Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Rafael Andriotti Sevaio

Senior Members
  • Content count

    140
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

59 Neutro

About Rafael Andriotti Sevaio

  • Rank
    Participante
  • Birthday 12/23/1988

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Guaíba-RS
  • Equipamento
    Oster Prima Latte;Moka Junior Express;Dolce Gusto MiniMe;Moinho Gino Rossi RR45;Nespresso Inisia

Recent Profile Visitors

452 profile views
  1. Fotos, fotos, fotos....

    @Márcio Martignoni é verdade! Inclusive, aconteceu comigo hahahahahaha
  2. Fotos, fotos, fotos....

    @EduardoAlemao acho que não segura muito não, mas acredito que o fato de ter um vácuo entre as duas paredes de vidro deve ajudar a manter.
  3. Fotos, fotos, fotos....

    @Márcio Martignoni, obrigado! Procurei no histórico e o vendedor pausou o anúncio, mas acredito que estes modelos aqui sejam iguais aos meus: https://www.ebay.com/itm/Distinctive-Double-wall-Glass-Insulated-Cup-Drinking-Juice-milk-coffee-beer/192154849230?hash=item2cbd524fce:m:mcnmXi7AzZcT7Iovbn3lyOQ
  4. Fotos, fotos, fotos....

    Estreando minha xícara Xing. Paguei R$14 em duas com frete já incluso. Não são de muita qualidade, mas até que quebram um galho São tão leves e finas que a impressão que dá é que estou segurando uma lâmpada incandescente.
  5. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    A Chef Crema saiu de linha? Não estou achando na internet. As máquinas de entrada semi automáticas que encontro nas lojas brasileiras são só a Mondial C-08, Oster Pump Espresso e a Primalatte II. Depois já dá um salto gigantesco pra Breville Express. Atualmente estou com a Primalatte I e tem me atendido bem, mas já gosto de ir pesquisando pra já ter opções quando ela pifar.
  6. Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601

    @Fernando Lisboa de Castro, fiz um flush direto na xícara pra já aquecer ela e em seguida fiz a moagem e o processo todo. Notei uma melhora na acidez do café, mas não sei se tem alguma ligação. Vou seguir com esse método pra ver se o resultado se mantém. Obrigado! =D Abraço
  7. Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601

    @Fernando Lisboa de Castro, obrigado pelo seu relato! Quanto tempo você espera desde o flush até a extração? Tenho notado na minha que depois que faço um flush, se faço a extração logo em seguida e no modo manual, a máquina entrega menos água que o normal. Isso mesmo se todas as luzes estiverem acesas. Queria aproveitar que sua máquina é nova e perguntar quanto leite ela entrega no modo manual espuma e com o nível de espuma no máximo. A minha tem entregado cerca de 100ml de leite e a espuma tem uma altura de somente 5mm. Em pouco tempo ela já se desfaz. Uso leite integral e gelado pra fazer a vaporização. Abraço!
  8. Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601

    Fiz essa extração usando filtro despressurizado com 9g de pó pra 42g de café. Isso deu um BR de 21%. O café desceu rápido, mas desse eu gostei. Vou tentar variar os gramas de pó, mas me manter no BR20% pra ver os resultados. @Hagel, é exatamente isso que acontece comigo. Antes de atingir o volume que eu gostaria na xícara, ela corta o fluxo. Eu medi o quanto ela libera sem o porta filtro e é em torno de 100ml. Uma pena esse modo "manual" dela.
  9. Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601

    @helderbarreto, creio que já uso o modo manual. Tenho segurado o botão até ela começar a funcionar, o que dá uns 3 segundos. Depois disso ela libera cerca de 100ml e para. Curiosamente é quase a mesma quantidade que libera se eu acionar o modo automático pra duas xícaras. Vou tentar ficar segurando até começar a sair café pra ver se ela vai desligar sozinha ou se vai continuar. Obrigado!
  10. Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601

    Fiz essa extração na Oster hoje à tarde. Usei um filtro duplo despressurizado, 16g de pó e consegui 32g de café exatos e antes que eu desligasse a bomba, a máquina parou sozinha. Mesmo assim, achei muito ácido. Eu gostaria de tentar um BR mais baixo usando 16g, mas a máquina não me deixa. Será que usando menos pó eu consigo fazer mais água passar e baixar o BR? Tenho notado que meu paladar gosta mais quando uso até 9g em filtros pressurizados e atingindo entre 40 e 50 gramas de café, mas usando filtros não pressurizados ainda não consegui uma configuração que me agrade.
  11. Mostre Aqui seu Cantinho do Café

    Me mudei há pouco tempo e fiz um cantinho mais especial pro café
  12. Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601

    Boa tarde, @Marcos321! Bom, sou inexperiente assim como você e ainda estou tentando entender a extração na Oster. Acho que o @Flaze já disse todas as dicas básicas e dali em diante é estudo e prática. Ele só esqueceu de comentar que tu vai precisar de uma balança. Pesar a quantidade de pó é fundamental. Fora isso, o que posso te passar é a minha experiência usando a Oster. Primeiramente, café é muito pessoal. Tu tem que entender que tipo de café tu gosta. Muitas dicas que recebi aqui no fórum foram para extrair um café dentro do padrão, mas depois de vários testes cheguei a conclusão que meu paladar gosta mais de cafés fora desse padrão (ou eu que não sei fazer café mesmo, o que é BEM provável) Eu já testei extrações com 12g, 14g e 16g para extrair um espresso em ambos os filtros. O processo foi todo lindo e ficou com uma crema linda, mas o sabor não me agradou. Achei muito ácido. Como gosto dos cafés Nespresso e Dolce Gusto, abri as cápsulas e medi o peso do pó usado nelas. Em ambas as cápsulas encontrei 6g de pó. Experimentei fazer extrações na Oster com 6g com o filtro pressurizado e achei melhor que os resultados. Geralmente o pessoal que faz extrações com 14g e 16g não gosta muito de Nespresso e Dolce Gusto, então te dou essa dica: se tu gosta de cafés de máquinas de cápsulas, experimenta usar 6g de pó no filtro duplo pressurizado. Se tu não tiver balança, pode se orientar pelo risco interno do filtro. Quando compactado, o pó vai ficar no mesmo nível desse risquinho. Estou percebendo que eu tenho preferência por cafés em torno de BR14%, ou seja, que o peso do café na xícara corresponde a 7x o pó no filtro. Colocando 6g de pó, o resultado será 42g de café. Pra tu ter uma ideia, o espresso padrão é BR50%, para 6g de pó o correto seria 12g de café, por exemplo. Particularmente, eu acho que nem vou mais tentar usar mais que 10g na Oster, porque ela é muito limitada. Mesmo no modo manual, ela só entrega 100ml de água, então se for colocado muito pó no filtro, eu nunca vou conseguir um BR14%, porque ela corta o fluxo de água sem eu mandar e isso faz com que pouca água passe pelo pó. Enfim, conseguir um bom café parte do estudo e da tentativa e erro até chegar em um resultado que te agrade. Espero ter ajudado em algo, porque também estou aprendendo =D Abraço!
  13. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    MReis, coisa boa! Agrada todo mundo. Obrigado!
  14. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    Li que o criador do tópico utiliza um filtro duplo não pressurizado. Ele é o filtro nativo da Breville ou essa máquina também vêm com pressurizado?
  15. Cafeteira Semi-Automática Expresso Oster Prima Latte BVSTEM6601

    Usei 12g no filtro duplo pressurizado e extraí 50g de café. A acidez exagerada sumiu. Estou achando que meu negócio é me manter no mundo pressurizado
×