coletados por cientistas afim de esclarecer uma possível e provável queda na produção de grãos de qualidade, implicando assim na redução tanto da quantidade quanto da qualidade do produto. Descreve as causa e os estragos a curto e longo prazo. A introdução do texto diz o seguinte: Amantes de café, trago más notícias: é possível que a bebida perca sua qualidade, mas ganhe valor, tornando-se mais cara nos próximos anos. De acordo com cientistas dos Reais Jardins Botânicos de Kew, em Londres, o clima em aquecimento do planeta está diminuindo a quantidade de terra adequada para a produção de café, enquanto a demanda mundial cresce. Segue o link do site hypescience (site nacional) com a notícia completa: https://hypescience.com/o-mundo-esta-ficando-sem-cafe-e-esse-e-o-motivo/ As fontes (com textos em inglês) utilizadas como referência do Hypescience, possuem gráficos e figuras. São elas: http://www.bbc.co.uk/news/resources/idt-fa38cb91-bdc0-4229-8cae-1d5c3b447337 e http://www.businessinsider.com/coffee-shortage-supply-demand-2016-2 Grande abraço a todos.
  3. Gaggia Baby ou Tramontina Breville?

    Parece que tem alguém vendendo um Baby Twin aqui no fórum...Eu tenho um há um ano e eu indico sem medo. Peguei de segunda mão e até agora só me deu excelentes resultados. Claro que eu mantenho ela sempre limpa e faço a manutenção total de vez em quando, por exemplo a descalcificação e a retro lavagem com Cafiza. Não é nada difícil encontrar as peças da Gaggia e ao menos aqui na minha cidade qualquer uma das lojas especializadas em concerto de máquinas de café aceitam trabalhar com ela, pois é muito fácil para eles. Quanto ao moedor, já fez um ano o meu Tramontina Breville e até agora nenhum problema, nenhum mesmo...Aliás, com ganho de experiência até melhorou minhas extrações. Espero ter ajudado. Obs: Não estou falando mal da Breville, apenas nunca tive contato com ela para poder opinar. Abraço.
  4. Clube das Máquinas Gaggia.

    Na verdade, o que quebro não foi a peça preta, no caso o botão de baquelite, mas sim o pino em que ela é encaixada, que parece ter desprendido do eixo e assim gira em falso um tempo até fixar e continuar até travar e acionar a bomba... como eu disse, está tudo funcionando, sem vazamentos, mas por girar em falso um tempo, demora mais pra abrir e fechar a vaporização, o que é ruim demais. Você acha que eu deveria tentar algo antes de trocar a peça ou já mando pra assistência? Tentarei postar fotos. Abraço!
  5. Clube das Máquinas Gaggia.

    Olá pessoal, estou aqui para pedir ajuda sobre um pequeno problema na minha Baby Twin. Tudo funcionando normalmente até que de repente, ao girar a peça preta que liga a vaporização, ela começou a girar mais do que o normal, ela gira muito até parar. Tirei a peça preta deixando exposto o pino de metal que existe ali e parece que ele gira em falso um tempo e depois trava na peça em que está fixado. A vaporização ocorro normalmente, porém justamente por ter que girar muito mais para abrir/fechar a vaporização eu estou perdendo controle do pitcher, pois tenho que ficar girando e girando com a outra mão e acaba por entrar muito ar em algumas ocasiões. Alguém tem alguma sugestão do que pode ter ocorrido? Grato desde já.
  6. Qual Grão você recomenda?

    Independente da falta de vírgula, e na verdade eu falei 64% pois o cálculo que faço é, por exemplo para 500 ml, 0,500 x 64, o que dá o resultado correto, por isso eu falo em 64%, mas realmente, me equivoquei, o correto é 6,4%. Mas de qualquer jeito, obviamente que fica água retida no bolo e tudo mais, mas fazendo daquele jeito que falei, o resultado na xícara, que é, na minha opinião o que mais importa no fim das contas, fica perfeito. Enfim, eu até dei a gramagem para a extração que gosto, ficando meio que em segundo plano a falta da vírgula. Mesmo assim, valeu pela correção. Vai por mim, o resultado na xícara do jeito que descrevi é excelente. Talvez eu deva falar em receita então. Sendo assim, testem minha receita, fica ótima.
  7. Qual Grão você recomenda?

    Fala pessoal! Hoje vou postar para falar de uma br que testei hoje e achei fantástico o resultado final. Há tempos que utilizo o café Orfeu e hoje fiz um teste para diversificar e fiquei impressionado com o resultado. Estava utilizando br de 6,7% (6,7g para cada 100ml), e hoje peguei um hario nº 01 e testei com br 6,4% (6,4g para cada 100ml). Minha meta foi utilizar 220ml de água, sendo assim, foram 14,08 g de café Orfeu. Deixo aqui minha dica: Testem e comprovem, pois foi um dos melhores coados dos últimos tempos, incrível como 0,3% na br já faz uma diferença absurda. Amargor reduziu bastante e as notas doces ficaram muito mais em evidência, muito mesmo! Resumo dos equipamentos e café utilizados: Café: Orfeu Gourmet Proporção (razão de preparo): 6,4% (6,4g de café para cada 100ml) - Utilizada: 14,08g para 220ml de água total (xícara + retida no bolo) Tempo: 0:40 segundos de bloom + 00:02:20 minutos de extração = Total = 00:02:60 (dois minutos e sessenta segundos) Método: Hario V60 01 - Testado também com Melita 100 (resultado semelhante) Moedor: Tramontina Breville regulado em 47 no nível de moagem Infelizmente não mediz quantos ml deu na xícara, mas calculo algo entre 190 - 200ml Sabor: Amargor presente porém reduzido, notas doces muito mais acentuadas, cítrico médio. Enfim pessoal, é isso, espero que testem, pois garanto que irão gostar. Ps: Esse café é excelente para espresso também, utilizo na Gaggia Twin com filtro duplo espressoparts + Tramonta Breville regulado em 8 - 9 - entre 16 e 16,5 g para uma xícara de 50ml +- Raramente o espresso com esse grão não sai perfeito. Geralmente "tigrado". Abraços!
  8. Moedor Fase 2 - qual comprar?

    Então, já fui em praticamente todas as cafeterias da minha cidade e outras tantas pelo estado...Sinceramente, ainda prefiro os espressos que tiro com a minha máquina... Tem um tópico aqui que explica como controlar a temperatura nela e seguindo ele não tem erro. Se você tiver condições pega uma Silvia, mas se não, vai de Gaggia que é extremamente recomendada. Já comprei em sites estrangeiros várias peças pra Gaggia e chegaram sem problemas. Quanto ao moedor, como eu disse, pra espresso o Breville casou com minha Gaggia perfeitamente. Nunca tive um Encore, portanto não posso dar opinião própria, apenas sobre o que li. Resumindo, os dois moedores possuem praticamente a mesma performance. Lembre-se de que ao comprar o Encore deves fazer um ajuste para que ele moa para espresso, ajuste esse que o Alexandre do http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/ faz antes de enviar o produto, ou seja, comprando com o Alexandre o produto já vai regulado para espresso. Mas eu indico o Breville sem pestanejar, afinal, quase um ano de uso e me serve perfeitamente. Quanto as funcionalidades, o Breville sem sombra de dúvida tem mais. Enfim, pelo uso que você irá fazer, ou Encore ou Breville tão de bom tamanho, mas lembre-se de pegar o Encore com o Alexandre. Abraço.
  9. Moedor Fase 2 - qual comprar?

    Estou há quase um ano com o breville, tudo perfeito, faço três café por dia, variando o método entre espresso, hario v60, french press e aeropress. Sinceramente, não me arrependo nem um pouco, com a minha gaggia baby twin casou perfeitamente, obviamente utilizando bons grãos. Se você pensa em uma máquina ACIMA das gaggias twin, classic, etc, ou até mesmo ACIMA da rancillio silvia, partindo pras prosumer, já aconselharia um moedor melhor, de Preciso pra cima. Pras citadas acima, ou seja, boas máquinas espresso de ENTRADA, eu recomendo o Breville, e caso pense diferente, ao menos um Encore regulado pra espresso. Se for ficar nos outros métodos pega o Encore que é mais barato dentre os aconselháveis. Mas como o Bruno Marinho descreveu acima, um Hario com parafusadeira é uma opção. Mas eu o utilizei bastantes antes do Breville e afirmo e reafirmo, um elétrico de boa qualidade é outra vida, as vezes viajo e levo o Hario Slim junto. Rapaz, chego a sonhar com o Breville. Enfim, deves primeiramente pensar no futuro pra analisar se vai um dia pegar uma maquina de espresso, e qual, pois isso vai contar muito na sua decisão. Quanto a manutenção do Breville, caso seja necessária, existe lei que obriga o fornecedor/fabricante a efetuar manutenção, bem como manter estoque de peças. Então, não se preocupe com relação a isso, pois uma marca como a tramontina não arriscaria perder pontos no mercado por falta de assistência técnica e/ou peças. Até hoje o pós venda dos produtos tramontina foram dos melhores que tive. Abraço.
  10. Cafeterias Sul da Itália - Alguma Sugestão?

    Olá pessoal! Bom, é o seguinte, meu pai está programando uma viagem para o sul da Itália início do ano que vem e já estou pensando nos pedidos, portanto, gostaria da ajuda de vocês para indicarem, se possível, coffee shops mais para o sul da Itália. Vou pedir para ele me passar o itinerário e atualizarei aqui assim que possível, mas já aceito dicas. O que sei é que vão passar pelas principais cidades dos sul. Outra dica que gostaria é sobre o que vale a pena trazer de lá, pois estou por fora dos preços da Europa em geral, lembrando que máquina já tenho, aceito dicas de cafés e acessórios em geral (menos máquina de espresso). No site achei um tópico sobre cafeterias ao norte, mas não servirá para mim. Grato desde já. Daniel.
  11. Eu tenho uma, tranquila, prática de limpar, emborrachada por dentro, no cilindro e embaixo para aderir à superfície de contacto. Tenho uma Gaggia Baby Twin que usa PF 58mm e até agora tranquilo. Nunca contei quantas borras comporta, mas eu limpo ela não muito frequentemente, acho que comporta umas 12 borras. O cilindro do meio - que é onde realmente se bate o PF, é facilmente desmontável, facilitando à limpeza. Abraço.
  12. Extração e TDS na Prensa Francesa

    Bom, eu encontrei em 8% a perfeição pro meu paladar. Mas esses dias peguei um grão diferente e tive que ir pra 6,5 - 7%. Portanto, o grão é outra questão que fará total diferença. No Hario me agrada não mais que 6,7%. Abraços.
  13. Extração e TDS na Prensa Francesa

    Obviamente o que vou lhe falar é por gosto pessoal, mas baseado em várias e várias tentativas. Após tentar as mais diversas razões de preparo (calculando apenas peso de café e de água), cheguei na prensa francesa a 8,0%. Exatamente isso, altíssimo se comparado com qualquer outras extrações que faço. Nada menos que isso satisfez meu paladar na prensa. Geralmente faço 300ml (uma xícara, caneca, grande pra mim). Portanto, sugiro que tente 24 gramas para 300g de água em uma granulometria grossa. O resto do procedimento faço praticamente igual ao descrito no seu post, não ultrapasso 45 segundos de blooming. Ademais, deixo claro que não sou perito em prensa francesa, mas ficaram tão boas minha extrações da maneira que lhe disse que tomo umas 3, 4 vezes por semana, só para ter algo diferenciado do coado e espresso. Espero ter ajudado. Claro que muitos vão partir do ponto de vista físico, mas tente na proporção que lhe disse e me dê sua opinião. Posso afirmar que não fica forte, os aromas ficam bem perceptíveis. Obs: O café Orfeu fica Excelente na prensa, e quando não o encontro para comprar, fico com Kaldi, dentre outros que daí só encontro na internet. Abraço.
  14. Tiradentes no Sprudge

    Onde que consegue esse rastafari aí? tem pra vender online?
  15. [VENDO] Chaleira / Bule pescoço de ganso (Gooseneck Kettle)

    Chegou a minha pescoço de ganso. Parabéns lipe_oa, foi como sair de uma mobilete e entrar em um Porsche, tamanha a diferença. Resta agora praticar e reduzir uns 15 - 20 segundos da extração. Recomendo à todos que não compraram na primeira remessa, que o façam na segunda, pois é excelente o controle de fluxo e tudo mais. Grande abraço!
×